Sobre ‘rosto de corredor’: fato ou lenda urbana?
Contente
- O que exatamente é o rosto do corredor?
- Correr causa a cara do corredor?
- Como cuidar da sua pele antes, durante e depois de correr
- Os muitos benefícios de correr
- Correr queima calorias e pode ajudá-lo a perder peso
- Correr pode ajudar a reduzir os sintomas associados à ansiedade e depressão
- Correr é bom para o coração e ajuda a proteger contra certas doenças
- Os riscos potenciais de correr
- Correr pode causar lesões por uso excessivo
- Correr pode causar certas condições ou piorar os ferimentos
- Leve embora
Será que todas essas milhas que você está registrando podem ser o motivo do seu rosto afundar?
"Rosto de corredor", como tem sido chamado, é um termo que algumas pessoas usam para descrever a aparência de um rosto depois de muitos anos correndo.
E embora a aparência da sua pele possa mudar devido a uma variedade de fatores, correr não faz com que seu rosto fique especificamente assim.
Para separar os fatos dos mitos, pedimos a dois cirurgiões plásticos certificados para avaliar essa lenda urbana e nos dar a verdadeira verdade sobre o rosto do corredor. Continue lendo para aprender mais.
O que exatamente é o rosto do corredor?
Se você já conhece a comunidade de corrida há algum tempo, talvez já tenha ouvido o termo “cara de corredor”.
O que seus amigos estão se referindo não é a cara que você faz quando cruza a linha de chegada. Em vez disso, é a aparência de uma pele magra ou flácida que pode fazer você parecer uma década mais velha.
A razão, de acordo com os crentes, é que todo o salto e impacto da corrida faz com que a pele do seu rosto, e mais especificamente, suas bochechas, ceda.
Algumas pessoas também apontam para o baixo teor de gordura corporal ou exposição excessiva ao sol, ambos culpados mais realistas do que a teoria do salto.
Correr causa a cara do corredor?
Se você está lidando com o rosto de um corredor ou está preocupado que sua pele irá doer repentinamente se você percorrer muitos quilômetros, não se preocupe.
De acordo com o Dr. Kiya Movassaghi, um ávido triatleta e cirurgião plástico certificado pelo conselho nacionalmente reconhecido, correr não faz com que seu rosto fique especificamente assim.
Dito isso, ele ressalta que a combinação de ter um corpo magro e ter uma exposição prolongada ao sol, independentemente de como isso aconteça, levará a uma aparência macilenta no rosto.
“Jardineiros magros, esquiadores, operários da construção, surfistas, marinheiros, jogadores de tênis, ciclistas, jogadores de golfe - a lista pode continuar - geralmente têm as mesmas características”, diz ele.
Então, por que o boato de que correr faz seu rosto mudar?
“As pessoas estão simplesmente confundindo causalidade com correlação”, diz Movassaghi. “O que chamamos de 'rosto de corredor', de fato, muitas vezes se correlaciona com o tipo de corpo e estilo de vida de um corredor, mas correr não causa especificamente um rosto magro.”
A lenda urbana que cunhou esse visual é, na verdade, causada pela perda de volume e elasticidade da pele.
“À medida que envelhecemos, nossa pele produz menos colágeno e elastina, e a exposição aos raios ultravioleta acelera esse processo”, diz Movassaghi.
Isso faz sentido; o processo de envelhecimento e a exposição ao sol afetam nossa pele. As boas notícias? Existem etapas que você pode seguir para retardar esse processo.
Como cuidar da sua pele antes, durante e depois de correr
Mesmo que o rosto de corredor seja uma lenda urbana, você ainda precisa ser cuidadoso em como cuidar de sua pele, especialmente se estiver se exercitando ao ar livre.
O Dr. Farrokh Shafaie, um cirurgião plástico certificado pelo conselho, diz para tomar estas medidas críticas para proteger sua pele:
- Sempre aplique protetor solar antes de correr. Ficar protegido com o protetor solar com FPS certo pode ajudar a diminuir sua exposição à radiação ultravioleta prejudicial e diminuir suas chances de queimaduras solares.
