O que é pancolite?
Contente
- Sintomas de pancolite
- Causas de pancolite
- Diagnosticando pancolite
- Tratamentos
- Remédios
- Cirurgia
- Mudancas de estilo de vida
- Outlook
visão global
A pancolite é uma inflamação de todo o cólon. A causa mais comum é a colite ulcerosa (UC). A pancolite também pode ser causada por infecções como C. difficile, ou pode estar associado a distúrbios inflamatórios como artrite reumatóide (AR).
A UC é uma condição crônica que afeta o revestimento do intestino grosso, ou cólon. A UC é causada por inflamação que leva a úlceras ou feridas no cólon. Na pancolite, a inflamação e as úlceras se espalharam e cobriram todo o cólon.
Outros tipos de colite ulcerosa incluem:
- proctosigmoidite, na qual o reto e uma seção do cólon conhecida como cólon sigmóide apresentam inflamação e úlceras
- proctite, que afeta apenas o reto
- colite ulcerativa do lado esquerdo ou distal, na qual a inflamação se estende do reto até uma curva do cólon localizada perto do baço, no lado esquerdo do corpo
A UC causa sintomas que podem ser desconfortáveis ou dolorosos. Quanto mais o cólon é afetado, piores são os sintomas. Como a pancolite afeta todo o cólon, seus sintomas podem ser piores do que os de outras formas de UC.
Sintomas de pancolite
Os sintomas comuns de pancolite leves e moderados incluem:
- sentindo-se exausto
- perda de peso anormal (sem mais exercícios ou dieta)
- dor e cãibras na área do estômago e abdômen
- sentir uma necessidade forte e frequente de evacuar, mas nem sempre ser capaz de controlar as evacuações
À medida que sua pancolite piora, você provavelmente terá sintomas mais graves. Isso pode incluir:
- dor e sangramento de seu reto e área anal
- febre inexplicada
- diarreia com sangue
- diarréia cheia de pus
Crianças com pancolite podem não crescer adequadamente. Leve o seu filho para ver um médico imediatamente se ele tiver algum dos sintomas acima.
Alguns desses sintomas podem não ser necessariamente resultado de pancolite. Dor, cãibras e um forte desejo de eliminar os resíduos podem ser causados por gases, inchaço ou intoxicação alimentar. Nestes casos, os sintomas desaparecem após um curto período de desconforto.
Mas se você tiver os seguintes sintomas, deve consultar o seu médico imediatamente:
- sangue ou pus na sua diarreia
- febre
- diarreia que dura mais de dois dias sem responder à medicação
- seis ou mais fezes amolecidas em 24 horas
- dor forte no abdômen ou reto
Causas de pancolite
Não se sabe o que exatamente causa pancolite ou outras formas de UC. Tal como acontece com outras doenças inflamatórias intestinais (IBDs), a pancolite pode ser causada por seus genes. Uma teoria é que os genes que se acredita causar a doença de Crohn, outro tipo de IBD, também podem causar UC.
A Crohn’s & Colitis Foundation of America observa que há pesquisas sobre como a genética pode causar UC e outras DIIs. Esta pesquisa inclui como seus genes interagem com as bactérias em seu trato GI.
Acredita-se que o sistema imunológico pode erroneamente atingir seu cólon enquanto ataca bactérias ou vírus que causam infecções em seu cólon. Isso pode causar inflamação e danos ao cólon, o que pode levar a úlceras. Também pode dificultar a absorção de certos nutrientes pelo corpo.
O ambiente pode desempenhar um papel. Tomar alguns tipos de medicamentos, como antiinflamatórios não esteroides ou antibióticos, pode aumentar o risco. Uma dieta rica em gordura também pode ser um fator.
Em alguns casos, se você não receber tratamento para formas leves ou moderadas de UC, sua condição pode piorar e se tornar um caso de pancolite.
Algumas pessoas acreditam que o estresse e a ansiedade podem causar colite ulcerativa e pancolite. Estresse e ansiedade podem desencadear úlceras e causar dor e desconforto, mas esses fatores não causam realmente pancolite ou outras DIIs.
