Quais testes são usados para diagnosticar artrite psoriática?
Contente
- Visão geral
- Testes de imagem
- Sangue e outros exames laboratoriais
- Outros testes para artrite psoriática
- Quando procurar um diagnóstico
- Quem desenvolve artrite psoriática?
- Opções de tratamento para artrite psoriática
- Outlook
Visão geral
Não há um único teste que diagnostica artrite psoriática (APS). Ainda assim, seu médico pode realizar uma variedade de testes para determinar sua condição e também excluir outras condições inflamatórias relacionadas à articulação.
Seu médico primeiro perguntará sobre seu histórico médico e fará um exame físico. Durante seu exame físico, seu médico procurará:
- articulações inchadas
- padrões de dor ou sensibilidade
- picada ou erupção cutânea na pele e unhas
Outros testes de diagnóstico podem incluir testes de imagem, testes de laboratório e outras avaliações. O seu médico pode realizar testes para descartar condições com sintomas semelhantes aos do PSA, como:
- artrite reumatoide
- gota
- osteoartrite
Testes de imagem
Os exames de imagem permitem que seu médico examine suas articulações e ossos de perto. Os testes de imagem usados para diagnosticar o PSA incluem:
- Raio X
- Ressonância magnética
- Tomografia computadorizada
- ultrassom
O seu médico pode perceber certas alterações no seu corpo que são específicas ao PSA através de um raio-X. Uma ressonância magnética pode permitir que seu médico observe outras partes do seu corpo, como tendões e outros tecidos, que podem mostrar sinais de AP.
O seu médico dará instruções específicas antes dos exames de imagem. Esta informação irá ajudá-lo a chegar ao seu compromisso preparado. Você será submetido a esses testes no consultório do seu médico ou em outro centro médico.
Sangue e outros exames laboratoriais
Testes de laboratório também são úteis para diagnosticar PsA. Seu médico pode procurar por algumas pistas desses testes para determinar sua condição. Geralmente, os testes de laboratório serão realizados no consultório do seu médico ou em outro centro médico. Esses testes incluem:
Teste de pele: O seu médico pode fazer uma biópsia da sua pele para diagnosticar psoríase.
Teste de fluido: O seu médico pode coletar líquidos de uma articulação com suspeita de PSA para determinar sua condição.
Teste de sangue: A maioria dos exames de sangue não diagnosticará PSA, mas eles podem apontar para uma condição diferente. O seu médico pode procurar certos fatores no sangue, como o fator reumatóide. Esse fator indica artrite reumatóide. Se estiver presente no seu sangue, você não tem PSA.
O seu médico também pode procurar sinais de inflamação no sangue. Pessoas com PSA geralmente têm níveis normais, no entanto. O seu médico também pode procurar um marcador genético relacionado ao PSA, mas descobrir que ele não necessariamente diagnostica a condição.
Outros testes para artrite psoriática
Os pesquisadores de um estudo de 2014 concluíram que três ferramentas de triagem podem ajudar os médicos a determinar se você pode ter um PSA.Estes incluíram o Questionário de Rastreio de Psoríase e Artrite (PASQ), a Ferramenta de Rastreio de Epidemiologia da Psoríase (PEST) e o Rastreio de Artrite de Toronto (ToPAS).
Esses exames exigem que você preencha um questionário. Com base nas suas respostas, seu médico determinará se você precisa de mais cuidados.
Seu médico pode encaminhá-lo a um reumatologista se ele não conseguir fazer um diagnóstico. Um reumatologista é um médico especialista em problemas músculo-esqueléticos, como artrite psoriática.
Quando procurar um diagnóstico
Dores nas articulações podem ser um sinal de artrite psoriática (APS). Esta é uma condição inflamatória crônica que se beneficia do diagnóstico e tratamento precoces. Você deve consultar seu médico se tiver sintomas de PSA. Não há testes específicos para confirmar o PSA, mas seu médico pode usar vários métodos de diagnóstico para determinar sua condição.
Os sintomas do PSA incluem:
- dor e inflamação nas articulações
- cansaço
- dedos das mãos e pés inchados
- rigidez e cansaço, principalmente pela manhã
- mudanças de humor
- alterações nas unhas
- irritação ocular, como vermelhidão ou dor
- movimento limitado nas articulações
O PSA pode ser experimentado no:
- mãos
- pulsos
- cotovelos
- pescoço
- parte inferior das costas
- joelhos
- tornozelos
- pés
- locais onde os tendões encontram as articulações, como coluna vertebral, pelve, costelas, calcanhar de Aquiles e parte inferior dos pés
Quem desenvolve artrite psoriática?
Você pode experimentar o PSA depois de desenvolver psoríase. Cerca de 30% das pessoas com psoríase desenvolvem PsA. E estima-se que 85% das pessoas com PsA desenvolvam psoríase primeiro.
Lembre-se de que, enquanto as duas condições estão vinculadas, sua experiência com cada uma pode ser bem diferente. Por exemplo, você pode ter sintomas limitados de psoríase, mas um PSA grave.
Psoríase e PSA são condições auto-imunes. Não se sabe o que especificamente leva à psoríase ou PSA. Um fator pode ser a genética. Cerca de 40% das pessoas com essas condições têm um membro da família com a mesma condição.
Outros fatores de risco incluem certa idade e infecções que desencadeiam o sistema imunológico. A maioria das pessoas diagnosticadas com a doença tem entre 30 e 40 anos.
Opções de tratamento para artrite psoriática
Você pode ser diagnosticado com PSA após o teste. Em seguida, seu médico determinará um plano de tratamento para o seu nível de PSA, com base nos resultados dos testes, sintomas e saúde física geral.
Seu plano de tratamento pode incluir um ou mais dos seguintes itens:
- anti-inflamatórios não esteróides
- medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença
- biológicos
- tratamentos orais recentemente desenvolvidos
- terapias alternativas complementares
- esteróides injetados nas articulações
- cirurgia para substituir as articulações
- terapia física ou ocupacional
Outlook
O PSA é crônico e não desaparece por si próprio; portanto, você precisa procurar tratamento para ele. Quanto mais você esperar para diagnosticar e tratar o PSA, mais danos poderá causar às articulações. Consulte seu médico regularmente para discutir seu PSA. Eles podem ajudar a aliviar os sintomas e impedir que a condição piore. Você pode ajudar a melhorar sua condição reduzindo a ingestão de calorias, aumentando a atividade física e comendo mais frutas, vegetais e gorduras saudáveis.
Além disso, o PSA está vinculado a outras condições que são influenciadas pela inflamação, como:
- obesidade
- diabetes
- doença cardiovascular
O tratamento para o PSA também pode diminuir o risco dessas condições relacionadas.
Não deixe de entrar em contato com o seu médico se os sintomas existentes piorarem ou se você desenvolver novos sintomas.