12 razões pelas quais você se sente cansado o tempo todo e o que fazer a respeito
Contente
- 1. Dieta
- 2. Deficiência de vitamina
- 3. Falta de sono
- 4. Estar acima do peso
- 5. Estilo de vida sedentário
- 6. Estresse
- 7. Depressão
- 8. Distúrbios do sono
- 9. Síndrome de fadiga crônica
- 10. Fibromialgia
- 11. Medicação
- 12. Diabetes
- Leve embora
A maioria das pessoas não consideraria a sonolência diurna um grande problema. Muitas vezes, não é. Mas se a sua sonolência é contínua e está atrapalhando sua vida diária, pode ser hora de consultar o médico.
Muitos fatores podem estar contribuindo para a sua sonolência. É possível que você não esteja dormindo o suficiente por causa de um problema de saúde subjacente, como apnéia do sono ou narcolepsia. Seu médico pode ajudá-lo a descobrir a causa de seu cansaço e como controlá-lo.
Aqui estão 12 razões possíveis pelas quais você pode se sentir cansado o tempo todo.
1. Dieta
Se você tem tendência a pular refeições, pode não estar obtendo as calorias de que precisa para manter sua energia alta. Longos intervalos entre as refeições podem fazer com que o açúcar no sangue caia, diminuindo sua energia.
É importante não pular refeições. Na verdade, você também deve comer lanches saudáveis que aumentem a energia entre as refeições, especialmente quando você começar a se sentir lento. As opções de lanches saudáveis incluem bananas, manteiga de amendoim, biscoitos integrais, barras de proteína, frutas secas e nozes.
2. Deficiência de vitamina
Estar cansado o tempo todo também pode ser um sinal de deficiência de vitaminas. Isso pode incluir níveis baixos de vitamina D, vitamina B-12, ferro, magnésio ou potássio. Um exame de sangue de rotina pode ajudar a identificar uma deficiência.
Seu médico pode recomendar tomar suplementos. Você também pode aumentar a ingestão de certos alimentos para corrigir uma deficiência naturalmente. Por exemplo, comer mariscos, carne bovina e fígado pode reverter a deficiência de B-12.
3. Falta de sono
Tarde da noite pode afetar seu nível de energia. A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono todas as noites. Se você adquirir o hábito de ficar acordado até tarde, estará se colocando em risco de privação de sono.
Pratique melhores hábitos de sono para aumentar sua energia. Vá para a cama mais cedo e tome medidas para melhorar a qualidade do seu sono. Durma em um quarto escuro, silencioso e confortável. Evite atividades estimulantes antes de dormir, como exercícios e assistir TV.
Se seu sono não melhorar com o autocuidado, converse com seu médico. Você pode precisar de um remédio para dormir ou de um estudo do sono.
4. Estar acima do peso
O excesso de peso também pode causar cansaço. Quanto mais peso você carrega, mais duro seu corpo deve trabalhar para concluir as tarefas diárias, como subir escadas ou limpar.
Elabore um plano para perder peso e melhorar seu nível de energia. Comece com atividades leves, como caminhar ou nadar, e aumente gradualmente a intensidade conforme sua resistência permitir. Além disso, coma mais frutas frescas, vegetais e grãos inteiros. Limite a ingestão de açúcar, junk food e alimentos gordurosos.
5. Estilo de vida sedentário
A atividade física também pode aumentar seu nível de energia. Um estilo de vida sedentário, por outro lado, pode deixá-lo com uma sensação de cansaço e sono.
Em um estudo, os pesquisadores investigaram como um estilo de vida sedentário e inativo influenciava os sentimentos de fadiga nas mulheres. Setenta e três mulheres foram incluídas no estudo. Alguns estilos de vida das mulheres atendiam às recomendações de atividade física, enquanto outras não eram fisicamente ativas.
De acordo com os resultados, as mulheres menos sedentárias apresentaram um nível de fadiga significativamente menor. Isso apóia a noção de que o aumento da atividade física contribui para mais energia e vigor.
6. Estresse
O estresse crônico pode causar dores de cabeça, tensão muscular, problemas de estômago e fadiga.
