O que fazer com uma alergia a perfumes
Contente
- Estatisticas
- Alergia vs. sensibilidade
- Alergias
- Sensibilidade
- Tipos de substâncias
- Sintomas
- Alergia
- Sensibilidade
- Tratamentos
- Como lidar
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
Uma alergia a perfumes ou fragrâncias ocorre quando você tem uma reação alérgica após ser exposto a um perfume que contém um alérgeno.
Os sintomas de uma alergia a perfume podem resultar de:
- tocar o líquido ou substância do perfume
- sendo pulverizado pelo perfume
- mesmo inalando um pouco
Estatisticas
De acordo com uma pesquisa de 2009 sobre a sensibilidade à fragrância, até cerca de 30% da população dos Estados Unidos tinha irritação por um perfume.
19% dos participantes da pesquisa tiveram efeitos reais sobre a saúde de fragrâncias.
As alergias a perfumes são causadas em parte por mais de 2.500 produtos químicos, geralmente não listados, no perfume ou na colônia médios.
Graças às leis sobre "segredos comerciais", a maioria das empresas pode simplesmente colocar "fragrâncias" em seus perfumes para representar cem ou mais compostos químicos.
Pode ser difícil evitar totalmente os perfumes que causam reações alérgicas. Mas aqui estão algumas informações sobre:
- o que você pode fazer quando perceber os sintomas
- como tratar e lidar com suas reações alérgicas
- quando consultar seu médico
Alergia vs. sensibilidade
Alergias
Quando você tem alergias, seu corpo tem uma resposta específica do sistema imunológico a um ingrediente ou substância química do perfume que causa a reação.
Isso significa que seu corpo identifica o ingrediente no perfume como uma substância estranha. Em seguida, libera uma reação inflamatória para ajudar a combater a substância como se fosse um invasor bacteriano ou viral.
Essa resposta do sistema imunológico geralmente se desenvolve ao longo de dias e manifesta-se como coceira ou erupção cutânea. Esses sintomas podem durar semanas antes de desaparecerem.
Sensibilidade
A sensibilidade ao perfume, muito mais comum, é uma reação a algo que irrita seu corpo. A sensibilidade não necessariamente aciona uma resposta do sistema imunológico em todo o corpo.
Com uma sensibilidade, você pode ter uma erupção cutânea que desaparece após algumas horas ou uma leve dor de cabeça.
Você também pode espirrar algumas vezes antes de os sintomas desaparecerem. Isso ocorre porque seu corpo reage se livrando do irritante para voltar ao normal.
Tipos de substâncias
A substância à qual você reage também faz a diferença.
A maioria dos ingredientes em perfumes que causam uma reação na verdade não são alérgenos. Eles geralmente são irritantes sintéticos ou químicos que seu corpo encontra ... bem, irritante.
Os alérgenos, por outro lado, são tecnicamente proteínas às quais o corpo reage com uma resposta inflamatória que causa sintomas de alergia.
Em resumo, uma verdadeira alergia a perfumes acontece quando uma proteína orgânica em um ingrediente de perfume causa a reação. A grande maioria das reações que as pessoas sofrem são simplesmente sensibilidades a perfumes.
Sintomas
Os sintomas que você experimenta estão diretamente relacionados à sua alergia ou sensibilidade ao perfume.
Vamos ver alguns sintomas comuns.
Alergia
A maioria das reações alérgicas geralmente dá uma erupção cutânea com comichão que desaparece rapidamente após a exposição ao perfume. Alguns sintomas leves podem durar algumas semanas, mesmo após uma breve exposição.
Alguns sintomas leves de uma alergia a perfumes podem incluir:
- coceira, mesmo onde você não vê nenhuma erupção cutânea ou irritação
- comichão ao redor dos olhos e na garganta
- pele escamosa ou seca
- bolhas que ficam crocantes e exsudam pus
- surto de colmeias
- pele irregular e avermelhada
- uma sensação de queimação na pele sem irritação ou feridas visíveis
- sendo mais sensível à luz solar do que o habitual
Sensibilidade
Alguns sintomas leves de sensibilidade a um perfume podem incluir:
- espirrar se o perfume for pulverizado perto do rosto e das vias aéreas (nariz, boca e garganta)
- comichão, corrida ou congestão nasal
- muco nasal pingando na parte de trás da garganta (gotejamento pós-nasal)
- tosse persistente
- dores de cabeça
- náusea
Outras reações alérgicas são muito mais graves e podem acontecer rapidamente. Alguns desses sintomas podem precisar de atenção médica imediata. Eles são, no entanto, extremamente raro.
Aqui estão alguns sintomas graves de emergência a serem observados:
- Inchaço na boca, lábios ou língua. Esse tipo de inchaço pode ser desconfortável e dificultar a respiração, a alimentação ou a fala. Pode ser necessário tratamento médico, como injeções de corticosteróides, para reduzir o inchaço rapidamente.
- Anafilaxia. A anafilaxia ocorre quando as vias aéreas se inflamam e fecham porque seu corpo libera um alto volume de um tipo de anticorpo chamado IgE. Isso pode dificultar ou impossibilitar a respiração. Obtenha ajuda médica de emergência, se isso acontecer.
