7 tratamentos naturais para o inchaço pós-parto
Contente
- O que é inchaço pós-parto?
- 1. Evite ficar em pé por muito tempo
- 2. Use sapatos confortáveis
- 3. Beba bastante água para ajudar a liberar seu sistema
- 4. Evite alimentos processados
- 5. Tente ficar calmo
- 6. Use compressas frias
- 7. Mexa-se
- O que causa o inchaço pós-parto?
- Quando o inchaço pós-parto é um problema?
- O takeaway
O que é inchaço pós-parto?
Você provavelmente experimentou algum inchaço, também chamado de edema, durante a gravidez ao redor dos tornozelos, face ou barriga. Mas não parece justo que o inchaço continue após o parto.
Muitas mulheres experimentam inchaço pós-parto da face e extremidades, como mãos, pés e pernas. Alguns também experimentam inchaço ao redor da incisão a partir de uma cesariana ou no períneo, se houver episiotomia ou lágrima.
Enquanto você espera que seus rins funcionem, você pode controlar o inchaço pós-parto com alguns dos mesmos métodos usados para tratar o inchaço durante a gravidez.
Tente estas sete idéias para encontrar alívio:
1. Evite ficar em pé por muito tempo
Se você estiver de pé, tente fazer pausas frequentes quando puder descansar com os pés elevados para melhorar a circulação. Quando estiver sentado, lembre-se de não cruzar as pernas. Restringe o fluxo sanguíneo.
2. Use sapatos confortáveis
Tente usar sapatos que não apertem os pés. Evite saltos altos, se puder. Evite roupas apertadas nos pulsos e tornozelos. Em vez disso, opte por roupas com um ajuste mais folgado para não sobrecarregar sua circulação.
3. Beba bastante água para ajudar a liberar seu sistema
Pode parecer contra-intuitivo quando você já está retendo tanto líquido, mas beber água ajudará a reduzir a retenção de água do seu corpo.
4. Evite alimentos processados
Muitos alimentos processados contêm grandes quantidades de sódio, o que pode causar inchaço e agravar o inchaço pós-parto. Em vez disso, coma uma dieta saudável e equilibrada, com boas fontes de proteína magra e muitas frutas e vegetais frescos. Tente reduzir ao mínimo o açúcar e o sal de mesa.
5. Tente ficar calmo
Se for um dia quente, mantenha o tempo livre no mínimo e mantenha-se em locais com sombra. Se você tiver acesso a uma piscina, descobrirá que oferece conforto para reduzir o inchaço pós-parto.
6. Use compressas frias
Use uma compressa fria em áreas particularmente inchadas, como mãos e pés.
7. Mexa-se
Mesmo exercícios leves como uma caminhada fácil podem oferecer alívio, incentivando a circulação. Certifique-se de falar com seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.
O que causa o inchaço pós-parto?
Durante a gravidez, seu corpo produz cerca de 50% mais sangue e fluidos do que costuma atender às necessidades do bebê em crescimento e da placenta.
Todo esse fluido extra ajuda a amolecer seu corpo, para que ele possa acomodar melhor seu bebê à medida que ele cresce e se desenvolve no útero. Também prepara as articulações e os tecidos da pélvis para o alongamento que virá com a entrega. Cerca de 25% do peso ganho durante a gravidez vem desses líquidos extras.
Durante o trabalho de parto, todo esse esforço pode forçar fluidos extras para o rosto e as extremidades. Se você dá à luz por cesariana, os fluidos intravenosos (IV) também podem causar inchaço no pós-parto.
Outras causas potenciais de inchaço durante e após a gravidez incluem:
- clima quente e umidade
- em pé por longos períodos de cada vez
- longos dias cheios de muita atividade
- consumir grandes quantidades de sódio
- consumir grandes quantidades de cafeína
- uma dieta pobre em potássio
Quando o inchaço pós-parto é um problema?
O inchaço menor ao redor da cicatriz da incisão no parto cesáreo ou no períneo (a área entre a abertura vaginal e o ânus) é muito comum. Se você teve uma cesariana, siga as instruções do seu médico para manter sua incisão limpa e confortável.
Embora seja esperado um pequeno inchaço, ele não deve ser acompanhado por:
- vazamento de descarga
- vermelhidão
- dor crescente
- febre
- odor desagradável
Esses sintomas podem indicar uma infecção. Entre em contato com seu médico se você estiver passando por eles.
Embora você ache suas mãos e pés inchados desconfortáveis, não deve ser doloroso.
Se você perceber que está mais inchado de um lado do que do outro, sentindo dor isolada ou se uma das pernas ou pés estiver descolorida, isso pode ser uma indicação de trombose venosa profunda. Este é um coágulo sanguíneo, geralmente na perna. Pode ser um problema muito sério, por isso chame seu médico imediatamente se tiver esses sintomas.
O takeaway
Lembre-se de que o inchaço pós-parto é uma parte normal do processo de recuperação após o parto e o parto. Entre em contato com seu médico se você não sentir alívio após alguns dias ou se notar um aumento de inchaço ou dor localizada.