Autor: Eric Farmer
Data De Criação: 4 Marchar 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Monica Camargo - "A Importancia dos Suplementos Alimentares" 2
Vídeo: Monica Camargo - "A Importancia dos Suplementos Alimentares" 2

Contente

Ninguém planos para tomar o Plano B. Mas nos casos inesperados em que você precisa de anticoncepção de emergência - se o preservativo falhou, você esqueceu de tomar as pílulas anticoncepcionais ou simplesmente não usou qualquer forma de contracepção - Plano B (ou os genéricos, Meu Way, Take Action e Next Choice One Dose) podem fornecer um pouco de paz de espírito.

Porque contém uma dose altamente concentrada de hormônios para bloquear a gravidez depois de o sexo já ocorreu (ao contrário da pílula anticoncepcional ou do DIU), existem alguns efeitos colaterais do Plano B dos quais você deve estar ciente antes de tomá-lo. Aqui está o acordo.

O que é o plano B e como ele funciona?

O Plano B usa levonorgestrel, o mesmo hormônio encontrado em pílulas anticoncepcionais de baixa dosagem, explica Savita Ginde, M.D., chefe de saúde do Stride Community Health Center em Denver, CO, e ex-chefe médico da Paternidade Planejada das Montanhas Rochosas. "É um tipo de progesterona [um hormônio sexual] que é usado com segurança em muitas pílulas anticoncepcionais há muito tempo", acrescenta ela.


Mas há três vezes mais levonorgestrel no Plano B em comparação com uma pílula anticoncepcional normal. Esta grande dose concentrada "interfere com os padrões hormonais normais necessários para a ocorrência de uma gravidez, atrasando a liberação de um óvulo do ovário, interrompendo a fertilização ou evitando que um óvulo fertilizado se fixe no útero", diz o Dr. Ginde. (Relacionado: O que ginecologistas desejam que as mulheres saibam sobre sua fertilidade)

Vamos ser bem claros aqui: o plano B não é uma pílula abortiva. "O Plano B não pode evitar uma gravidez que já aconteceu", diz Felice Gersh, M.D., obstetra e fundadora e diretora do Grupo Médico Integrativo de Irvine, em Irvine, CA. O plano B funciona em grande parte impedindo a ovulação, por isso, se for bem interpretado depois de a ovulação e o potencial para fertilização ainda existem (ou seja, há potencial para que o óvulo recém-liberado se encontre com um espermatozoide), o Plano B pode falhar na prevenção da gravidez. (Lembrete: o esperma pode relaxar e esperar por um óvulo por cerca de cinco dias.)


Dito isso, é muito eficaz se você tomá-lo três dias depois de fazer sexo desprotegido. A Paternidade planejada diz que o plano B e seus genéricos reduzem sua chance de engravidar em 75-89 por cento se você tomá-lo dentro de três dias, enquanto o Dr. Gersh diz, "se tomado dentro de 72 horas após o encontro sexual, o plano B é quase 90 por cento eficaz e é mais eficaz quanto mais cedo for usado. "

"Se você está perto da época da ovulação, claramente quanto mais cedo você tomar a pílula, melhor!" ela diz.

Os potenciais efeitos colaterais do plano B

Os efeitos colaterais do Plano B são tipicamente temporários e inofensivos, diz o Dr. Ginde - se você tiver algum efeito colateral. Em um ensaio clínico analisando os efeitos colaterais do Plano B em mulheres:

  • 26 por cento experimentaram mudanças menstruais
  • 23 por cento sentiram náuseas
  • 18 por cento sentiram dor abdominal
  • 17 por cento experimentaram fadiga
  • 17 por cento experimentaram dores de cabeça
  • 11 por cento experimentaram tonturas
  • 11 por cento experimentaram sensibilidade nos seios

"Esses sintomas são um efeito direto do levonorgestrel e do efeito da droga no trato gastrointestinal, no cérebro e nos seios", disse o Dr. Gersh. "Pode impactar os receptores hormonais de várias maneiras, resultando nesses efeitos colaterais."


