Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 16 Abril 2021
Data De Atualização: 24 Setembro 2024
Anonim
Cólica menstrual: conheça as causas e aprenda a aliviar as dores
Vídeo: Cólica menstrual: conheça as causas e aprenda a aliviar as dores

Contente

Resumo

O que são períodos dolorosos?

Menstruação, ou período, é o sangramento vaginal normal que ocorre como parte do ciclo mensal da mulher. Muitas mulheres têm períodos dolorosos, também chamados de dismenorreia. Na maioria das vezes, a dor é cólica menstrual, que é uma cólica latejante na parte inferior do abdômen. Você também pode ter outros sintomas, como dor lombar, náuseas, diarreia e dores de cabeça. A dor menstrual não é o mesmo que a síndrome pré-menstrual (TPM). A TPM causa muitos sintomas diferentes, incluindo ganho de peso, distensão abdominal, irritabilidade e fadiga. A TPM geralmente começa uma a duas semanas antes do início da menstruação.

O que causa períodos dolorosos?

Existem dois tipos de dismenorreia: primária e secundária. Cada tipo tem causas diferentes.

A dismenorreia primária é o tipo mais comum de cólica menstrual. É a dor menstrual que não é causada por outra condição. A causa geralmente é o excesso de prostaglandinas, que são produtos químicos produzidos pelo útero. Esses produtos químicos fazem com que os músculos do útero se contraiam e relaxem, o que causa cãibras.


A dor pode começar um ou dois dias antes da menstruação. Normalmente dura alguns dias, embora em algumas mulheres possa durar mais.

Geralmente, você começa a sentir dores menstruais pela primeira vez quando é mais jovem, logo depois de começar a menstruar. Freqüentemente, conforme você envelhece, você sente menos dor. A dor também pode melhorar após o parto.

A dismenorreia secundária geralmente começa mais tarde na vida. É causada por doenças que afetam o útero ou outros órgãos reprodutivos, como endometriose e miomas uterinos. Esse tipo de dor geralmente piora com o tempo. Pode começar antes do início da menstruação e continuar após o término da menstruação.

O que posso fazer com relação às dores menstruais?

Para ajudar a aliviar sua cólica menstrual, você pode tentar

  • Usando uma almofada térmica ou bolsa de água quente na parte inferior do abdômen
  • Fazendo algum exercício
  • Tomando um banho quente
  • Praticar técnicas de relaxamento, incluindo ioga e meditação

Você também pode tentar tomar analgésicos de venda livre, como antiinflamatórios não esteróides (AINEs). Os AINEs incluem ibuprofeno e naproxeno. Além de aliviar a dor, os AINEs reduzem a quantidade de prostaglandinas que o útero produz e diminuem seus efeitos. Isso ajuda a diminuir as cólicas. Você pode tomar AINEs quando tiver os primeiros sintomas ou quando começar a menstruar. Você pode continuar a tomá-los por alguns dias. Você não deve tomar AINEs se tiver úlceras ou outros problemas estomacais, sangramentos ou doença hepática. Você também não deve tomá-los se for alérgico a aspirina. Sempre verifique com seu médico se não tiver certeza se deve ou não tomar AINEs.


Também pode ajudar a descansar o suficiente e evitar o uso de álcool e tabaco.

Quando devo obter ajuda médica para minhas dores menstruais?

Para muitas mulheres, um pouco de dor durante a menstruação é normal. No entanto, você deve entrar em contato com seu médico se

  • AINEs e medidas de autocuidado não ajudam, e a dor interfere em sua vida
  • Suas cólicas pioram de repente
  • Você tem mais de 25 anos e tem cólicas fortes pela primeira vez
  • Você está com febre e com dores menstruais
  • Você sente dor mesmo quando não está menstruando

Como a causa da forte dor menstrual é diagnosticada?

Para diagnosticar a dor menstrual intensa, seu médico irá perguntar sobre seu histórico médico e fará um exame pélvico. Você também pode fazer um ultrassom ou outro exame de imagem. Se o seu médico achar que você tem dismenorreia secundária, você pode fazer uma laparoscopia. É uma cirurgia que permite que o médico olhe dentro do seu corpo.

Quais são os tratamentos para dores menstruais intensas?

Se a dor menstrual for dismenorreia primária e você precisar de tratamento médico, seu médico pode sugerir o uso de anticoncepcionais hormonais, como pílula, adesivo, anel ou DIU. Outra opção de tratamento pode ser analgésicos prescritos.


Se você tem dismenorreia secundária, seu tratamento depende da condição que está causando o problema. Em alguns casos, você pode precisar de cirurgia.

Publicações Interessantes

Hiperbilirrubinemia familiar transitória

Hiperbilirrubinemia familiar transitória

A hiperbilirrubinemia familiar tran itória é um di túrbio metabólico tran mitido de forma familiar. O bebê com e e di túrbio na cem com icterícia grave.A hiperbilirr...
Exame de sangue de sódio

Exame de sangue de sódio

O te te de ódio no angue mede a concentração de ódio no angue.O ódio também pode er medido por meio de um te te de urina.É nece ária uma amo tra de angue.O eu m...