Remissão e recaída com linfoma de células do manto: o que você precisa saber
Contente
- Visão geral
- Taxas de sobrevivência
- Terapia de manutenção
- Verificações e testes regulares
- Tratamento para MCL recidivado
- Medicamento
- Radioterapia
- Transplante de células-tronco
- Tratamentos experimentais
- Cuidados paliativos e planejamento de final de vida
- O takeaway
Visão geral
O linfoma de células do manto (MCL) é geralmente considerado incurável. Muitas pessoas com MCL entram em remissão após o tratamento inicial. Mas, na maioria dos casos, sua condição recai dentro de alguns anos. A remissão acontece quando o câncer volta.
Um número crescente de medicamentos está disponível para tratar o MCL. Se sua condição recair, o câncer pode não responder aos medicamentos usados no seu tratamento inicial. Mas existem terapias de segunda linha que podem ajudá-lo a obter remissão novamente.
Converse com seu médico para saber como você pode reduzir o risco de recaída e gerenciar a recaída, se isso acontecer.
Taxas de sobrevivência
Nos últimos anos, novos medicamentos ajudaram a prolongar a vida das pessoas com MCL.
Um estudo recente no Reino Unido descobriu que aproximadamente 44% das pessoas com esse câncer viviam por 3 anos ou mais. Entre as pessoas que foram tratadas pela primeira vez em 2004–2011, o tempo médio de sobrevivência foi de 2 anos. Nas pessoas tratadas entre 2012 e 2015, o tempo médio de sobrevivência foi de 3,5 anos.
Terapia de manutenção
Se seu tratamento inicial for bem-sucedido e o câncer entrar em remissão, seu médico poderá recomendar terapia de manutenção. Isso pode ajudá-lo a permanecer em remissão por mais tempo.
Durante a terapia de manutenção, você provavelmente receberá uma injeção de rituximabe, vendida sob a marca Rituxan, a cada dois a três meses por até dois anos. Em alguns casos, seu médico pode recomendar um período de manutenção mais curto.
Verificações e testes regulares
Se você se afastar do MCL, é importante agendar consultas regulares de acompanhamento com seu médico.
Por exemplo, eles podem solicitar que você os visite a cada dois ou três meses. Para monitorar você quanto a sinais de recaída, eles provavelmente solicitarão exames de sangue e exames de imagem. Esses exames de imagem podem incluir tomografias computadorizadas, PET / CT, ressonância magnética ou exames de ultrassom.
Pergunte ao seu médico quando você deve agendar consultas de acompanhamento.
Tratamento para MCL recidivado
Se sua condição recair e o câncer retornar, o plano de tratamento recomendado pelo seu médico dependerá de:
- sua idade e saúde geral
- quanto tempo durou a remissão
- os tratamentos que você recebeu no passado para MCL
- quão bem tratamentos anteriores funcionaram
- como o câncer está agindo agora
Dependendo da sua condição e histórico de saúde, seu médico poderá prescrever um ou mais dos seguintes tratamentos:
- medicações
- radioterapia
- transplante de células-tronco (SCT)
O seu médico pode ajudá-lo a entender os possíveis benefícios e riscos de diferentes opções de tratamento.
Medicamento
Para tratar a MCL recidivada, seu médico pode prescrever um ou mais medicamentos, como:
- acalabrutinibe (Calquence)
- bendamustina (Treanda)
- bortezomibe (Velcade)
- ibrutinibe (Imbruvica)
- lenalidomida (Revlimid)
- rituximabe (rituxan)
- quimioterapia combinada
Em alguns casos, eles podem prescrever o mesmo tipo de medicamento que você recebeu no tratamento anterior. Mas esse medicamento pode não funcionar tão bem como antes. Se isso acontecer, seu médico provavelmente passará para outras opções.
Radioterapia
Em alguns casos, a radioterapia pode ajudar a trazer o LCM recidivado de volta à remissão. Este tipo de tratamento utiliza raios X de alta energia para matar células cancerígenas. Seu médico pode ajudá-lo a decidir se é a escolha certa para você.
Transplante de células-tronco
Dependendo da sua condição, seu médico pode recomendar um transplante de células-tronco (SCT). Este tratamento substitui a medula óssea que foi destruída por câncer, quimioterapia ou radioterapia.
A TCE é mais comumente usada durante o tratamento inicial para MCL, e não em recaída. Mas se você é relativamente jovem e saudável, pode ser uma opção para você. Para saber se você é um bom candidato, converse com seu médico.
Tratamentos experimentais
Vários ensaios clínicos estão em andamento para estudar outros tratamentos que podem ser eficazes para a recidiva da MCL. Se você estiver interessado em experimentar um tratamento experimental, poderá ser um bom candidato para um desses ensaios.
Para saber mais sobre os ensaios clínicos em sua área, visite ClinicalTrials.gov.
Cuidados paliativos e planejamento de final de vida
Se o câncer não estiver respondendo ao tratamento ou você não estiver bem o suficiente para continuar, seu médico poderá encorajá-lo a interromper o tratamento ativo para a MCL.
Você também pode optar por interromper o tratamento ativo se sua qualidade de vida for afetada negativamente pelos efeitos colaterais. É difícil prever quanto tempo você viverá após o término do tratamento ativo.
Se você decidir encerrar o tratamento ativo, seu médico ainda poderá prescrever medicamentos e outras terapias para ajudar a controlar a dor ou outros sintomas. Eles podem encaminhá-lo a um especialista em saúde mental para apoio psicológico e emocional. Eles também podem incentivá-lo a falar com um consultor financeiro ou jurídico, que pode ajudá-lo a planejar o fim de sua vida.
Se você está tendo problemas para gerenciar sua condição em casa, eles podem encaminhá-lo a um hospício para cuidados paliativos. Ao permanecer em um hospício, você pode receber apoio de enfermeiros e outros profissionais de saúde. Alguns hospícios também oferecem ajuda no planejamento de final de vida.
O takeaway
Se você tiver remissão do MCL, é importante visitar seu médico regularmente para verificar sinais de recaída. Se o câncer retornar, seu médico poderá ajudá-lo a aprender sobre suas opções de tratamento e perspectivas de longo prazo.