A anemia perniciosa pode ser a razão de você estar tão cansado?
Contente
- O que é anemia perniciosa?
- Quão comum é a anemia perniciosa?
- Sintomas de anemia perniciosa
- Causas da anemia perniciosa
- Tratamento para anemia perniciosa
- Revisão para
Fato: Sentir cansaço aqui e ali faz parte do ser humano. A fadiga constante, entretanto, pode ser um sinal de uma condição de saúde subjacente - incluindo algo chamado anemia perniciosa.
Você provavelmente está familiarizado com a anemia, uma condição relativamente comum caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis que pode causar exaustão severa, tontura e falta de ar.
A anemia perniciosa, por outro lado, é uma doença rara do sangue em que o corpo não consegue usar adequadamente a vitamina B12, uma vitamina essencial para glóbulos vermelhos saudáveis, de acordo com a Organização Nacional de Doenças Raras (NORD). Semelhante à anemia, a anemia perniciosa é caracterizada principalmente por fadiga constante, entre outros sintomas, mas o diagnóstico de anemia perniciosa tende a ser mais complicado.
Caso em questão: o treinador de celebridades Harley Pasternak recentemente falou sobre sua experiência com anemia perniciosa. "Alguns anos atrás, eu estava exausto e não conseguia descobrir o que estava errado - como bem, faço exercícios, tento dormir bem", disse ele em um vídeo do Instagram. "Eu fiz um exame de sangue e ele mostrou que basicamente não tinha vitamina B12 em meu corpo", apesar de comer regularmente alimentos ricos em B12, explicou Pasternak.
Depois de receber esses resultados, Pasternak disse que aumentou sua ingestão de B12 por meio de uma variedade de suplementos, de um spray de B12 a comprimidos de B12. Mas um exame de sangue subsequente mostrou que ele ainda "não tinha B12 em [seu] corpo", compartilhou Pasternak. Acontece que ele tem anemia perniciosa e a condição estava impedindo seu corpo de absorver e usar B12, não importa o quanto ele suplementasse e comesse, explicou. (Relacionado: As deficiências de vitaminas podem estar arruinando seu treino?)
A seguir, os especialistas explicam tudo o que você precisa saber sobre a anemia perniciosa, desde o que pode causar a doença até como tratá-la.
O que é anemia perniciosa?
A anemia perniciosa ocorre quando seu corpo não consegue produzir glóbulos vermelhos saudáveis em quantidade suficiente porque não consegue usar a vitamina B12 que você está ingerindo, de acordo com o National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI). Encontrada no leite, ovos, peixes, aves e cereais fortificados, a vitamina B12 é essencial para manter seus níveis de energia. (Mais aqui: Por que as vitaminas B são o segredo para mais energia)
Com a anemia perniciosa, seu corpo não consegue absorver vitamina B12 suficiente dos alimentos. Na maioria dos casos, isso acontece porque seu corpo não tem fator intrínseco, uma proteína produzida no estômago, de acordo com o NHLBI. Como resultado, você acaba com uma deficiência de vitamina B12.
FWIW, outras condições podem causar deficiência de vitamina B12, então a anemia perniciosa não é um diagnóstico ir-para-se um exame de sangue revela que você tem B12 baixo. "Ser vegano e não ingerir B12 suficiente em sua dieta, fazer cirurgia de redução do estômago para perda de peso, crescimento excessivo de bactérias no intestino, medicamentos como remédio para refluxo ácido, metformina para diabetes ou distúrbios genéticos" podem causar deficiência de vitamina B12 , diz Sandy Kotiah, MD, hematologista, oncologista e diretor do The Neuroendocrine Tumor Center no Mercy Medical Center, em Baltimore. (Relacionado: 10 erros de nutrição que os vegetarianos cometem - e como corrigi-los)
Quão comum é a anemia perniciosa?
A anemia perniciosa é considerada uma condição rara, por isso é difícil dizer exatamente quantas pessoas a apresentam.
Por um lado, não existe um "consenso genuíno" na comunidade médica sobre o que pode ser considerado uma deficiência de vitamina B12, de acordo com a Pernicious Anemia Society (PAS). Dito isso, um artigo de 2015 publicado na revista Medicina Clínica estima que a deficiência de vitamina B12 afeta pelo menos 3 por cento dos adultos norte-americanos entre 20 e 39 anos, 4 por cento daqueles entre 40 e 59 anos e 6 por cento dos adultos com 60 anos ou mais. Mais uma vez, porém, a anemia perniciosa não é a culpada em todos esses casos.
Também é difícil saber quantas pessoas têm anemia perniciosa porque o teste para fator intrínseco, chamado Teste de Fator Intrínseco de Anticorpos, tem apenas cerca de 50% de precisão, de acordo com o PAS. Isso ocorre porque aproximadamente metade das pessoas com anemia perniciosa não tem anticorpos de fator intrínseco detectáveis, de acordo com a American Association for Clinical Chemistry.
Com tudo isso em mente, a pesquisa sugere que a condição provavelmente afeta apenas 0,1% da população em geral e quase 2% das pessoas com mais de 60 anos. Portanto, embora seja possível, você não deve simplesmente presumir que seu próprio cansaço é causado pela anemia perniciosa.