Tratamentos
O seu tratamento para uma alergia a perfumes deve ser baseado nos sintomas e na substância que causa a alergia.
Mais importante ainda, deve evitar a substância que causou o sintoma em primeiro lugar.
Tente estes tratamentos para sintomas leves e temporários:
- Medicamentos. Anti-histamínicos orais como cetirizina (Zyrtec), difenidramina (Benadryl) ou loratadina (Claritin) podem ajudar com coceira e congestão. Você pode adquiri-los em qualquer loja que venda medicamentos sem receita ou sem receita médica.
- Cremes tópicos de corticosteróides. Você pode aplicar hidrocortisona ou outros cremes esteróides semelhantes a uma área com coceira ou erupção cutânea.
- Banho de aveia coloidal. Tomar um banho de aveia pode ajudar a aliviar a coceira e a inflamação. Você também pode fazer uma compressa de aveia colocando aveia embebida em água fria em um material fino como meia-calça.
- Loção ou creme hidratante suave. Use um que não tenha ingredientes artificiais ou produtos químicos que possam desencadear outra reação.
- Tente terapia de luz. Você pode tentar a luz azul ou vermelha para ajudar a eliminar as bactérias que irritam a pele ou a reduzir a resposta do sistema imunológico da pele para acalmar e reparar os tecidos.
Se alergias a perfumes ou fragrâncias estão atrapalhando sua vida e você deseja que seus sintomas sejam menos graves:
- Considere fazer o teste de contato com alérgenos. O seu médico ou um alergista pode usar testes de patch que o expõem a pequenas quantidades de alérgenos diferentes para determinar seus gatilhos alérgicos específicos. Depois de descobrir o que é alérgico, tente evitar os perfumes que contenham esses ingredientes.
Ligue para o 911 ou procure ajuda médica imediata se tiver febre ou algum problema para respirar.
Como lidar
A primeira coisa que você deve tentar é evitar a substância que causa sua alergia em primeiro lugar.
Depois de saber a que você é alérgico ou sensível, procure a substância em qualquer perfume que deseja comprar e nunca mais a compre.
Experimente perfumes naturais à base de plantas, se você ainda deseja obter um perfume semelhante, mas deseja evitar qualquer uma das substâncias que causam alergias.
Escolher um perfume com ingredientes mínimos pode reduzir a chance de você ter uma reação alérgica ou de sensibilidade.
Mas você nem sempre pode evitar a exposição, principalmente se vive ou trabalha com pessoas que usam perfume por motivos pessoais ou profissionais.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode ajudar a controlar o ambiente e reduzir os sintomas de uma alergia a perfumes:
- Tente evitar áreas comuns onde as pessoas que usam perfume podem passar e desencadear suas alergias ou sensibilidades.
- Mantenha um pequeno purificador de ar próximo à sua área de trabalho para ajudar a manter seu ar livre de proteínas transportadas pelo ar que podem desencadear seus sintomas.
- Informe as pessoas ao seu redor sobre suas alergias, para que eles saibam como evitar o perfume ao seu redor.
- Não use produtos perfumados para minimizar sua possível exposição a seus gatilhos de alergia ou sensibilidade. Isso inclui velas e purificadores de ar.
- Tome uma vacina contra a gripe todos os anos para manter seu sistema imunológico forte.
- Converse com seu empregador sobre como manter seu local de trabalho sem perfume, especialmente se você tiver outros colegas de trabalho com alergias ou sensibilidades a fragrâncias.
Quando consultar um médico
Consulte o seu médico o mais rápido possível se detectar algum dos seguintes sintomas:
- furúnculos ou urticária grandes, dolorosos ou com muita coceira
- sentindo-se exausto ou sonolento
- sentindo-se confuso ou desorientado
- sentindo-se incomumente tonto
- sentindo-se doente ou vomitando
- aumento da frequência cardíaca sem motivo ou pulsação anormal
- você está com febre (100,4 ° F ou superior)
- você tem sintomas de uma infecção na pele ou em outro local, incluindo a pele quente ao toque ou uma erupção cutânea com comichão que produz uma secreção espessa, turva e descolorida
- sua coceira ou erupção cutânea se torna dolorosamente coceira ou distrai constantemente você da sua vida cotidiana
- sua erupção cutânea está se espalhando do local onde começou para outras partes do seu corpo ou novas erupções cutâneas aparecem onde você não foi exposto
- você tem uma reação ao redor do rosto ou dos órgãos genitais
- seus sintomas não melhoram ou começam a piorar após alguns dias ou semanas
- você tem dificuldade em respirar devido ao aperto na garganta
A linha inferior
Alergias e sensibilidades a perfumes são comuns e podem causar perturbações. Isso é especialmente verdade se você tiver que trabalhar ou conviver com pessoas que usam perfume ou colônia todos os dias e não conseguir evitá-las.
Mas há muito o que você pode fazer para reduzir sua exposição ou melhorar seus sintomas.
Limitar a exposição, obter tratamento e informar as pessoas ao seu redor sobre seus sintomas podem ajudá-lo a lidar e garantir que a exposição não interfira em sua vida.