Espinha no pênis: o que causa e como é tratado?
Contente
- Isso é possível?
- O que faz com que uma espinha se forme aqui e como ela será?
- Que opções de tratamento estão disponíveis?
- Outras razões para inchaços semelhantes a espinhas
- Depilador
- Fordyce spot
- Glândulas de Tyson
- Foliculite
- Pápulas penianas peroladas
- Nódulos linfocele
- Molusco contagioso
- Sífilis
- Verrugas genitais
- Quando consultar seu médico
- A linha inferior
Isso é possível?
Espinhas podem se desenvolver em qualquer lugar que você tenha poros. Isso significa que eles podem se formar em qualquer lugar do seu corpo, incluindo o pênis.
Dada a natureza sensível da área, há alguns sintomas específicos que você deve verificar antes de tentar um autodiagnóstico. Outros inchaços e protuberâncias que ocorrem ao redor do pênis podem ser algo totalmente diferente e podem exigir atenção médica.
Continue lendo para saber mais sobre esses tipos de espinhas e se os inchaços podem realmente ser um sinal de algo mais sério.
O que faz com que uma espinha se forme aqui e como ela será?
Uma espinha ocorre quando um poro fica entupido. O resultado final depende dos materiais que obstruem o poro.
Por exemplo, o óleo e as células mortas da pele levam a cravos e espinhas. Uma mistura de bactérias, óleo e células pode causar uma espinha com ou sem cabeça.
As espinhas também podem:
- conter pus
- sentir-se sensível ao toque
- sentir como um solavanco endurecido
Você pode estar em maior risco de espinhas nesta área se:
- pular chuveiros
- viver em um clima úmido
- tem pele oleosa
- depilar os pelos pubianos
- use calças justas, o que pode causar atrito
As espinhas penianas podem ocorrer independentemente de você ser sexualmente ativo. No entanto, se você é sexualmente ativo, corre o risco de apresentar sinais de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que podem parecer espinhas.
As doenças sexualmente transmissíveis podem causar complicações adicionais se não forem tratadas. Portanto, se você não tiver certeza de seus inchaços, consulte seu médico para diagnóstico.
Que opções de tratamento estão disponíveis?
A melhor maneira de tratar espinhas no pênis é deixá-las em paz. Uma abordagem prática geralmente impede que a acne genital se agrave. É provável que a espinha resolva sozinha se a área for mantida limpa e seca.
Por mais tentador que seja, você deve Nunca pop espinhas penianas. Isso pode torná-los piores e causar uma infecção. O estalo também pode espalhar bactérias, possivelmente levando a ainda mais espinhas. Se o inchaço persistir, converse com seu dermatologista sobre suas opções de drenagem ou remoção.
Você não pode tratar uma espinha peniana com medicamentos de venda livre (OTC), como você pode com espinhas em outras partes do corpo. Isso ocorre porque sua pele nessa área é mais fina e mais sensível. Produtos comuns de acne OTC, como peróxido de benzoíla e ácido salicílico, podem ser muito severos para esta área. Você pode acabar com uma erupção cutânea e coceira significativas como resultado.
Se você tiver um surto de espinhas na área genital, considere conversar com seu médico sobre medicamentos para acne que você pode tomar por via oral. Antibióticos podem ajudar a eliminar bactérias excessivas que podem contribuir para a acne, mas elas são tomadas apenas por um curto período de tempo.
A isotretinoína (Accutane), um forte derivado da vitamina A, é outra opção. Este medicamento de prescrição é tomado para acne grave (geralmente acne nodular cística).
Outras razões para inchaços semelhantes a espinhas
Se a preocupação não parecer uma espinha real, ela poderá muito bem estar ligada a outra condição. Alguns inchaços na pele são inofensivos e não precisam de tratamento. Outros podem ser causados por uma condição subjacente e podem justificar uma visita ao médico.
Aqui estão algumas das causas mais comuns de inchaços semelhantes a espinhas. Esta não é uma lista conclusiva, por isso não deixe de acompanhar o seu médico.
Depilador
As queimaduras de barbear ocorrem na pele raspada recentemente, resultando em vermelhidão e irritação. Pequenos cortes também são possíveis. À medida que a pele afetada cicatriza, uma combinação de pêlos encravados e outras protuberâncias cheias de pus pode se formar ao longo da erupção cutânea.
Solavancos de barbear tendem a curar por conta própria. Para acalmar a pele irritada, aplique uma loção corporal à base de aveia na área. Também é uma boa ideia aplicar essa loção toda vez que você se barbeia para evitar futuras irritações.
Compre loção à base de aveia.