Diagnosticando pancolite
Seu médico pode querer fazer um exame físico para ter uma idéia de sua saúde geral. Em seguida, eles podem pedir uma amostra de fezes ou fazer exames de sangue para descartar outras causas de seus sintomas, como infecções bacterianas ou virais.
É provável que seu médico também lhe peça para fazer uma colonoscopia. Neste procedimento, o médico insere um tubo longo e fino com uma luz e uma câmera na extremidade em seu ânus, reto e cólon. O médico pode então examinar o revestimento do intestino grosso para procurar úlceras, bem como qualquer outro tecido anormal.
Durante uma colonoscopia, o médico pode colher uma amostra de tecido do cólon para testá-la para outras infecções ou doenças. Isso é conhecido como biópsia.
A colonoscopia também pode permitir que o médico encontre e remova quaisquer pólipos que possam estar em seu cólon. Amostras de tecido e remoção do pólipo podem ser necessárias se o médico acreditar que o tecido do cólon pode ser canceroso.
Tratamentos
Os tratamentos para pancolite e outras formas de UC dependem da gravidade das úlceras do cólon. O tratamento também pode variar se você tiver quaisquer condições subjacentes que causaram pancolite ou se a pancolite não tratada tiver causado condições mais graves.
Remédios
Os tratamentos mais comuns para pancolite e outras formas de CU são os antiinflamatórios. Eles ajudam a tratar a inflamação no cólon. Isso inclui medicamentos como 5-aminossalicilatos (5-ASAs) orais e corticosteroides.
Você pode receber corticosteróides, como prednisona, como injeções ou como supositórios retais. Esses tipos de tratamento podem ter efeitos colaterais, incluindo:
- náusea
- azia
- aumento do risco de diabetes
- aumento do risco de pressão alta
- osteoporose
- ganho de peso
Supressores do sistema imunológico também são tratamentos comuns para pancolite e UC. Isso ajuda a impedir que o sistema imunológico ataque o cólon para reduzir a inflamação. Supressores do sistema imunológico para pancolite incluem:
- azatioprina (Imuran)
- adalimumab (Humira)
- vedolizumab (Entyvio)
- tofacitnib (Xeljanz)
Eles podem ter efeitos colaterais graves, como infecções e um risco aumentado de câncer. Você também pode precisar consultar o seu médico com freqüência para se certificar de que o tratamento está funcionando.
Cirurgia
Em casos muito graves, um cirurgião pode remover seu cólon em uma cirurgia conhecida como colectomia. Neste procedimento, o cirurgião criará um novo caminho para os resíduos corporais saírem do corpo.
Esta cirurgia é a única cura para a UC e geralmente é apenas o último recurso. A maioria das pessoas gerencia sua UC por meio de uma combinação de mudanças no estilo de vida e medicamentos.
Mudancas de estilo de vida
As seguintes mudanças no estilo de vida podem ajudar a aliviar seus sintomas, evitar gatilhos e garantir que você esteja recebendo nutrientes suficientes:
- Mantenha um diário alimentar para ajudar a identificar os alimentos a serem evitados.
- Coma menos laticínios.
- Evite bebidas carbonatadas.
- Reduza a ingestão de fibras insolúveis.
- Evite bebidas com cafeína, como café e álcool.
- Beba bastante água por dia (cerca de 64 onças ou oito copos de 8 onças de água).
- Tome multivitaminas.
Outlook
Não há cura para qualquer forma de UC além da cirurgia para remover o cólon. A pancolite e outras formas de UC são condições crônicas, embora a maioria das pessoas apresente sintomas em altos e baixos.
Você pode ter crises de sintomas, bem como períodos sem sintomas, conhecidos como remissões. Os surtos de pancolite podem ser mais graves do que em outras formas de CU, porque mais do cólon é afetado na pancolite.
Se a UC não for tratada, as complicações potenciais incluem:
- câncer colorretal
- perfuração gastrointestinal ou um buraco no cólon
- megacólon tóxico
Você pode melhorar sua perspectiva e ajudar a reduzir complicações, seguindo seu plano de tratamento, evitando fatores desencadeantes e fazendo checkups frequentes.