Seu teste de gravidez é positivo: o que vem a seguir?
Contente
- Seu teste de gravidez deu positivo - e agora?
- Considere suas opções
- Marque uma consulta para atendimento pré-natal
- Encontrar um provedor
- Reserve um tempo para se ajustar às notícias
- Quem precisa saber que você está grávida?
- Concentre-se na sua saúde
- Comece aprendendo sobre o que esperar
- Leve embora
Ilustração de Alyssa Keifer
Sentir uma mistura de emoções depois de ver um resultado positivo no teste é perfeitamente normal e, na verdade, bastante comum. Você pode ficar em êxtase em um minuto e chorando no outro - e não necessariamente lágrimas de felicidade.
Mesmo que você esteja se aproximando de seu parceiro por vários meses, um teste de gravidez positivo costuma ser um choque. Você pode até duvidar da precisão do teste e fazer mais cinco antes de finalmente confiar nos resultados. (Não se preocupe, isso acontece o tempo todo!)
Independentemente de onde você esteja na montanha-russa de emoções, uma coisa é certa: você provavelmente tem uma tonelada de perguntas sobre o que fazer a seguir.
As boas notícias? Existem especialistas, recursos online e outros pais que podem orientá-lo neste processo. Com isso em mente, aqui está o que você precisa saber sobre um teste de gravidez positivo - e suas próximas etapas.
Seu teste de gravidez deu positivo - e agora?
Embora não sejam tão precisos quanto um exame de sangue, os testes de gravidez caseiros que você escondeu sob a pia do banheiro são na verdade bastante eficazes - 97 por cento eficazes, na verdade, de acordo com OB-GYN Kecia Gaither, MD, MPH, FACOG, diretora de serviços perinatais em NYC Health + Hospitals.
Seu médico pode pedir que você faça um teste de gravidez em consultório, que mede a quantidade exata de hCG no sangue. Gaither diz que esses exames de sangue em consultório são cerca de 99% eficazes.
Muitas pessoas experimentam os sintomas antes mesmo de verem um teste de gravidez positivo. Na verdade, esses desejos estranhos, desejos e sensações de náusea costumam ser a razão de muitas futuras mamães fazerem um teste de gravidez.
Se a menstruação chegar como um relógio, a perda do ciclo pode ser o primeiro sinal de que um teste de gravidez positivo é inevitável. Você também pode sentir que mora no banheiro. As idas frequentes ao penico são resultado do aumento do fluxo sanguíneo para a região pélvica (obrigado, hormônios!). Seus rins trabalham para processar todo o fluido extra, o que significa que você precisa urinar com mais frequência.
Náusea, sensação de cansaço e seios doloridos, que muitas vezes doem MUITO mais do que antes da menstruação, são outros sinais que indicam que é hora de interromper os testes de gravidez.
Embora raro, um teste de gravidez caseiro pode resultar em um resultado falso positivo. Isso pode acontecer com gravidez química, um aborto recente ou certos medicamentos ou condições médicas.
Se você não tiver certeza sobre a precisão dos resultados, não há nada de errado em fazer outro teste ou ligar para o seu médico ou parteira para obter mais confirmação. Mas, em geral, um teste positivo é um indicador bastante preciso de que você está grávida.
Considere suas opções
Seu teste pode ser positivo, mas isso não significa que você se sinta necessariamente positivo sobre como lidar com essa notícia.
Considere marcar uma consulta com um médico para discutir seus sentimentos sobre a gravidez e como seguir em frente. Você tem opções, incluindo adoção, interrupção da gravidez e continuidade da gravidez.
Um profissional pode oferecer aconselhamento e recursos para ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre o que é certo para você.
Se você decidir continuar a gravidez, seu próximo passo será ...
Marque uma consulta para atendimento pré-natal
Para garantir uma gravidez saudável, é hora de marcar uma consulta pré-natal. Cada provedor tem diretrizes diferentes sobre quando eles querem que você compareça para sua primeira consulta. Alguns vão pedir que você espere até depois da semana 8, enquanto outros podem querer que você venha imediatamente.
Durante sua primeira consulta, Gaither diz que você pode esperar o seguinte:
- história médica e social, incluindo história reprodutiva e ginecológica e história familiar
- exame físico
- ultrassom até a data da gravidez
- série de testes de laboratório
Este também é o momento de contar ao seu médico ou parteira sobre quaisquer medicamentos que você esteja tomando. Eles determinarão se seus medicamentos atuais são seguros para continuar ou recomendarão um novo medicamento que seja mais seguro para tomar durante a gravidez.
Encontrar um provedor
Se você não tem um profissional de saúde ou está pensando em mudar, pode estar se perguntando quais são suas opções.
Em geral, muitos pais procuram um obstetra-ginecologista (OB-GYN) como provedor de cuidados primários. Dito isso, alguns pais podem optar por ficar com um médico de família, especialmente se ele puder fornecer o cuidado pré-natal adequado.
Outra opção é a parteira. Em geral, as parteiras fornecem mais educação do que os médicos e muitas vezes podem passar mais tempo com seus pacientes. Ao considerar esta rota, é importante olhar para os diferentes tipos de parteiras, incluindo enfermeiras parteiras certificadas (CNM), parteiras certificadas (CM) e parteiras profissionais certificadas (CPM).
Uma revisão de estudos de 2016 mostrou que o cuidado com parteiras leva a taxas mais altas de partos vaginais, taxas mais baixas de parto prematuro e maior satisfação do paciente.
Com tantas opções, como você deve decidir? “Acho que os futuros pais devem optar por um profissional de saúde com o qual se sintam confortáveis - levando em consideração os fatores de segurança que cada um traz para a mesa (ou não) - e avaliando suas credenciais”, diz Gaither.
