Transtorno afetivo sazonal
Contente
Resumo
O transtorno afetivo sazonal (TAS) é um tipo de depressão que vem e vai com as estações. Geralmente começa no final do outono e início do inverno e vai embora durante a primavera e o verão. Algumas pessoas têm episódios de depressão que começam na primavera ou no verão, mas isso é muito menos comum. Os sintomas de SAD podem incluir
- Tristeza
- Perspectiva sombria
- Sentindo-se sem esperança, inútil e irritável
- Perda de interesse ou prazer nas atividades que você costumava desfrutar
- Energia baixa
- Dificuldade em dormir ou dormir demais
- Desejo de carboidratos e ganho de peso
- Pensamentos de morte ou suicídio
O TAS é mais comum em mulheres, jovens e pessoas que moram longe do equador. Também é mais provável que você tenha SAD se você ou seus familiares sofrerem de depressão.
As causas exatas do SAD são desconhecidas. Os pesquisadores descobriram que as pessoas com SAD podem ter um desequilíbrio de serotonina, uma substância química cerebral que afeta o seu humor. Seus corpos também produzem melatonina em excesso, um hormônio que regula o sono, e não quantidade suficiente de vitamina D.
O principal tratamento para SAD é a fototerapia. A ideia por trás da fototerapia é substituir o sol que você perde durante os meses de outono e inverno. Você se senta em frente a uma caixa de terapia de luz todas as manhãs para obter exposição diária à luz artificial brilhante. Mas algumas pessoas com TAS não respondem apenas à fototerapia. Os medicamentos antidepressivos e a terapia da conversa podem reduzir os sintomas de TAS, isoladamente ou em combinação com a fototerapia.
NIH: Instituto Nacional de Saúde Mental