O que desencadeia os surtos de rosácea?
Contente
- O que desencadeia a rosácea?
- Exposição ao sol e calor
- Rosácea de estresse e ansiedade
- Rosácea de álcool
- Produtos para cuidados com a pele, cabelos e maquiagem
- Alguns medicamentos
- Trabalhando fora
- Alimentos picantes
- Vento e tempo frio
- Rosácea e deficiência de vitamina
- Outras condições médicas
- Como identificar seu gatilho
- Prevenção de surtos de rosácea
- Leve embora
O que desencadeia a rosácea?
A rosácea é uma condição inflamatória da pele ao longo da vida (crônica) marcada por vasos sanguíneos visíveis e vermelhidão, especialmente no rosto.
Pode aparecer como vermelhidão leve para uma erupção cutânea mais coceira e grave que também pode estar cheia de inchaços. Não há cura para a rosácea, portanto o tratamento é amplamente focado na prevenção e cura de surtos.
Uma maneira de ajudar a gerenciar os sintomas da rosácea é evitar os gatilhos de suas crises.
Os gatilhos podem ser cíclicos, onde você pode ter crises por algumas semanas ou vários meses, apenas para que os sintomas se dissipem por um tempo.
Embora seus gatilhos individuais possam variar, existem substâncias comumente conhecidas, hábitos de vida e fatores ambientais que podem afetar sua rosácea.
Identificar seus gatilhos pessoais pode ajudá-lo a saber o que evitar, para impedir que ocorram crises mais graves.
Exposição ao sol e calor
Você pode notar vermelhidão e rubor da pele logo após a exposição da pele ao sol. Queimadura solar pode piorar ainda mais suas crises.
O calor também pode aumentar a temperatura do corpo, o que dilata os vasos sanguíneos e desencadeia a inflamação.
Limitar a exposição ao sol, especialmente durante o meio-dia, pode ajudar a prevenir esses tipos de surtos de rosácea.
Rosácea de estresse e ansiedade
O estresse e a ansiedade excessivos podem aumentar a inflamação, o que pode contribuir para os surtos de rosácea. Às vezes, crises mais graves podem ser atribuídas ao estresse a longo prazo ou a um evento extremamente estressante da vida.
Embora seja difícil se livrar completamente do estresse, criar um tempo silencioso para si mesmo todos os dias e adotar hábitos cruciais de autocuidado, como dormir o suficiente e comer direito, pode ajudar.
Rosácea de álcool
O álcool dilata os pequenos vasos sanguíneos do rosto, deixando a pele corada. Isso acontece em pessoas que não têm rosácea.
Se você tiver essa condição da pele, poderá experimentar esses tipos de efeitos do álcool de maneira mais dramática. A melhor maneira de impedir a rosácea de consumir álcool é beber muito pouco de vez em quando.
Produtos para cuidados com a pele, cabelos e maquiagem
Além de consumir álcool, o álcool tópico usado em uma variedade de cuidados com a pele, cabelos e vários produtos de maquiagem também pode levar a surtos de rosácea.
Você pode até perceber explosões depois de usar produtos com:
- fragrâncias
- acetona
- conservantes
Evite usar produtos com esses ingredientes agressivos sempre que possível.
Alguns medicamentos
Algumas pessoas experimentaram agravamento da rosácea ou sintomas de dermatite do tipo rosácea a partir de esteróides tópicos usados no rosto.
No entanto, os esteróides tópicos não devem ser usados no rosto, exceto em condições inflamatórias agudas, desde que não sejam utilizados por mais de um mês. Esses sintomas geralmente desaparecem quando você para de tomar os esteróides.
Tomar medicamentos chamados vasodilatadores para pressão alta e doenças cardíacas também pode piorar o rubor na rosácea, porque esses medicamentos dilatam os vasos sanguíneos para aumentar o fluxo sanguíneo.
Trabalhando fora
O exercício aumenta a temperatura do corpo, o que, infelizmente, pode ter o efeito colateral de desencadear surtos de rosácea. Você deve não pule seus exercícios regulares, no entanto.
Em vez disso, é importante encontrar maneiras de evitar o superaquecimento da pele, incluindo água potável, limitação de exercícios ao ar livre com sol direto ou tomar banhos frios imediatamente após o término.
