O que é um oxímetro de pulso e você realmente precisa de um em casa?
Contente
- O que é um oxímetro de pulso e como funciona?
- Você pode usar um boi de pulso para detectar o coronavírus?
- Então, você deve comprar um oxímetro de pulso?
- Revisão para
À medida que o coronavírus continua a se espalhar, fala-se também de um pequeno dispositivo médico que poderia ser capaz de alertar os pacientes para procurarem um ajudante mais cedo. Com formato e tamanho semelhantes a um prendedor de roupa, o oxímetro de pulso se encaixa suavemente em seu dedo e, em segundos, mede sua frequência cardíaca e o nível de oxigênio no sangue, que podem ser afetados em pacientes com COVID-19.
Se isso soa vagamente familiar, é porque você provavelmente experimentou o dispositivo em primeira mão em um consultório médico ou, no mínimo, já o viu em um episódio de Grey.
Apesar de sua recente popularidade, os oxímetros de pulso não fazem parte (pelo menos ainda) das diretrizes oficiais de prevenção e tratamento COVID-19 estabelecidas pelas principais organizações de saúde. Ainda assim, alguns médicos acreditam que o pequeno gadget pode ser um jogador crucial em meio à pandemia, ajudando as pessoas, especialmente aquelas que são imunocomprometidas e com doenças pulmonares preexistentes (devido ao risco aumentado de contrair o vírus), a monitorar seus níveis sem sair de casa (afinal, a maioria dos estados ainda enfatiza a importância de ficar em casa). Lembre-se: o coronavírus pode causar estragos em seus pulmões, levando à falta de ar e reduzindo o nível de oxigênio no sangue.
Aqui está o que você precisa saber.
O que é um oxímetro de pulso e como funciona?
Um oxímetro de pulso (conhecido como boi de pulso) é um dispositivo eletrônico que mede sua frequência cardíaca e a saturação ou quantidade de oxigênio nas células vermelhas do sangue, de acordo com a American Lung Association (ALA). Embora tecnicamente possa ser conectado a outras partes do corpo (por exemplo, nariz, orelhas, dedos dos pés), um oxímetro de pulso é normalmente colocado em um de seus dedos. O minúsculo dispositivo prende suavemente em seu dedo e mede o nível de oxigênio no sangue ao iluminar com a ponta do dedo. Tem como alvo a hemoglobina, uma proteína nas células vermelhas do sangue que transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Dependendo de quanto oxigênio está transportando, a hemoglobina absorve diferentes quantidades e comprimentos de onda de luz. Portanto, a quantidade de luz absorvida pelo sangue sinaliza o nível de oxigênio no sangue para o pulso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Embora algumas pesquisas tenham descoberto que a precisão dessas leituras pode variar dependendo do dedo usado, a maioria dos profissionais médicos coloca um oxímetro de pulso no dedo indicador do paciente. Você quer evitar esmaltes escuros e unhas compridas ou postiças, pois esses fatores - bem como as mãos frias - podem afetar a precisão dos resultados, diz Osita Onugha, MD, chefe de cirurgia torácica robótica e diretora do Laboratório de Inovação Cirúrgica no John Wayne Cancer Institute no Providence Saint John's Health Center em Santa Monica, Califórnia.
Então, qual deveria ser a leitura do oxímetro de pulso, idealmente? A saturação de oxigênio no sangue deve estar em qualquer lugar entre 95-100 por cento, de acordo com a OMS. A maioria das pessoas saudáveis, no entanto, obterá uma leitura entre 95-98 por cento, diz o Dr. Onugha. E se sua leitura cair abaixo de 93 por cento, você deve chamar seu médico, especialmente se seu nível foi mais alto no passado, acrescenta David Cennimo, M.D., professor assistente de medicina na Rutgers New Jersey Medical School. Isso pode significar que você está potencialmente hipóxico, no qual seu corpo fica privado de oxigênio, de acordo com a OMS. No entanto, uma variação de 1 a 2 por cento de uma leitura para outra é normal, acrescenta o Dr. Cennimo.
“De certa forma, é como ter um termômetro”, diz ele. "[Um oxímetro de pulso] pode ser útil, mas espero que não deixe alguém louco por ficar obcecado por números. Por outro lado, se alguém sentir falta de ar ou tiver outros sintomas respiratórios que o preocupem, deve procurar cuidado, mesmo se o boi de pulso for 'normal'. "(Relacionado: Esta técnica de respiração do Coronavírus é legítima?)
E, durante a pandemia de coronavírus, são essas preocupações respiratórias que colocam as pessoas em alerta máximo para qualquer alteração na função pulmonar ou na saúde neste momento.
Você pode usar um boi de pulso para detectar o coronavírus?
Não exatamente.
