Tudo o que você precisa saber sobre a febre maculosa das montanhas rochosas
Contente
- Sintomas de febre maculosa nas Montanhas Rochosas
- Fotos de febre maculosa nas Montanhas Rochosas
- Transmissão da febre maculosa das Montanhas Rochosas
- Tratamento para febre maculosa nas Montanhas Rochosas
- Efeitos a longo prazo da febre maculosa das Montanhas Rochosas
- Fatos e estatísticas sobre a febre maculosa das Montanhas Rochosas
- Quão comum é o RMSF?
- Onde o RMSF é mais comumente encontrado?
- Em que época do ano o RMSF é mais comumente relatado?
- Qual é a taxa de mortalidade do RMSF?
- Como prevenir a febre maculosa das Montanhas Rochosas
- Para prevenir mordidas
- Para remover carrapatos
O que é febre maculosa das Montanhas Rochosas?
A febre maculosa das Montanhas Rochosas (RMSF) é uma infecção bacteriana transmitida pela picada de um carrapato infectado. Causa vômito, febre alta repentina em torno de 102 ou 103 ° F, dor de cabeça, dor abdominal, erupção na pele e dores musculares.
RMSF é considerada a doença transmitida por carrapatos mais séria nos Estados Unidos. Embora a infecção possa ser tratada com sucesso com antibióticos, ela pode causar sérios danos aos órgãos internos ou até a morte se não for tratada imediatamente. Você pode reduzir o risco evitando picadas de carrapato ou removendo imediatamente um carrapato que o picou.
Sintomas de febre maculosa nas Montanhas Rochosas
Os sintomas da febre maculosa das Montanhas Rochosas geralmente começam entre 2 e 14 dias após a picada de um carrapato. Os sintomas surgem de repente e geralmente incluem:
- febre alta, que pode persistir por 2 a 3 semanas
- arrepios
- dores musculares
- dor de cabeça
- náusea
- vomitando
- fadiga
- pouco apetite
- dor abdominal
A RMSF também causa erupção na pele com pequenas manchas vermelhas nos pulsos, palmas das mãos, tornozelos e solas dos pés. Essa erupção começa 2 a 5 dias após a febre e, eventualmente, se espalha para dentro em direção ao tronco. Após o sexto dia de infecção, uma segunda erupção pode se desenvolver. Tende a ser vermelho-púrpura e é um sinal de que a doença progrediu e se tornou mais grave.O objetivo é iniciar o tratamento antes dessa erupção.
O RMSF pode ser difícil de diagnosticar, pois os sintomas imitam outras doenças, como a gripe. Embora uma erupção cutânea manchada seja considerada o sintoma clássico de RMSF, cerca de 10 a 15 por cento das pessoas com RMSF não desenvolvem nenhuma erupção cutânea. Apenas algumas pessoas que desenvolvem RMSF se lembram de ter picado um carrapato. Isso torna o diagnóstico da infecção ainda mais difícil.
Fotos de febre maculosa nas Montanhas Rochosas
Transmissão da febre maculosa das Montanhas Rochosas
O RMSF é transmitido, ou disseminado, através da picada de um carrapato infectado com uma bactéria conhecida como Rickettsia rickettsii. As bactérias se espalham pelo sistema linfático e se multiplicam nas células. Embora a RMSF seja causada por bactérias, você só pode ser infectado com a bactéria através da picada de um carrapato.
Existem muitos tipos diferentes de carrapatos. Os tipos que podem ser vetores ou portadores de RMSF incluem:
- Carrapato de cachorro americano (Variável dermacentar)
- Rocky Mountain wood tick (Dermacentor andersoni)
- carrapato de cachorro marrom (Rhipicephalus sanguineus)
Carrapatos são pequenos aracnídeos que se alimentam de sangue. Depois que um carrapato o morde, ele pode tirar sangue lentamente ao longo de vários dias. Quanto mais tempo um carrapato fica preso à pele, maior a chance de uma infecção por RMSF. Os carrapatos são insetos muito pequenos - alguns tão pequenos quanto a cabeça de um alfinete - então talvez você nunca veja um carrapato em seu corpo depois que ele o pica.
O RMSF não é contagioso e não pode ser transmitido de pessoa para pessoa. No entanto, seu cão doméstico também é suscetível a RMSF. Embora você não possa obter RMSF do seu cão, se um carrapato infectado estiver no corpo do seu cão, o carrapato pode migrar para você enquanto você segura o seu animal de estimação.
Tratamento para febre maculosa nas Montanhas Rochosas
O tratamento para a febre maculosa das Montanhas Rochosas envolve um antibiótico oral conhecido como doxiciclina. É o medicamento preferido para o tratamento de crianças e adultos. Se você estiver grávida, seu médico pode prescrever cloranfenicol.
O CDC indica que você começa a tomar o antibiótico assim que o diagnóstico é suspeito, antes mesmo que seu médico receba os resultados laboratoriais necessários para diagnosticá-lo definitivamente. Isso ocorre porque o atraso no tratamento da infecção pode levar a complicações significativas. O objetivo é iniciar o tratamento o mais rápido possível, de preferência nos primeiros cinco dias após a infecção. Certifique-se de que toma os antibióticos exatamente como o seu médico ou farmacêutico descreveu.
