Autor: Eric Farmer
Data De Criação: 8 Marchar 2021
Data De Atualização: 13 Fevereiro 2025
Anonim
Combinatória ( Invariantes e Monovariantes ) - Nível 3
Vídeo: Combinatória ( Invariantes e Monovariantes ) - Nível 3

Contente

Se você já fez xixi em uma piscina, sabe que toda aquela coisa de "a água vai ficar colorida e saberemos que você fez" é um mito urbano total. Mas a falta de justiça à beira da piscina não significa que você não deve se sentir culpado pelo que fez. As últimas notícias - um estudo de 31 piscinas públicas e banheiras de hidromassagem no Canadá - mostram que fazer xixi no meio da natação é um grande problema.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Alberta, Edmonton, descobriu que 100 por cento das piscinas e banheiras testadas positivamente para acessulfame de potássio (ACE), um adoçante artificial comumente encontrado em alimentos processados ​​que passa pelo corpo inalterado. (Tradução: xixi.) Uma piscina olímpica (830.000 litros no total) continha cerca de 75 litros de urina, de acordo com o estudo. Para ajudá-lo a visualizar: é como despejar 75 garrafas Nalgene cheias de xixi em uma piscina competitiva. UM, bruto.


Nós meio que já sabíamos quantas pessoas eram culpadas de chegar ao primeiro lugar na água; cerca de 19 por cento das pessoas admitiram ter feito xixi em uma piscina em um estudo de 2012 do International Journal of Aquatic Research and Education. Mas saber quanto disso está nadando conosco é um lembrete inquietante de que dar um mergulho ou dar algumas braçadas na piscina não é uma atividade recreativa puramente saudável como podemos pensar. (Aqui está o que a nadadora olímpica Natalie Coughlin pensa sobre fazer xixi na piscina.)

Mas é para isso que serve o cloro, direito? Não tão rápido, Phelps. As piscinas são carregadas com desinfetantes para proteger a água parada da reprodução de bactérias assustadoras (como salmonela, giárdia e E. coli), e esses desinfetantes sofrem reações químicas com a matéria orgânica (leia-se: sujeira, suor, loção e - sim-xixi ) que os humanos introduzem na piscina, de acordo com este vídeo da American Chemical Society. Essas reações criam uma coisa chamada subprodutos da desinfecção (DBPs). A urina contém especificamente uma grande quantidade de ureia, que se combina com o cloro para criar um DBP chamado tricloramina, que causa aquele cheiro clássico de piscina, assim como olhos vermelhos e irritados, e foi associado (como a maioria dos outros DBPs) a problemas respiratórios como asma. E embora outra matéria orgânica contribua para os DBPs em piscinas, a urina é responsável por metade os DBPs produzidos por nadadores. Descobriu-se que algumas piscinas eram 2,4 vezes mais mutagênicas (preenchidas com agentes de alteração de genes) e banheiras de hidromassagem eram 4,1 vezes mais mutagênicas do que a água da torneira básica, de acordo com outro estudo publicado no jornal Ciência e tecnologia ambiental. (Mais sobre isso: Como sua piscina na academia realmente é.) Grande parte delas veio direto da uréia, de acordo com os pesquisadores. (E isso nem inclui os outros parasitas assustadores nadando em piscinas públicas, lagoas, lagos e parques aquáticos.)


Nunca diríamos para você pular sua próxima natação, mas nós vai diga-lhe para esvaziar a bexiga com antecedência. E certifique-se de tomar banho antes de nadar - isso significa que menos sujeira e suor vão para a água.

Revisão para

Propaganda

Popular No Site

Ranitidina

Ranitidina

[Po tado 01/04/2020]EMITIR: O FDA anunciou que e tá olicitando ao fabricante a retirada imediata de todo o medicamento com ranitidina pre crito e de venda livre (OTC) do mercado.E ta é a ...
Ptose - bebês e crianças

Ptose - bebês e crianças

Pto e (queda da pálpebra) em bebê e criança ocorre quando a pálpebra uperior e tá mai baixa do que deveria. I o pode ocorrer em um ou em ambo o olho . A queda da pálpebra...