Alimentos picantes
Sabe-se que alimentos quentes e apimentados contribuem para o rubor facial, que pode levar ao aumento da vermelhidão e rubor na rosácea.
Dependendo da gravidade dos seus gatilhos, talvez você não precise necessariamente abandonar as especiarias para sempre. Você deve escolher versões suaves e reservar seus alimentos picantes favoritos para ocasiões especiais.
Vento e tempo frio
Enquanto o calor e a umidade podem desencadear surtos de rosácea, o frio extremo pode fazer o mesmo. Se esse é um dos gatilhos da rosácea, você provavelmente notará mais sintomas durante condições de frio, seca e vento.
Você pode ajudar a minimizar os efeitos do vento e do tempo frio, protegendo a pele com um hidratante pesado e usando um lenço no rosto.
Rosácea e deficiência de vitamina
Algumas evidências anedóticas online sugerem que deficiências de vitaminas, particularmente vitaminas do complexo B, como o B-12, podem causar rosácea. No entanto, certas vitaminas em excesso podem realmente desencadear seus sintomas.
A niacina (vitamina B-3) dilata os vasos sanguíneos e pode contribuir para o rubor, enquanto um estudo mostrou que pessoas com rosácea apresentam níveis de vitamina D acima do normal.
É importante conversar com um médico antes de tomar qualquer suplemento para que você não inadvertidamente piore sua rosácea.
Outras condições médicas
Em algumas pessoas, as crises de rosácea podem estar associadas às seguintes condições:
- descarga idiopática
- Tosse crônica
- menopausa
- síndrome de abstinência de cafeína
Como identificar seu gatilho
Como existe uma grande variedade de possíveis gatilhos de rosácea, pode ser um desafio identificar o que está causando seus próprios surtos.
Uma maneira de diminuir os gatilhos é fazendo anotações diárias sobre seus sintomas, além de suas refeições diárias e outros hábitos. Essa abordagem é semelhante à de um diário alimentar para identificar sensibilidades alimentares.
É útil escrever:
- todos os alimentos que você come
- que tipos de bebidas você bebe
- o clima e quaisquer mudanças ambientais
- que tipos de produtos de cuidados pessoais e de pele você está usando
- suas atividades diárias e rotina de exercícios
- seus níveis atuais de estresse
- qualquer nova vida muda
É recomendável que você registre os itens acima, bem como a gravidade dos sintomas por pelo menos duas semanas para ajudar a identificar possíveis padrões. Esse processo de eliminação pode levar várias semanas.
Você também pode usar esta lista de verificação da National Rosacea Society em vez de um notebook.
Os sintomas da rosácea podem variar de leve a grave. Às vezes, a rosácea grave pode se estender além das bochechas e nariz, desenvolvendo-se em outras áreas, como couro cabeludo, orelhas e pescoço.
Prevenção de surtos de rosácea
Embora os gatilhos possam variar entre os indivíduos, existem medidas preventivas comprovadas para ajudar com os surtos gerais de rosácea. Você pode ajudar a diminuir a gravidade de suas crises com as seguintes estratégias:
- Use chapéus de abas largas e protetor solar de amplo espectro sempre que estiver ao ar livre.
- Tire um tempo para si mesmo todos os dias para relaxar e diminuir seus níveis de estresse.
- Evite o consumo excessivo de álcool e cafeína.
- Escolha alimentos e bebidas quentes (não quentes), limitando os temperos quando possível.
- Fique dentro de casa durante dias de calor, umidade ou frio extremos.
- Tome banhos frios e evite banheiras de hidromassagem ou saunas.
- Converse com seu médico sobre todos os medicamentos sem prescrição médica e que você está tomando e pergunte sobre os ajustes, se achar que eles estão provocando sua condição.
- Ao usar maquiagem, escolha produtos rotulados como hipoalergênicos, não acnegênicos e sem perfume.
Leve embora
Embora não haja cura para a rosácea, os tratamentos e as mudanças no estilo de vida podem ajudar a fazer a diferença no número de crises que você experimenta.
Depois de identificar seus gatilhos, evitá-los pode ajudar a reduzir a intensidade e a frequência do surto.
Converse com seu médico se sua condição não melhorar, apesar de tomar essas medidas.