Se você não começar a receber o tratamento nos primeiros cinco dias, pode precisar de antibióticos intravenosos (IV) no hospital. Se a sua doença for grave ou você tiver complicações, talvez você precise ficar no hospital por um período mais longo para receber líquidos e ser monitorado.
Efeitos a longo prazo da febre maculosa das Montanhas Rochosas
Se não for tratado imediatamente, o RMSF pode causar danos ao revestimento dos vasos sanguíneos, tecidos e órgãos. As complicações de RMSF incluem:
- inflamação do cérebro, conhecida como meningite, levando a convulsões e coma
- inflamação do coração
- inflamação dos pulmões
- falência renal
- gangrena, ou tecido do corpo morto, nos dedos das mãos e dos pés
- aumento do fígado ou baço
- morte (se não for tratada)
Pessoas que têm um caso grave de RMSF podem acabar com problemas de saúde de longo prazo, incluindo:
- déficits neurológicos
- surdez ou perda auditiva
- fraqueza muscular
- paralisia parcial de um lado do corpo
Fatos e estatísticas sobre a febre maculosa das Montanhas Rochosas
A RMSF é rara, mas o número de casos por milhão de pessoas, conhecido como incidência, vem aumentando nos últimos 10 anos. O número atual de casos nos Estados Unidos é agora de cerca de seis casos por milhão de pessoas.
Quão comum é o RMSF?
Cerca de 2.000 casos de RMSF são notificados ao (CDC) a cada ano. Pessoas que moram perto de áreas arborizadas ou gramadas e pessoas que têm contato frequente com cães têm maior risco de infecção.
Onde o RMSF é mais comumente encontrado?
A febre maculosa das Montanhas Rochosas tem esse nome porque foi vista pela primeira vez nas Montanhas Rochosas. No entanto, RMSF é mais frequentemente encontrado na parte sudeste dos Estados Unidos, bem como partes de:
- Canadá
- México
- América Central
- América do Sul
Nos Estados Unidos, veja mais de 60 por cento das infecções por RMSF:
- Carolina do Norte
- Oklahoma
- Arkansas
- Tennessee
- Missouri
Em que época do ano o RMSF é mais comumente relatado?
A infecção pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é mais comum durante os meses de clima quente, quando os carrapatos são mais ativos e as pessoas tendem a passar mais tempo fora de casa. da RMSF ocorrem nos meses de maio, junho, julho e agosto.
Qual é a taxa de mortalidade do RMSF?
RMSF pode ser fatal. No entanto, nos Estados Unidos em geral, menos do que as pessoas infectadas com RMSF morrerão da infecção. A maioria das fatalidades ocorre em pessoas muito velhas ou muito jovens e em casos em que o tratamento foi adiado. De acordo com o CDC, crianças com menos de 10 anos de idade têm maior probabilidade de morrer de RMSF do que adultos.
Como prevenir a febre maculosa das Montanhas Rochosas
Você pode prevenir a RMSF evitando picadas de carrapatos ou removendo-os de seu corpo imediatamente. Tome estas precauções para evitar uma picada de carrapato:
Para prevenir mordidas
- Evite áreas densamente arborizadas.
- Corte gramados, rastele folhas e apare árvores em seu quintal para torná-lo menos atraente para os carrapatos.
- Enfie as calças nas meias e a camisa nas calças.
- Use tênis ou botas (não sandálias).
- Use roupas de cores claras para que você possa detectar facilmente os carrapatos.
- Aplique repelente de insetos contendo DEET. A permetrina também é eficaz, mas só deve ser usada em roupas, não diretamente na pele.
- Verifique se há carrapatos em suas roupas e corpo a cada três horas.
- Faça uma verificação completa de seu corpo para carrapatos no final do dia. Os carrapatos preferem áreas quentes e úmidas, portanto, verifique as axilas, o couro cabeludo e a região da virilha.
- Esfregue seu corpo no chuveiro à noite.
Se você encontrar um carrapato preso ao seu corpo, não entre em pânico. A remoção adequada é importante para diminuir a probabilidade de infecção. Siga estas etapas para remover o carrapato:
Para remover carrapatos
- Usando uma pinça, segure o carrapato o mais próximo possível de seu corpo. Não aperte ou esmague o carrapato durante este processo.
- Puxe a pinça para cima e para longe da pele lentamente até que o carrapato se solte. Isso pode levar alguns segundos e o tique provavelmente resistirá. Tente não sacudir ou torcer.
- Depois de remover o carrapato, limpe a área da picada com água e sabão e desinfete a pinça com álcool isopropílico. Certifique-se de lavar também as mãos com sabão.
- Coloque o carrapato em um saco ou recipiente lacrado. Esfregar álcool matará o carrapato.
Se você se sentir doente ou apresentar erupção na pele ou febre após a picada de um carrapato, consulte seu médico. A febre maculosa das Montanhas Rochosas e outras doenças transmitidas por carrapatos podem ser perigosas se não forem tratadas imediatamente. Se possível, leve o carrapato, dentro do recipiente ou saco plástico, com você para o consultório médico para teste e identificação.