O que você precisa saber se você tem uma mancha vermelha no olho
Contente
- O que causa manchas vermelhas no seu olho?
- Um aumento na pressão arterial
- Retinopatia diabética
- Lesão ocular
- Problema da lente de contato
- Medicamentos para afinar o sangue
- Distúrbios da coagulação do sangue
- Hyphema
- Como é diagnosticada uma mancha vermelha no olho?
- Qual é o tratamento para uma mancha vermelha no olho?
- Quando consultar um médico se tiver uma mancha vermelha no olho
- Qual é a perspectiva se você tem uma mancha vermelha no olho?
- A linha inferior
Um ponto vermelho no branco do seu olho pode ser alarmante, mas provavelmente não é tão sério quanto parece.
Pode ser que um ou mais pequenos vasos sangüíneos do seu olho tenham se rompido e vazado. Isso é chamado de hemorragia subconjuntival. Isso pode acontecer depois de algo tão simples quanto uma tosse inesperada ou um ataque de espirro.
Apesar das aparências, você provavelmente não sentirá nada. Geralmente é inofensivo e desaparece sem tratamento.
Continue lendo para aprender algumas causas de manchas vermelhas nos olhos, além de sinais de que pode ser algo mais sério.
O que causa manchas vermelhas no seu olho?
Manchas vermelhas no olho podem acontecer a qualquer pessoa de qualquer idade. Isso ocorre porque os pequenos vasos sanguíneos do olho são frágeis e se quebram facilmente. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode ter manchas vermelhas nos olhos.
Um aumento na pressão arterial
Qualquer coisa que faça você se esforçar pode aumentar temporariamente a pressão arterial e quebrar alguns capilares nos olhos. Alguns exemplos dessas atividades incluem:
- tosse
- espirros
- vômito
- movendo suas entranhas
- parto
- levantamento pesado
A pressão alta em si é uma causa menos comum de manchas vermelhas nos olhos.
Retinopatia diabética
A retinopatia diabética não é uma causa comum de manchas vermelhas nos olhos. Mas é o motivo mais comum para perda de visão entre pessoas com todos os tipos de diabetes.
A condição faz com que os vasos sanguíneos da retina vazem fluido ou sangrem. Os sintomas podem incluir moscas volantes e visão embaçada.
os quatro estágios da retinopatia diabética- Retinopatia não proliferativa leve. Alguns dos pequenos vasos sanguíneos (microaneurismas) da retina começam a inchar, o que pode causar vazamento de líquido.
- Retinopatia não proliferativa moderada. Os vasos sanguíneos começam a distorcer e têm problemas para transportar sangue.
- Retinopatia não proliferativa grave. Muitos vasos sanguíneos estão agora bloqueados, então algumas áreas da retina não recebem mais sangue. Isso estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos.
- Retinopatia diabética proliferativa. Uma abundância de novos vasos sanguíneos está crescendo dentro da superfície da retina e no gel vítreo. Os novos vasos sanguíneos são delicados, então eles tendem a vazar e sangrar. À medida que o tecido cicatricial se forma, a retina pode se desprender, levando à perda permanente da visão.
Se você tem diabetes, planeje fazer um exame oftalmológico abrangente uma vez por ano ou conforme recomendado pelo seu médico.
Lesão ocular
Se você for cutucado no olho ou algo voar dentro dele, a lesão pode causar sangramento. Mesmo traumas leves, como quando esfrega os olhos um pouco demais, podem resultar em capilares quebrados e manchas vermelhas.
É por isso que é uma boa ideia usar óculos de proteção para trabalho ou esportes que envolvam objetos voadores ou detritos.
Problema da lente de contato
Um pequeno grão de poeira preso atrás da lente de contato pode causar uma enorme irritação. Ainda mais se você responder esfregando o olho.
Assim que sentir algo nos olhos, remova a lente e faça uma limpeza completa. Não use lentes de contato por mais tempo do que o recomendado pelo seu oftalmologista e substitua-as conforme necessário.
Ao ar livre, use óculos escuros para se proteger do vento e da sujeira. Use proteção ocular apropriada para esportes e outras atividades que possam fazer com que algo caia nos seus olhos.
