Autor: Janice Evans
Data De Criação: 23 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Policitemia Vera: prognóstico e expectativa de vida - Bem Estar
Policitemia Vera: prognóstico e expectativa de vida - Bem Estar

Contente

A policitemia vera (PV) é um câncer do sangue raro. Embora não exista cura para a PV, ela pode ser controlada por meio de tratamento e você pode conviver com a doença por muitos anos.

Entendendo PV

PV é causada por uma mutação ou anormalidade nos genes das células-tronco da medula óssea. A PV engrossa o sangue ao produzir muitos glóbulos vermelhos, o que pode bloquear o fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos.

A causa exata da PV é desconhecida, mas as pessoas com a doença também apresentam uma mutação no JAK2 gene. Um exame de sangue pode detectar a mutação.

A PV é encontrada principalmente em adultos mais velhos. Raramente ocorre em menores de 20 anos.

Cerca de 2 em cada 100.000 pessoas são afetadas pela doença. Destes indivíduos, podem desenvolver complicações de longo prazo, como mielofibrose (cicatriz da medula óssea) e leucemia.

Controlando PV

O principal objetivo do tratamento é controlar a contagem de células sanguíneas. A redução do número de glóbulos vermelhos ajuda a prevenir coágulos que podem causar derrame, ataque cardíaco ou danos a outros órgãos. Também pode significar controlar a contagem de glóbulos brancos e plaquetas. O mesmo processo que sinaliza a superprodução de glóbulos vermelhos parece também sinalizar a superprodução de glóbulos brancos e plaquetas. O número elevado de células sanguíneas, independentemente do tipo de célula sanguínea, aumenta o risco de coágulos sanguíneos e outras complicações.


Durante o tratamento, o seu médico precisará de monitorá-lo regularmente para observar se há trombose. Isso ocorre quando um coágulo de sangue se desenvolve em uma artéria ou veia e obstrui o fluxo de sangue para os principais órgãos ou tecidos.

Uma complicação de longo prazo da PV é a mielofibrose. Isso ocorre quando a medula óssea apresenta cicatrizes e não consegue mais produzir células saudáveis ​​que funcionem adequadamente. Você e seu hematologista (especialista em doenças do sangue) podem discutir a possibilidade de um transplante de medula óssea, dependendo do seu caso.

A leucemia é outra complicação de longo prazo da PV. Especificamente, tanto a leucemia mieloide aguda (LMA) quanto a leucemia linfoblástica aguda (LLA) estão associadas à policitemia vera. AML é mais comum. Você pode precisar de um tratamento especializado que também se concentre no controle da leucemia se essa complicação se desenvolver.

Monitorando PV

A PV é rara, portanto, monitoramento e exames regulares são importantes. Quando você for diagnosticado pela primeira vez, você pode procurar um hematologista de um grande centro médico. Esses especialistas em sangue saberão mais sobre PV. E provavelmente eles cuidaram de alguém com a doença.


Perspectiva para PV

Depois de encontrar um hematologista, trabalhe com ele para agendar uma consulta. Sua agenda de consultas dependerá da progressão de seu PV. Mas você deve esperar ver seu hematologista cerca de uma vez por mês a uma vez a cada três meses, dependendo da contagem de células sanguíneas, idade, saúde geral e outros sintomas.

O monitoramento e os tratamentos regulares podem ajudar a maximizar sua expectativa de vida e melhorar sua qualidade geral de vida. Dependendo de uma ampla gama de fatores, a expectativa de vida atual mostrou ser desde o momento do diagnóstico. Idade, saúde geral, contagem de células sanguíneas, resposta ao tratamento, genética e opções de estilo de vida, como fumar, todos têm impacto no curso da doença e em sua perspectiva de longo prazo.

Recomendamos Você

Recém diagnosticado com psoríase? Você conseguiu isso

Recém diagnosticado com psoríase? Você conseguiu isso

"Você coneguiu" apoia a comunidade da poríae. Veja vídeo de outra peoa vivendo com poríae e aprenda que você não etá ozinho na luta que enfrenta. Obtenha i...
Todo esse bebê é normal?

Todo esse bebê é normal?

eu bebê acabou de mamar e de repente você ouve "o barulho". É um ruído que você provavelmente creceu para detetar rapidamente. Um barulho que indica uma onda de cupi...