O que é Propriocepção e Por que é tão importante?
Contente
- Anatomia da propriocepção
- Sintomas do distúrbio de propriocepção
- Causas da propriocepção prejudicada
- Como é avaliada a propriocepção?
- Tratamento para problemas com propriocepção
- Perspectivas para pessoas com transtorno de propriocepção
- A linha inferior
A propriocepção, também chamada cinestesia, é a capacidade do corpo de detectar sua localização, movimentos e ações. É a razão pela qual somos capazes de nos mover livremente sem pensar conscientemente sobre o nosso ambiente.
Exemplos de propriocepção incluem poder andar ou chutar sem olhar para os pés ou tocar o nariz com os olhos fechados.
Algumas coisas podem afetar a propriocepção. O comprometimento temporário pode advir do consumo excessivo de álcool, e é por isso que um teste de sobriedade envolve tocar o nariz em pé com um pé.
Lesões ou condições médicas que afetam os músculos, nervos e cérebro podem causar comprometimento permanente ou permanente da propriocepção. As mudanças relacionadas à idade também afetam a propriocepção.
Anatomia da propriocepção
A propriocepção é basicamente um ciclo contínuo de feedback entre os receptores sensoriais do corpo e do sistema nervoso.
Os receptores sensoriais estão localizados na pele, articulações e músculos. Quando nos movemos, nosso cérebro percebe o esforço, força e peso de nossas ações e posições e responde de acordo.
Sintomas do distúrbio de propriocepção
A propriocepção normal permite que você se mova livremente sem pensar duas vezes em seus movimentos. A propriocepção anormal causa sintomas que podem interferir nas atividades mais simples.
Com o que se preocuparUm distúrbio ou lesão de propriocepção pode causar vários sinais e sintomas, incluindo:
- problemas de equilíbrio, como dificuldade para ficar em pé com um pé ou quedas frequentes enquanto caminha ou senta
- movimento descoordenado, como não conseguir andar em linha reta
- falta de jeito, como cair ou esbarrar em coisas
- controle postural deficiente, como se agachar ou ter que colocar peso extra em uma mesa para se equilibrar enquanto está sentado
- problemas em reconhecer sua própria força, como pressionar uma caneta com muita força ao escrever ou não conseguir medir a força necessária para pegar algo
- evitando certos movimentos ou atividades, como subir escadas ou andar em superfícies irregulares por medo de cair
Causas da propriocepção prejudicada
A disfunção de propriocepção pode ser causada por lesões e distúrbios que afetam qualquer parte do sistema proprioceptivo entre os receptores sensoriais que enviam os sinais para as partes do cérebro que os recebem e interpretam.
O risco de perda de propriocepção aumenta à medida que envelhecemos devido a uma combinação de alterações naturais relacionadas à idade nos nervos, articulações e músculos.
Exemplos de lesões e condições que podem causar déficit proprioceptivo incluem:
- lesões cerebrais
- hérnia de disco
- artrite
- esclerose múltipla (EM)
- derrame
- transtorno do espectro autista (TEA)
- diabetes
- neuropatia periférica
- Mal de Parkinson
- Doença de Huntington
- ELA (esclerose lateral amiotrófica) ou doença de Lou Gehrig
- lesões nas articulações, como entorse de tornozelo ou entorse de joelho
- cirurgia de substituição articular, como substituição de quadril ou joelho
- Mal de Parkinson
Como é avaliada a propriocepção?
Se você tiver sintomas de distúrbio de propriocepção, como problemas de equilíbrio ou falta de coordenação, seu médico perguntará sobre seu histórico médico, incluindo quaisquer condições médicas preexistentes e lesões ou cirurgias recentes.
Um profissional de saúde, como médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, fará um exame, incluindo um exame neurológico. Eles também podem usar um ou mais testes de propriocepção. O tipo de teste usado dependerá da área do corpo afetada.
Alguns testes de propriocepção incluem:
- Teste de Romberg. Este é o teste de diagnóstico mais usado para anormalidades proprioceptivas. Para fazer o teste, você fica sem suporte por 30 segundos com os calcanhares juntos e os olhos fechados. Se você perder o equilíbrio durante esse período, é considerado um resultado positivo.
- Teste de sobriedade em campo. Isso pode envolver um ou uma série de testes frequentemente usados por policiais para avaliar suspeitos de dirigir embriagado. Um desses testes envolve fechar os olhos e tocar o nariz com cada um dos dedos indicadores. O teste de sobriedade de campo padronizado (SFST) é uma bateria de três testes. Inclui o teste de nistagmo de olhar horizontal (HGN), que envolve seguir uma caneta que se move lentamente ou outro objeto com os olhos; o teste de caminhada e volta (WAT), no qual você dá alguns passos em uma linha reta com um pé na frente do outro; e o teste de uma perna (OLS), que está simplesmente de pé, com um pé levantado do chão.
- Teste de localização do polegar. Para este teste, o testador colocará uma de suas mãos em uma determinada posição. Em seguida, você será solicitado a tocar o polegar colocado com o outro polegar e indicador enquanto seus olhos estão fechados.
- Toque sequencial no dedo. Este teste é frequentemente usado em crianças e adultos. Para realizar o teste, toque cada um dos dedos no polegar, começando com o dedo indicador.
- Teste de propriocepção distal. O testador irá segurar as laterais do dedão do pé e realizar movimentos para cima e para baixo enquanto você assiste. Você precisa repetir o mesmo movimento com os olhos fechados.
Um fisioterapeuta pode avaliar a propriocepção com equipamento especial que controla e mede os movimentos de outras partes do corpo, como braços, costas, pernas e pés.
O seu médico pode solicitar outros testes de diagnóstico se houver suspeita de uma condição médica ou lesão subjacente. Isso pode incluir um ou mais dos seguintes itens:
- exames de sangue
- raios X
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética
- eletromiografia
- velocidade de condução nervosa
Tratamento para problemas com propriocepção
O tratamento de propriocepção depende da causa subjacente e pode exigir tratamento de uma condição médica ou lesão.
Juntamente com o tratamento de qualquer condição subjacente, o tratamento bem-sucedido da propriocepção também envolve outras terapias e exercícios para ajudar a ganhar força e melhorar o equilíbrio e a coordenação.
Há evidências de que o treinamento de propriocepção também pode ser usado como uma medida preventiva para reduzir o risco de lesões, como entorses.
As opções de tratamentos incluem:
- fisioterapia, que pode ser atendida a qualquer lesão ou condição subjacente e envolve atividades para melhorar as habilidades motoras, força e equilíbrio
- terapia ocupacional para aprender a gerenciar tarefas diárias enquanto convive com disfunção de propriocepção
- treinamento de estimulação somatossensorial, como terapia por vibração
- exercícios, como exercícios de equilíbrio
- tai chi, que melhora a propriocepção dos membros inferiores, de acordo com pesquisas recentes
- yoga, que melhora o equilíbrio e a força muscular
Perspectivas para pessoas com transtorno de propriocepção
O treinamento proprioceptivo demonstrou ser eficaz no tratamento da propriocepção causada por diversas condições e lesões. Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de vários fatores, como a causa, a idade e a saúde geral.
Consulte o seu médico se estiver preocupado com uma propriocepção anormal. O seu médico pode trabalhar com você para desenvolver um plano de tratamento mais adequado à sua situação.
A linha inferior
A propriocepção desempenha um papel em cada movimento que você faz, desde caminhar até comer. O seu médico pode realizar testes para ajudar a determinar se você tem alguma anormalidade. O treinamento de propriocepção pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades motoras, força muscular e equilíbrio.