Medicamentos para afinar o sangue
Alguns medicamentos diluem o sangue, o que facilita o sangramento. Pode ser esse o caso se você tomar aspirina com muita frequência ou se interferir.
Outros anticoagulantes incluem:
- apixaban (Eliquis)
- dabigatrano (Pradaxa)
- enoxaparina (Lovenox)
- heparina
- rivaroxabano (Xarelto)
- varfarina (Coumadin, Jantoven)
Distúrbios da coagulação do sangue
É raro, mas ter um distúrbio de coagulação sanguínea, como hemofilia ou doença de von Willebrand, pode aumentar o risco de hemorragia subconjuntival.
Hyphema
Hifema não é hemorragia subconjuntival. Embora pareçam semelhantes, o hifema causa sintomas adicionais, como dor e sensibilidade à luz.
O hifema é causado por uma lágrima na íris ou na pupila, geralmente causada por uma lesão. O sangue se acumula na parte frontal do olho e pode cobrir a íris e a pupila.
Isso pode bloquear parte ou toda a sua visão. Se não for tratado, pode prejudicar permanentemente sua visão.
Se você não tem certeza se tem hemorragia subconjuntival ou hifema, não se arrisque. Consulte seu médico imediatamente.
Como é diagnosticada uma mancha vermelha no olho?
Seu médico pode diagnosticar hemorragia subconjuntival apenas olhando para ela. Se você tiver sintomas que sugerem algo mais, provavelmente precisará de um exame oftalmológico abrangente.
O seu médico deve avaliar quaisquer problemas subjacentes, como diabetes ou pressão alta.
Se parecer que você tem hifema, seu médico poderá verificar a pressão no seu olho ou realizar uma tomografia computadorizada para verificar se há algum dano menos visível.
Qual é o tratamento para uma mancha vermelha no olho?
Uma mancha vermelha no seu olho provavelmente desaparecerá dentro de dias ou algumas semanas. Enquanto isso, você pode usar lágrimas artificiais ou uma compressa fria para ajudar a aliviar qualquer irritação.
A perda de visão devido à retinopatia diabética pode ser irreversível, mas o tratamento pode reduzir o risco de cegueira em 95%.
tratamento para retinopatia diabética- corticosteróides injetados ou implantados no olho
- injeções anti-VEGF para bloquear a proteína que desencadeia o crescimento de vasos sanguíneos com vazamentos anormais
- cirurgia a laser para reduzir o inchaço e vazamento de líquido
- cirurgia para reparar uma retina descolada, remover tecido cicatricial ou remover o vítreo (vitrectomia)
- gestão geral da diabetes
Quando consultar um médico se tiver uma mancha vermelha no olho
Se você tem uma mancha vermelha no olho, mas sem outros sintomas, provavelmente não precisa de ajuda médica.
quando consultar seu médico- Duas semanas se passaram sem melhorias.
- Você tem visão embaçada ou reduzida.
- Você tem corrimento ocular.
- Seu olho está inchado ou dói, mesmo que você não tenha uma lesão aparente.
- Você acha que pode ter algo em seus olhos.
- Você também tem uma dor de cabeça incomum.
- Você tem diabetes ou outra condição que pode afetar os olhos.
- Manchas vermelhas nos olhos ocorrem com freqüência e sem motivo óbvio.
Se você tem diabetes, faça um exame oftalmológico pelo menos uma vez por ano e relate imediatamente quaisquer sintomas novos ou agravantes.
Qual é a perspectiva se você tem uma mancha vermelha no olho?
Manchas vermelhas no olho geralmente não são graves. Geralmente, não precisa de tratamento. Você pode notar alterações na cor e no tamanho do local à medida que ele cicatriza, o que deve ocorrer dentro de uma semana ou duas.
A linha inferior
Pode ser surpreendente ver uma mancha vermelha no olho, mas provavelmente é apenas uma hemorragia subconjuntival inofensiva que não requer tratamento.
Por outro lado, dor nos olhos, corrimento, visão diminuída ou outros sintomas podem significar que é algo mais sério. Se for esse o caso, consulte um médico imediatamente.