Gravidez dor nas costelas: causas, prevenção, remédios
Contente
- Introdução
- Causas de dor nas costelas durante a gravidez
- Alterações músculo-esqueléticas
- Cálculos biliares
- Azia
- Outras complicações
- Dor e tumores nas costelas
- Prevenção da dor nas costelas durante a gravidez
- Remédios para dor nas costelas
- Visite um quiroprático
- Use uma bola de exercícios
- Exercício
- Próximos passos
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Introdução
Se você estiver grávida e com dores nas costelas, pode estar se perguntando se é normal. A dor nas costelas durante a gravidez é comum, especialmente no terceiro trimestre à medida que o bebê cresce. Mas a dor também pode começar muito cedo na gravidez.
A dor nas costelas durante a gravidez pode ser o resultado de seu bebê chutá-lo fisicamente nas costelas, esticar-se sob as costelas ou apenas se mover pelas costelas. A dor também pode ser causada pelo alongamento dos músculos. Em alguns casos raros, pode ser causado por uma complicação médica.
Veja o que causa dor nas costelas durante a gravidez, como evitá-la e como se manter confortável até o parto.
Causas de dor nas costelas durante a gravidez
Alterações músculo-esqueléticas
Alterações no corpo que ocorrem durante a gravidez podem causar dor nas costelas. Por exemplo, diferentes amplitudes de movimento são limitadas à medida que seu corpo se expande. É mais difícil se inclinar para a frente, porque há um ser humano na sua frente. Essa limitação pode causar dor nas costelas.
Cálculos biliares
A gravidez coloca as mulheres em maior risco de contrair cálculos biliares. Isso ocorre devido aos níveis mais altos de estrogênio e ao esvaziamento mais lento da vesícula biliar e dos ductos biliares. Ambos podem levar à formação de cálculos biliares.
Até 30% das mulheres grávidas e pós-parto sofrerão "lodo" biliar como resultado desses ductos lentos. Doze por cento das mulheres realmente desenvolverão cálculos biliares.
Muitas vezes, o lodo e os cálculos biliares acompanhantes não causam sintomas. Mas, às vezes, as pedras podem ser graves o suficiente para causar dor. Cerca de 1 a 3% das mulheres precisarão de cirurgia pós-parto para remover cálculos biliares.
Azia
O hormônio relaxina é produzido durante a gravidez. Ajuda alguns dos músculos e ligamentos literalmente a ficar mais "relaxados" na preparação para o parto.
Relaxin também pode ser responsável por algumas das dores esqueléticas que as mulheres sentem durante a gravidez. Isso inclui dor na pelve e possivelmente nas costelas, à medida que o corpo abre espaço para o bebê.
Relaxin também é responsável por relaxar parte do esôfago. É por isso que as mulheres grávidas são muito mais propensas a azia. Em algumas mulheres, essa azia pode se manifestar como - você adivinhou - dor nas costelas.
Outras complicações
A dor nas costelas durante a gravidez geralmente pode ser eliminada como um desconforto "normal". Mas para algumas mulheres, pode ter uma causa subjacente e mais séria.
Por exemplo, a dor que ocorre no abdome superior direito pode ser um sinal de doença hepática, pré-eclâmpsia ou síndrome HELLP. HELLP é uma complicação com risco de vida. Os sintomas incluem proteínas na urina e pressão alta.
Procure atendimento médico imediato se estiver com súbita e intensa dor nas costelas e tiver algum dos seguintes sintomas:
- tontura
- vendo manchas ou moscas volantes no seu olho
- sangrando
- dores de cabeça
- nausea e vomito
Dor e tumores nas costelas
Existem evidências de que a gravidez pode promover o crescimento do fígado de mulheres com câncer ou que apresentam alto risco de desenvolver câncer de fígado. Se você estiver com dores fortes na costela direita, seu médico poderá verificar se há sinais de um tumor. Um tumor pode forçar o fígado a entrar na caixa torácica.
A gravidez também aumenta o coágulo sanguíneo, portanto algumas mulheres correm maior risco de coágulos sanguíneos. Isso pode acontecer em uma condição rara chamada síndrome de Budd-Chiari. Budd-Chiari pode afetar os rins e o fígado. A dor severa nas costelas deve sempre ser examinada pelo seu médico.
Prevenção da dor nas costelas durante a gravidez
Se o pé de um bebê preso em partes do seu corpo estiver causando dor nas costelas, você pode estar sem sorte. Mas você pode evitar um certo grau de dor nas costelas mantendo-se ativo e se exercitando durante a gravidez. Ambos ajudarão você a ficar confortável e evitar o excesso de peso. Isso pode contribuir para a dor.
Para ajudar a evitar a formação de cálculos biliares, concentre-se em comer uma dieta saudável. Comer uma dieta rica em gordura pode levar a cálculos biliares.
Remédios para dor nas costelas
Se você estiver com dores nas costelas, tente os seguintes remédios para ajudar a aliviar seu desconforto.
Visite um quiroprático
Um ajuste pode ajudar a garantir que seu sistema esquelético esteja na posição correta, principalmente porque o estresse da gravidez muda seu corpo. Um ajuste também pode ajudar seu bebê a se acomodar em uma posição mais baixa, aliviando a pressão das costelas.
Use uma bola de exercícios
Essas bolas de exercício de grandes dimensões são salva-vidas durante a gravidez, especialmente para dores nas costelas. Coloque-se de costas na bola e faça alguns lançamentos.
Compre bolas de exercícios.
Exercício
Pode parecer a última coisa que você quer fazer, mas fazer exercícios leves, como ioga com muito alongamento, ajudará a manter os músculos soltos. Também ajudará a manter você e o bebê o mais saudáveis possível.
Próximos passos
É esperada alguma dor nas costelas durante a gravidez. Mas se você sentir dores abdominais graves ou súbitas nas costelas, não deixe de consultar o seu médico. Eles precisam garantir que não haja nenhuma outra condição médica séria.