E não se esqueça, você sempre tem a opção de entrevistar um provedor antes de se comprometer ou mudar de provedor no meio da gravidez.
Além de um médico ou parteira, alguns pais podem optar por ter uma doula envolvida em sua gravidez ou parto. A doula apóia você e seu parceiro durante o parto e pode ajudar nas posições durante o trabalho de parto, respiração e outras medidas de conforto.
Eles também podem facilitar as perguntas e respostas entre você e seu provedor. Algumas doulas também estendem seus cuidados aos serviços pré e pós-natal.
Reserve um tempo para se ajustar às notícias
Uma vez que a realidade se estabelece, é hora de respirar fundo, relaxar e ser gentil consigo mesmo. Mesmo uma gravidez planejada pode causar altos e baixos emocionais.
Se você tem um parceiro ou cônjuge, o primeiro passo é sentar-se e ter uma conversa honesta. Diga a eles como você está se sentindo. Seja franco e honesto sobre quaisquer medos, preocupações ou ansiedades que você esteja tendo. Provavelmente, eles estão lidando com sentimentos semelhantes.
Em sua primeira consulta pré-natal, compartilhe seus sentimentos com seu médico. Eles podem garantir que o que você está experimentando é normal e, na verdade, bastante comum. Você também pode contar com amigos íntimos e familiares - especialmente outros pais que passaram pela mesma situação.
Se você ainda estiver se sentindo desconfortável ou descobrir que está passando por fortes alterações de humor, ansiedade ou surtos de depressão, considere marcar uma consulta com um profissional de saúde mental. Você pode estar lidando com algo mais sério do que um período de adaptação.
Quem precisa saber que você está grávida?
É fácil esconder uma protuberância do bebê no início da gravidez. Com isso em mente, aproveite esta oportunidade e use esse tempo para determinar quem precisa saber que você está grávida.
Claro, entendemos que, eventualmente, o mundo inteiro saberá (OK, não o mundo inteiro, mas pelo menos qualquer um que olhar para você), mas em geral, você tem várias semanas antes que isso se torne um problema.
Ao decidir quem precisa saber, crie uma pequena lista de pessoas que precisam saber mais cedo ou mais tarde. Isso pode incluir familiares próximos, outros filhos, amigos próximos, seu chefe ou colegas de trabalho - especialmente se você estiver lidando com náuseas, fadiga ou idas frequentes ao banheiro durante o trabalho.
Algumas pessoas dão a conhecer logo após um teste de gravidez positivo, enquanto outras esperam até a consulta de 12 semanas. Lembre-se de que esta é a sua notícia para compartilhar - não há maneira certa ou errada de anunciar uma gravidez, então só faça isso quando estiver pronta.
Concentre-se na sua saúde
Durante as primeiras semanas da gravidez, as coisas por fora podem parecer iguais, mas muita coisa está acontecendo por dentro (como você deve ter adivinhado, graças à náusea que dura o dia todo).
O cérebro, os órgãos e as partes do corpo do seu bebê estão começando a se formar. Você pode apoiar esse desenvolvimento cuidando bem de si mesmo.
- Comece a tomar vitaminas pré-natais.
- Exercite-se regularmente.
- Coma muitas frutas, vegetais, proteínas e fibras.
- Mantenha-se hidratado com bastante água.
- Evite álcool, nicotina e drogas ilegais.
- Evite peixe cru, leite não pasteurizado ou laticínios e frios.
- Evite limpar a caixa de areia do seu gato.
Comece aprendendo sobre o que esperar
Seu corpo (e futuro bebê) mudará a cada semana. Saber como identificar essas mudanças e aprender o que esperar pode ajudar a aliviar a ansiedade e prepará-la para cada fase da gravidez.
Livros, podcasts, recursos online e revistas são excelentes maneiras de se informar sobre os próximos meses. Não se esqueça de que você quer ler sobre a gravidez, mas também o período pós-parto e a vida com um recém-nascido, que envolve seus próprios desafios.
Os podcasts são outro sucesso entre as recém-grávidas e seus parceiros. Uma vez que muitos deles são gratuitos, você pode testá-los para ter certeza de que têm o que você procura. Se o podcast oferecer aconselhamento médico, certifique-se de que o anfitrião tenha as credenciais adequadas.
As livrarias e bibliotecas estão cheias de livros sobre gravidez e pós-parto. Passe algum tempo navegando nas seleções. Verifique as avaliações online e peça recomendações a amigos e familiares. Seu médico ou parteira provavelmente terá uma lista de livros que sugere para os pais.
É sempre uma boa ideia visualizar o material antes de comprá-lo para ter certeza de que é um bom ajuste. Na mesma linha, você pode assinar um boletim informativo sobre gravidez, seguir um blog sobre gravidez ou participar de um fórum online.
Se você deseja um contato humano, considere fazer um curso pré-natal. Existem aulas que enfocam exercícios, cuidados parentais e parto. Alguns grupos se reúnem semanal ou quinzenalmente apenas para fazer o check-in e apoiar uns aos outros.
Leve embora
Descobrir que você está grávida, planejada ou não, é um evento de mudança de vida. É importante ser gentil consigo mesmo e reconhecer que é normal experimentar uma ampla gama de emoções.
Naqueles primeiros dias e semanas após um teste positivo, reserve um tempo para se acostumar com as novidades. Anote quaisquer dúvidas ou preocupações que você tenha e leve essa lista para a sua primeira consulta.
Procure seu cônjuge, parceiro, amigo íntimo ou membro da família para obter apoio (e talvez para comemorar!). E lembre-se de dar a si mesmo tempo para aproveitar este momento enquanto se prepara para os próximos 9 meses e além.