Discussões online confirmam isso: Em um tópico do Reddit no subreddit r / AskWomen, muitas mulheres não citaram nenhum efeito colateral ou, se tiveram algum, disseram que experimentaram apenas um pequeno sangramento, cólicas, náuseas ou irregularidades no ciclo. Alguns notaram que se sentiram mais mal (ex: vomitaram) ou tiveram menstruações mais intensas ou dolorosas do que o normal. Algo importante a observar: se vomitar duas horas depois de tomar o Plano B, deve falar com o seu profissional de saúde para saber se deve repetir a dose, de acordo com o site do Plano B.

Quanto tempo duram os efeitos colaterais do Plano B? Felizmente, se você tiver quaisquer efeitos colaterais, eles devem durar apenas alguns dias depois de tomá-lo, de acordo com a Clínica Mayo.

Não importa onde você esteja em seu ciclo quando faz o Plano B, você ainda deve ter sua próxima menstruação mais ou menos na hora normal, diz o Dr. Gersh - embora possa ser alguns dias mais cedo ou mais tarde. Também pode ser mais pesado ou mais leve do que o normal e não é anormal sentir manchas alguns dias após tomar o Plano B. (Relacionado: 10 possíveis causas de menstruação irregular)

Quando você deve consultar um médico?

Embora os efeitos colaterais do Plano B não sejam perigosos, há alguns casos em que é melhor conversar com seu médico para ver o que está acontecendo.

"Se você desenvolver sangramento por mais de uma semana - seja com manchas ou mais intenso - você deve consultar um médico", diz o Dr. Gersh. “A dor pélvica intensa também requer uma visita ao médico. Se a dor se desenvolver de três a cinco semanas depois de tomar o Plano B, pode indicar uma gravidez tubária”, um tipo de gravidez ectópica quando um óvulo fertilizado fica preso em seu caminho para o útero.

E se a sua menstruação atrasar mais de duas semanas após tomar o Plano B, você deve fazer um teste de gravidez para determinar se pode estar grávida. (Aqui está o que você precisa saber sobre a precisão dos testes de gravidez e quando fazer um.)

Fatores adicionais para manter em mente

Tomar o Plano B é geralmente considerado seguro, mesmo se você tiver uma condição como a síndrome do ovário policístico (SOP) ou miomas uterinos, diz o Dr. Ginde.

No entanto, há alguma preocupação sobre a eficácia dele em mulheres que pesam mais de 75 quilos. "Vários anos atrás, dois estudos mostraram que depois de tomar o Plano B, mulheres com IMC acima de 30 tinham metade do nível do Plano B em sua corrente sanguínea em comparação com mulheres com IMC normal", explica ela. Depois que o FDA revisou os dados, eles descobriram que não havia evidências suficientes para forçar o Plano B a mudar sua rotulagem de segurança ou eficácia. (Aqui estão mais informações sobre o tópico complicado de saber se o Plano B funciona para pessoas de corpo maior ou não.)

O Dr. Gersh também recomenda que mulheres com histórico de enxaqueca, depressão, embolia pulmonar, ataque cardíaco anterior, derrame ou hipertensão não controlada consultem seu médico antes de tomá-lo, porque todas essas condições têm potencial para complicações hormonais. O ideal é que você tenha essa conversa para garantir, muito antes de ser necessária. (Felizmente, se você precisar falar com um provedor o mais rápido possível, a telemedicina pode ajudar.)

Mas lembre-se: é chamada de anticoncepção de emergência por um motivo. Mesmo que você não experimente quaisquer efeitos colaterais horríveis do Plano B, "não confie nele como seu método anticoncepcional preferido", diz a Dra. Ginde. (Veja: Quão ruim é usar o plano B como controle de natalidade?) "Essas pílulas são menos eficazes do que outras formas de controle de natalidade regular e de rotina, e se você começar a usá-las mais do que algumas vezes, você deve conversar com seu provedor sobre as muitas formas (mais eficazes) de controle de natalidade que podem ser usadas regularmente com segurança. "

Revisão para

Propaganda

Popular No Site

Venograma renal

Venograma renal

Um venograma renal é um te te para examinar a veia do rim. Ele u a raio -x e um corante e pecial (chamado contra te).O raio X ão uma forma de radiação eletromagnética como a l...
Tratamento do câncer - menopausa precoce

Tratamento do câncer - menopausa precoce

Certo tipo de tratamento contra o câncer podem fazer com que a mulhere tenham menopau a precoce. E ta é a menopau a que ocorre ante do 40 ano . Acontece quando eu ovário param de funcio...