Probióticos: as bactérias amigáveis
Contente
Enquanto você lê isto, um experimento científico está ocorrendo em seu trato digestivo. Mais de 5.000 cepas de bactérias estão crescendo lá, superando em muito todas as células do seu corpo. Sentindo-se um pouco enjoado? Relaxar. Esses insetos vêm em paz. "Eles ajudam a estimular o sistema imunológico, promovem uma digestão saudável e podem reduzir os gases e o inchaço", diz Sherwood Gorbach, M.D., professor de saúde pública e medicina na Tufts University. "Além disso, a boa flora intestinal elimina microorganismos como leveduras, vírus e bactérias que desencadeiam doenças e enfermidades."
Ultimamente, as empresas alimentícias começaram a adicionar essas bactérias, conhecidas como probióticos, a seus produtos. Você deve comprar o hype? Temos especialistas para avaliar.
P. Se eu já tenho bactérias boas em meu corpo, por que preciso de mais?
UMA.Estresse, conservantes e antibióticos estão entre as muitas coisas que podem matar os bugs benéficos em seu sistema, diz John R. Taylor, N.D., autor de A maravilha dos probióticos. Na verdade, os pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que as pessoas que tomaram antibióticos por cinco dias reduziram as cepas de combate a doenças em seu sistema em 30%. Embora esses níveis normalmente voltem ao normal, mesmo um breve declínio pode permitir que microorganismos prejudiciais prosperem. "Como resultado, você pode ter infecções de fermento ou do trato urinário ou diarréia", diz Taylor. "Se você já tem uma doença do intestino irritável, uma redução nas bactérias boas pode causar um surto. Aumentar a ingestão de probióticos, no entanto, pode neutralizar esses efeitos, descobriu um estudo da Escola de Medicina da Universidade Tufts. Pesquisas adicionais mostram que os probióticos também podem ajudar a combater a obesidade e reduzir o risco de câncer.
P. Preciso comprar alimentos especiais para obter probióticos?
UMA. Não necessariamente. Pequenas quantidades de bactérias boas podem ser encontradas em alimentos fermentados, como iogurte, kefir, chucrute, missô e tempeh. E ao experimentar um dos novos alimentos fortificados - tudo, desde suco de laranja e cereais a pizza e barras de chocolate - pode parecer mais apetitoso do que, digamos, comer chucrute, lembre-se de que nem todas essas opções oferecem os mesmos efeitos probióticos. "Produtos lácteos cultivados, como iogurte, fornecem um ambiente fresco e úmido para o desenvolvimento das bactérias", diz Gorbach. "Mas a maioria das cepas não vive tanto quando adicionada a produtos secos." Para ter certeza de que está obtendo as formas mais resistentes, procure um produto com bifidobacterium, lactobacillus GG (LGG) ou L. reuteri em seu painel de ingredientes.
P. Posso tomar um suplemento de probióticos em vez de mudar minha dieta?
UMA. Sim, você obterá mais bactérias com a maioria das cápsulas, pós e pílulas do que com uma embalagem de iogurte. Além disso, tomar um suplemento enquanto toma antibióticos pode ajudar a diminuir o risco de efeitos colaterais, como diarreia, em 52 por cento, revela um estudo da Yeshiva University. Outra pesquisa mostra que os suplementos podem reduzir a duração e a gravidade de um resfriado. Procure um que contenha de 10 a 20 bilhões de unidades formadoras de colônia (UFC) e leia o rótulo para saber como deve ser armazenado.