COVID-19 pode causar uma reação inflamatória nos pulmões, complicações pulmonares como pneumonia e / ou pequenos coágulos sanguíneos microscópicos nos pulmões. (Que, aliás, é uma das razões pelas quais se acredita que a vaporização aumenta o risco de coronavírus.) Quando alguém desenvolve uma doença pulmonar ou problema (s) de pulmão, seu corpo pode ter problemas para transferir oxigênio de seus alvéolos (pequenas bolsas no pulmão no final dos brônquios) às células sanguíneas, diz o Dr. Cennimo. E isso é algo que os médicos estão descobrindo em pacientes com COVID-19, acrescenta. (Psst ... alguns pacientes com coronavírus também podem apresentar erupção na pele.)
Os médicos também estão percebendo uma tendência preocupante conhecida como "hipóxia silenciosa" entre os pacientes com coronavírus, onde seus níveis de saturação de oxigênio ficam extremamente baixos, mas eles não têm falta de ar, diz o Dr. Cennimo. "Portanto, houve sugestões de que mais monitoramento poderia identificar a queda na saturação de oxigênio - e desencadear a oferta de oxigênio - mais cedo", explica ele.
Enquanto isso, há também o argumento de que o monitoramento regular com um oxímetro de pulso pode ser útil para rastrear trabalhadores essenciais para sinalizar se eles contraíram o vírus e precisam ficar isolados.Mas o Dr. Onugha não está convencido de que isso seja útil. “Com COVID-19, é mais provável que você apresente febre primeiro, depois tosse, e então dificuldade para respirar, se chegar a esse ponto. É improvável que um nível de saturação de oxigênio mais baixo seja seu primeiro sintoma”, diz ele. (Relacionado: Os sintomas mais comuns de coronavírus a serem observados, de acordo com especialistas)
Então, você deve comprar um oxímetro de pulso?
A teoria é que o uso regular e adequado de um oxímetro de pulso pode permitir que os pacientes com e sem COVID-19 monitorem seus níveis de saturação de oxigênio. Mas antes que você corra para comprar uma, saiba que os médicos estão divididos sobre se eles são ou não uma necessidade pandêmica (como, digamos, máscaras faciais).
"Acho que é uma boa ideia para pacientes com COVID-19 que estão se isolando em casa, contanto que saibam o que fazer com as informações - que nível de oxigênio está muito baixo e o que fazer se isso acontecer", disse Richard Watkins, MD, um médico infectologista em Akron, Ohio, e professor associado de medicina interna na Northeast Ohio Medical University. (Não entre em pânico e chame seu médico.)
Ele também acha que um boi de pulso pode ser valioso para pessoas que têm um caso suspeito (leia-se: não confirmado) de COVID-19: "Eu me perguntei sobre as pessoas que morreram em casa - especialmente os jovens - se um oxímetro de pulso poderia ter alertou-os ou a sua família de que estavam em apuros. " (Relacionado: O que fazer exatamente se você mora com alguém que tem o coronavírus)
Mas nem todo mundo pensa que é uma necessidade. O Dr. Onugha e o Dr. Cennimo concordam que o dispositivo provavelmente não é necessário para a população em geral. “Se você tem uma condição pré-existente, como asma ou DPOC, pode ser útil saber quais são seus níveis de saturação de oxigênio”, acrescenta o Dr. Onugha. "E, se você for diagnosticado com COVID-19, pode ser útil [monitorar sua condição], mas, em geral, não acho que seja benéfico para todos."
Além disso, atualmente não há recomendações oficiais das principais associações médicas, como os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), OMS e American Medical Association (AMA) sobre o uso de um oxímetro de pulso quando se trata de COVID-19. Além do mais, a ALA emitiu recentemente um comunicado à imprensa, advertindo que um oxímetro de pulso "não é um substituto para falar com um provedor de saúde" e que "a maioria das pessoas não precisa ter um oxímetro de pulso em casa". (Relacionado: O que fazer se você acha que tem o Coronavírus)
Ainda assim, se você Faz queira comprar um por motivos relacionados ao coronavírus ou não - eles são acessíveis e essas versões caseiras são acessíveis - qualquer oxímetro de pulso que você possa encontrar em uma farmácia local ou online deve ser suficiente, diz o Dr. Onugha. "Eles são todos bastante precisos, na maior parte", diz ele. Experimente o oxímetro de pulso ChoiceMMEd (compre, $ 35, target.com) ou o oxímetro de pulso NuvoMed (compre, $ 60, cvs.com). Fique sabendo que muitos oxímetros de pulso estão esgotados no momento, então pode ser necessário pesquisar um pouco para encontrar um dispositivo disponível. (Se você quiser ser muito meticuloso, pode verificar o banco de dados de notificação de pré-mercado da Food and Drug Administration e pesquisar por "oxímetro" para obter uma lista dos dispositivos que são reconhecidos pelo FDA.)
As informações nesta história são precisas no momento da publicação. À medida que as atualizações sobre o coronavírus COVID-19 continuam a evoluir, é possível que algumas informações e recomendações nesta história tenham mudado desde a publicação inicial. Incentivamos você a verificar regularmente os recursos como o CDC, a OMS e o departamento de saúde pública local para obter os dados e recomendações mais atualizados.