A tendência da dieta pegan é a combinação paleo-vegana que você precisa conhecer
Contente
Você, sem dúvida, conhece pelo menos uma pessoa em sua vida que experimentou as dietas veganas ou paleo. Muitas pessoas adotaram o veganismo por razões relacionadas à saúde ou ao meio ambiente (ou ambos), e a dieta paleo atraiu um grande número de seguidores que acreditam que nossos ancestrais que viviam em cavernas estavam certos.
Embora possa não ter o mesmo nível de popularidade que as dietas veganas ou paleo, uma derivação das duas ganhou força por si só. A dieta pegan (sim, um trocadilho com as palavras paleo + vegan) surgiu como outro estilo popular de comer. Sua premissa? A dieta definitiva realmente combina os melhores elementos de ambos os estilos de alimentação.
Qual é a dieta pegan?
Se as dietas vegana e paleo tivessem um bebê, seria a dieta pegan. Como a dieta paleo, o peganismo exige a inclusão de carne e ovos criados a pasto ou alimentados com capim, muitas gorduras saudáveis e carboidratos restritos. Além disso, ele pega emprestado os elementos pesados de plantas e não lácteos do veganismo. Como resultado, ao contrário da dieta paleo, o peganismo permite pequenas quantidades de feijão e grãos inteiros sem glúten. (Relacionado: 5 Genius Dairy Swaps em que você nunca pensou)
Quer saber de onde veio essa criança apaixonada por nutrição? Era Mark Hyman, M.D., chefe de estratégia e inovação do Cleveland Clinic Center for Functional Medicine e autor de COMIDA: O que diabos devo comer?, que primeiro cunhou o termo em um esforço para descrever sua própria dieta. "A dieta pegan combina o que há de melhor nessas duas dietas em princípios que qualquer pessoa pode seguir", diz o Dr. Hyman. "Ele se concentra em uma dieta rica em vegetais porque eu realmente acho que os alimentos vegetais devem ocupar a maior parte do prato em volume, mas também inclui a proteína animal, que também pode fazer parte de uma dieta saudável." (Relacionado: a melhor coisa sobre as principais dietas de 2018 é que elas não tratam apenas da perda de peso)
E como é isso, você pergunta? O Dr. Hyman descreve um dia de comer pegan como, por exemplo, ovos criados a pasto com tomate e abacate no café da manhã, uma salada carregada com vegetais e gorduras saudáveis para o almoço e carne ou peixe com vegetais e uma pequena quantidade de arroz preto para jantar. E para quem deseja dicas e ideias de receitas adicionais, Dr. Hyman lançou recentemente o livro de dieta pegan intitulado A dieta de Pegan: 21 princípios práticos para recuperar sua saúde em um mundo nutricionalmente confuso(Compre, $ 17, amazon.com).
Vale a pena tentar a dieta pegan?
Como acontece com qualquer dieta, a dieta pegan tem seus pontos fortes e fracos. "Leva boas partes de ambas as dietas e as funde", diz Natalie Rizzo, M.S., R.D., proprietária da Nutrition à la Natalie. Por um lado, essa dieta exige o consumo de vegetais em abundância, um hábito que a pesquisa relaciona a uma série de benefícios à saúde. Como mencionado, aqueles que estão na dieta também são encorajados a comer carne e ovos criados a pasto ou alimentados com capim com moderação. Ambas são fontes de proteína e os produtos de origem animal contêm um tipo de ferro que é mais facilmente absorvido pelo corpo do que o ferro das plantas. Quanto às gorduras saudáveis? Pesquisas relacionam as gorduras monoinsaturadas a um risco menor de doenças cardíacas e podem ajudar seu corpo a absorver vitaminas solúveis em gordura. (Relacionado: A Dieta Paleo para Iniciantes)
A dieta de Pegan: 21 princípios práticos para recuperar sua saúde em um mundo nutricionalmente confuso $ 17,00 compre na AmazonAinda assim, a dieta pegan pode afastá-lo de comer alimentos que são igualmente benéficos. “Pessoalmente, eu não diria a ninguém que é isso que eles deveriam seguir”, diz Rizzo. Amidos e laticínios fazem parte de uma dieta saudável, desde que você não tenha intolerância, diz ela. “Existem maneiras de obter cálcio e proteína se você cortar os laticínios, mas você precisa estar mais ciente de onde essas coisas vêm”, diz ela. (Quer cortar os laticínios de qualquer maneira? Aqui está um guia com as melhores fontes de cálcio para veganos.) Cortar os grãos também pode acabar custando caro. "Os grãos integrais são uma grande fonte de fibra em sua dieta, e a maioria dos americanos não obtém fibra suficiente", diz Rizzo.
O peganismo é a maneira mais saudável de comer? Discutível. Independentemente disso, é um lembrete bem-vindo de que você não precisa comer dentro dos limites de uma dieta existente (paleo e veganismo são dietas restritivas em sua essência) com foco a laser para se alimentar de forma saudável. Se você não gosta de regras de dieta, sempre pode abraçar a área cinza - é chamada de regra 80/20 e tem um gosto ótimo.