- Sempre hidrate depois de usar um creme de dia anti-envelhecimento ou lifting / hidratante para hidratar a pele.
- Certifique-se de beber bastante água. A má hidratação é responsável pelo percentual máximo de doenças cutâneas.
Além disso, usar sempre um chapéu ou viseira para o sol pode ajudar a proteger a pele e os olhos do sol. Além disso, ele absorve o suor!
Os muitos benefícios de correr
Agora que dissipamos o mito e ouvimos os fatos, é hora de considerar todos os motivos pelos quais você pode querer assumir (ou continuar) a correr.
Embora não seja uma lista exaustiva de benefícios, aqui estão alguns dos motivos mais comuns para cair no chão.
Correr queima calorias e pode ajudá-lo a perder peso
Uma das principais razões pelas quais muitas pessoas amarram os sapatos e vão para a rua é para manter ou perder peso.
Isso faz sentido, especialmente quando você considera que 30 minutos de corrida a 6 mph, de acordo com Harvard Health, podem queimar:
- 300 calorias para uma pessoa de 125 libras
- 372 calorias para uma pessoa de 155 libras
- 444 calorias para uma pessoa de 185 libras
Correr pode ajudar a reduzir os sintomas associados à ansiedade e depressão
Correr e outras formas de atividade física podem desempenhar um papel fundamental na redução dos sintomas associados à depressão e ansiedade.
A atividade física também pode prevenir ou retardar o aparecimento de diferentes transtornos mentais, de acordo com um
É importante observar que o exercício não substitui outras formas de terapia, como aconselhamento ou medicação.
Em vez disso, pode fazer parte de um plano geral de tratamento para depressão ou ansiedade.
Correr é bom para o coração e ajuda a proteger contra certas doenças
Correr e outros exercícios cardiovasculares podem ajudar a protegê-lo de doenças cardíacas, hipertensão e derrame, entre outras condições relacionadas.
Os relatórios de que a atividade física regular pode diminuir o risco de:
- certos cânceres
- diabetes
- doença coronariana
Além disso, o exercício regular pode:
- baixar a pressão arterial
- aumentar os níveis de colesterol HDL (bom)
- reduzir triglicerídeos
Os riscos potenciais de correr
Assim como qualquer outra forma de exercício, além dos muitos benefícios, a corrida também traz alguns riscos potenciais.
Embora muitos dos riscos dependam de sua saúde e condição física atuais, alguns são bastante universais para a maioria dos corredores.
Correr pode causar lesões por uso excessivo
Lesões por uso excessivo são bastante comuns em corredores de todos os níveis. É em parte por causa do desgaste em seu corpo por bater no pavimento, mas também por causa dos músculos, articulações e ligamentos que não estão preparados para suportar a carga.
Por exemplo, essas lesões podem acontecer com novos corredores que fazem muito mais cedo ou com maratonistas experientes que não fazem o treinamento cruzado ou permitem um descanso adequado para se recuperar.
Correr pode causar certas condições ou piorar os ferimentos
Se você está atualmente ferido ou se recuperando de uma lesão, ou se tem um problema de saúde que pode piorar se você correr, você pode querer encontrar uma nova forma de exercício.
Certos ferimentos, especialmente na parte inferior do corpo, precisam se recuperar totalmente antes de você avançar alguns quilômetros. Algumas das lesões mais comuns relacionadas à corrida incluem:
- fascite plantar
- Tendinite de Aquiles
- dores nas canelas
- síndrome da banda iliotibial
- fraturas por estresse
Além disso, correr pode piorar os sintomas da artrite sem certas precauções. Para evitar o agravamento dos sintomas da artrite, a Arthritis Foundation recomenda:
- indo devagar
- ouvindo seu corpo
- usando os sapatos certos
- correr em superfícies mais macias, como asfalto ou grama
Leve embora
As bochechas estreitas e encovadas que você pode ver em alguns corredores não são causadas diretamente pela corrida, ao contrário da crença popular.
A falta de proteção solar pode ser a culpada, ou simplesmente a perda de peso.
Independentemente do motivo, não deixe que essa lenda urbana o impeça de experimentar todos os incríveis benefícios que vêm com a corrida.