Quando está sob estresse, seu corpo entra em modo de luta ou fuga. Isso causa aumento do cortisol e da adrenalina, o que prepara o corpo para lidar com essas situações. Em pequenas doses, essa resposta é segura. No caso de estresse crônico ou contínuo, isso prejudica os recursos do seu corpo, deixando-o exausto.
Aprender como controlar o estresse pode melhorar seu nível de energia. Comece definindo limitações, criando metas realistas e praticando mudanças em seus padrões de pensamento. A respiração profunda e a meditação também podem ajudá-lo a manter a calma em situações estressantes.
7. Depressão
Quando você se sente deprimido, pode ocorrer falta de energia e cansaço. Se você estiver sofrendo de depressão, converse com seu médico e discuta as opções de tratamento.
Seu médico pode prescrever um antidepressivo ou um medicamento ansiolítico. Você também pode se beneficiar de aconselhamento de saúde mental. A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de tratamento que ajuda a corrigir padrões de pensamento negativo que levam a um humor negativo e à depressão.
8. Distúrbios do sono
Às vezes, um distúrbio do sono é a causa subjacente do cansaço. Se o seu nível de energia não melhorar após algumas semanas, ou depois de fazer as modificações certas no estilo de vida, fale com seu médico. Você pode precisar consultar um especialista em sono.
Um distúrbio do sono, como a apnéia do sono, pode estar causando o seu cansaço. A apnéia do sono é quando sua respiração para enquanto você está dormindo. Como resultado, seu cérebro e corpo não recebem oxigênio suficiente à noite. Isso pode levar à fadiga diurna.
A apnéia do sono é uma condição séria. Pode causar hipertensão, falta de concentração e levar a um derrame ou ataque cardíaco. O tratamento envolve o uso de uma máquina de CPAP ou um dispositivo oral para manter as vias aéreas superiores abertas enquanto você está dormindo.
9. Síndrome de fadiga crônica
Você pode se sentir cansado o tempo todo se tiver síndrome de fadiga crônica. Esta condição causa fadiga extrema que não melhora com o sono. Sua causa é desconhecida.
Não há nenhum teste para confirmar a fadiga crônica. Seu médico deve descartar outros problemas de saúde antes de fazer um diagnóstico. O tratamento envolve aprender a viver dentro de suas limitações físicas ou controlar seu próprio ritmo. O exercício moderado também pode ajudá-lo a se sentir melhor e a aumentar sua energia.
10. Fibromialgia
A fibromialgia causa dor e sensibilidade muscular generalizada. Essa condição afeta os músculos e tecidos moles, mas também pode causar fadiga. Por causa da dor, algumas pessoas com a doença não conseguem dormir à noite. Isso pode causar sonolência diurna e fadiga.
Tomar um analgésico de venda livre pode ajudar a melhorar a dor e o sono. Além disso, algumas pessoas tiveram resultados positivos com um antidepressivo, assim como com fisioterapia e exercícios.
11. Medicação
Às vezes, a medicação pode fazer você se sentir cansado o tempo todo. Lembre-se de quando você notou a sonolência diurna pela primeira vez. Foi nessa época que você começou um novo medicamento?
Verifique os rótulos dos medicamentos para ver se a fadiga é um efeito colateral comum. Se sim, converse com seu médico. Eles podem prescrever outro medicamento ou reduzir sua dosagem.
12. Diabetes
Sentir-se cansado o tempo todo também pode ser um sintoma de diabetes. Quando você tem diabetes, seu corpo não produz insulina suficiente. Isso pode causar níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode afetar sua concentração e deixá-lo com uma sensação de cansaço e irritação.
Consulte um médico para qualquer fadiga inexplicável que não melhora. Lembre-se de que a fadiga também pode ser um sintoma de outras condições médicas, como doenças cardíacas e câncer.
Leve embora
Alguns dias são mais cansativos do que outros. É importante reconhecer a sonolência normal do cansaço excessivo.
Na maioria dos casos, a sonolência excessiva pode ser corrigida com algumas mudanças no estilo de vida. Se você ainda se sentir exausto depois de tentar controlar a fadiga por conta própria, converse com seu médico. Você pode ter um distúrbio do sono ou outra condição médica que precise de atenção.