Sintomas de anemia perniciosa
Algumas pessoas com anemia perniciosa não apresentam sintomas, sintomas muito leves ou, em alguns casos, os sintomas não aparecem antes dos 30 anos, de acordo com a National Library of Medicine. Não está totalmente claro o porquê, mas o início da anemia perniciosa geralmente é lento e pode durar décadas, portanto, por que os sintomas podem não aparecer até mais tarde, de acordo com o NORD.
"Pode levar vários anos para que os sintomas se desenvolvam, dependendo de suas reservas iniciais de vitamina B12", observa Jack Jacoub, M.D., hematologista e oncologista, e diretor médico do MemorialCare Cancer Institute no Orange Coast Medical Center em Fountain Valley, Califórnia. "Mas os sintomas muitas vezes vão além da fadiga." (Relacionado: a síndrome da fadiga crônica é mais do que estar realmente cansado o tempo todo)
Os sintomas comuns de anemia perniciosa incluem:
- Diarreia ou prisão de ventre
- Náusea
- Vômito
- Tontura ao ficar de pé ou com esforço
- Perda de apetite
- Pele pálida
- Falta de ar, principalmente durante o exercício
- Azia
- Língua inchada e vermelha ou sangramento nas gengivas (também conhecida como língua de anemia perniciosa)
Com o tempo, a anemia perniciosa pode causar danos aos nervos e potencialmente levar aos sintomas adicionais abaixo, de acordo com a National Library of Medicine:
- Confusão
- Perda de memória de curto prazo
- Depressão
- Perda de equilíbrio
- Dormência e formigamento nas mãos e pés
- Dificuldade de concentração
- Irritabilidade
- Alucinações
- Delírios
- Atrofia do nervo óptico (uma condição que causa visão embaçada)
Causas da anemia perniciosa
Existem algumas coisas diferentes que podem levar à anemia perniciosa, de acordo com o NHLBI:
- Falta de fator intrínseco. Quando você tem anemia perniciosa, seu corpo produz anticorpos que atacam e destroem as células parietais, que revestem seu estômago e produzem o fator intrínseco. (Os especialistas dizem que não se sabe por que isso acontece.) Sem o fator intrínseco, seu corpo não consegue mover a vitamina B12 pelo intestino delgado, onde é absorvida, e você acaba desenvolvendo uma deficiência de B12 e, por sua vez, uma anemia perniciosa.
- Má absorção no intestino delgado. A anemia perniciosa pode ocorrer porque o intestino delgado não consegue absorver adequadamente a vitamina B12. Isso pode acontecer como resultado de certas bactérias no intestino delgado, condições que interferem na absorção de B12 (como doença celíaca), certos medicamentos, remoção cirúrgica de parte ou de todo o intestino delgado ou, em casos raros, infecção por tênia .
- Uma dieta sem vitamina B12. O NHLBI diz que a dieta é uma causa "menos comum" de anemia perniciosa, mas às vezes desempenha um papel, especialmente para "vegetarianos estritos" e veganos que não tomam suplemento de vitamina B12.
Tratamento para anemia perniciosa
Novamente, dieta as vezes desempenha um papel na anemia perniciosa, mas em geral, o tratamento não será eficaz se você somente comer mais vitamina B12 ou tomar um suplemento, pois isso não torna o nutriente mais biodisponível. "A deficiência de B12 na anemia perniciosa é [geralmente] causada por autoanticorpos que impedem a absorção adequada de B12 no intestino delgado", explica Amanda Kaveney, M.D., professora assistente de hematologia na Rutgers University - Robert Wood Johnson Medical School. (Relacionado: Os sintomas de baixa vitamina D que todos devem conhecer)
"Tentar superar uma deficiência de B12 ingerindo mais B12 geralmente não vai ajudar porque você tem um problema de absorção", acrescenta o Dr. Jacoub.
Em vez disso, o tratamento normalmente levará em consideração alguns fatores diferentes, incluindo o que está causando sua anemia perniciosa em primeiro lugar, de acordo com o NHLBI. Em geral, a National Library of Medicine diz que o tratamento da anemia perniciosa geralmente envolve:
- Uma injeção mensal de vitamina B12; as injeções de B12 ajudam a contornar as barreiras potenciais à absorção. (Pessoas com níveis de B12 gravemente baixos podem precisar de injeções mais frequentes no início do tratamento.)
- Menos comumente, algumas pessoas obtêm sucesso após tomarem doses extremamente altas de suplementos de vitamina B12 por via oral. “Há dados que mostram que se você tomar uma dose alta o suficiente de vitamina B12 - 2.000 microgramas [debaixo da língua], por exemplo - e você absorver uma pequena quantidade dessa dose, isso pode corrigir seus níveis de vitamina B12”, diz Dr. Kotiah. (Para fins de contexto, a quantidade diária recomendada de vitamina B-12 é de apenas 2,4 microgramas.)
- Tomar um certo tipo de vitamina B12 por spray nasal (um método que demonstrou tornar a vitamina mais biodisponível em alguns casos).
Conclusão: a fadiga constante não é normal. Pode não ser necessariamente devido à anemia perniciosa, mas independentemente disso, vale a pena conversar com seu médico sobre isso. Eles provavelmente farão alguns exames de sangue para tentar descobrir o que está acontecendo e começarão a partir daí.