Fordyce spot
Um ponto de Fordyce é uma glândula sebácea visível. As glândulas sebáceas geralmente estão localizadas abaixo dos folículos capilares, mas são visíveis em áreas que não têm cabelos, como o pênis. Os pontos resultantes são pequenos e podem ser brancos ou amarelos.
Você poderá dizer se tem manchas Fordyce no pênis, se também tiver dentro da boca. Esses pontos geralmente se formam em grupos de 50 a 100 por vez.
Embora inofensivo, às vezes os spots Fordyce podem causar preocupações estéticas. Certos procedimentos dermatológicos podem ajudar, como terapia com laser. Isotretinoína é outra opção.
Glândulas de Tyson
As glândulas de Tyson são glândulas sebáceas visíveis. Essas protuberâncias se formam ao redor do frênulo, ou o pequeno tecido se dobra sob o pênis.
Os pontos resultantes são pequenos e podem ser brancos ou amarelos. Eles são considerados inofensivos e não precisam de tratamento.
Foliculite
A inflamação do folículo piloso pode levar a inchaços próximos à base do crescimento dos pelos pubianos. Os inchaços vermelhos semelhantes a espinhas resultantes estão relacionados a uma condição conhecida como foliculite. Esses inchaços também podem ser dolorosos e com coceira.
A foliculite pode se resolver sozinha, sem tratamento. No entanto, casos teimosos ou recorrentes podem exigir antimicrobianos tópicos. Isso ajuda a limpar os inchaços existentes, evitando a inflamação futura.
Compre creme antimicrobiano tópico.
Pápulas penianas peroladas
Pápulas, ou hirsutias coronae glandis, são protuberâncias carnudas ao redor da cabeça do pênis. Eles são considerados parte da anatomia peniana normal e não estão relacionados à acne. Eles secretam óleo que fornece umidade para a cabeça do pênis, no entanto.
Nódulos linfocele
Nódulos linfocele podem se desenvolver após atividade sexual ou masturbação. Eles são caracterizados por áreas inchadas ao longo do eixo dos fluidos linfáticos bloqueados.
Esses efeitos e os nódulos resultantes são apenas temporários, no entanto. Você deve ver os sintomas resolverem por conta própria, sem tratamento.
Molusco contagioso
Uma infecção viral altamente contagiosa, o molusco contagioso causa aglomerados de inchaços elevados. Alguns desses inchaços podem ter anéis vermelhos semelhantes a halos ao redor deles. Eles podem afetar o pênis e a área circundante.
Esta infecção é transmitida através da relação sexual, mas é facilmente tratada quando detectada precocemente. O seu médico pode recomendar crioterapia para evitar a sua propagação.
Sífilis
A sífilis é outra infecção grave transmitida por contato sexual. Os inchaços vermelhos resultantes que se tornam úlceras são frequentemente o primeiro e único sinal desta infecção bacteriana.
As infecções por sífilis no pênis podem desaparecer por conta própria e voltar anos depois. No entanto, você ainda pode espalhar a infecção para outras pessoas durante esse período.
Antibióticos são necessários para tratar a sífilis. Se não tratada, casos graves podem resultar em danos aos órgãos e problemas neurológicos.
Verrugas genitais
Verrugas genitais são transmitidas durante o sexo desprotegido. Eles são causados por doenças sexualmente transmissíveis, como o papilomavírus humano (HPV) e o herpes.
Uma verruga genital aparece na forma de uma protuberância cor de carne. Nos homens, eles geralmente ocorrem ao longo do eixo do pênis. Alguns surtos parecem pedaços de couve-flor na pele.
Embora as verrugas genitais não sejam cancerígenas, as causadas pelo HPV podem significar que você corre o risco de desenvolver câncer de pênis no futuro. Converse com seu médico sobre o que você pode fazer para evitar a propagação da infecção e reduzir o risco de complicações.
Quando consultar seu médico
Frequentemente, as espinhas no pênis desaparecem sem maiores complicações. Mas se a melhoria da higiene e outras medidas não tiveram efeito, consulte seu médico para diagnóstico.
Você também deve consultar seu médico se tiver:
- pus escorrendo
- erupção cutânea generalizada
- solavancos que mudam de tamanho, forma ou textura
Estes podem ser sinais de infecção ou outra condição subjacente. Seu médico pode diagnosticar seus sintomas e ajudar a desenvolver um plano de cuidados específico para suas necessidades.
A linha inferior
Uma espinha no pênis geralmente não é um problema sério. As causas comuns incluem falta de higiene, pele oleosa e calças justas. Se você notar pus escorrendo, erupção cutânea generalizada ou inchaços que mudam de forma ou tamanho, consulte seu médico para diagnóstico e tratamento. Estes podem ser sinais de uma infecção ou outra condição subjacente.