Teste de cetonas séricas: o que isso significa?
Contente
- Quais são os riscos de um teste de cetona sérica?
- Objetivo do teste de cetona sérica
- Como é feito o teste de cetona sérica?
- Monitoramento residencial
- O que significam seus resultados?
- O que fazer se seus resultados forem positivos
O que é um teste de cetonas séricas?
Um teste de cetonas séricas determina os níveis de cetonas no sangue. As cetonas são um subproduto produzido quando o corpo usa apenas gordura, em vez de glicose, para obter energia. As cetonas não são prejudiciais em pequenas quantidades.
Quando as cetonas se acumulam no sangue, o corpo entra em cetose. Para algumas pessoas, a cetose é normal. As dietas pobres em carboidratos podem induzir esse estado. Isso às vezes é chamado de cetose nutricional.
Se você tem diabetes tipo 1, pode estar em risco de cetoacidose diabética (CAD), que é uma complicação com risco de vida em que seu sangue se torna muito ácido. Pode causar coma diabético ou morte.
Contacte o seu médico imediatamente se tiver diabetes e apresentar uma leitura moderada ou alta de cetonas. Alguns medidores de glicose no sangue mais recentes testam os níveis de cetonas no sangue. Caso contrário, você pode usar tiras de cetona na urina para medir o nível de cetona na urina. A CAD pode se desenvolver em 24 horas e pode levar a doenças potencialmente fatais se não tratada.
Embora seja raro, as pessoas com diabetes tipo 2 desenvolvem CAD, de acordo com o Diabetes Forecast. Algumas pessoas também podem ter cetoacidose alcoólica devido ao uso prolongado de álcool ou cetoacidose de fome devido ao jejum muito longo.
Chame seu médico imediatamente se seus níveis de açúcar no sangue estiverem altos, seus níveis de cetonas estiverem moderados ou altos, ou se você estiver sentindo:
- dor no abdômen
- nauseado ou vomitando por mais de 4 horas
- doente com resfriado ou gripe
- sede excessiva e sintomas de desidratação
- ruborizado, especialmente na pele
- falta de ar ou respiração rápida
Você também pode ter um cheiro frutado ou metálico em seu hálito e um nível de açúcar no sangue de mais de 240 miligramas por decilitro (mg / dL). Todos esses sintomas podem ser sintomas de alerta de CAD, especialmente se você tiver diabetes tipo 1.
Quais são os riscos de um teste de cetona sérica?
As únicas complicações decorrentes de um teste de cetona sérica vêm da coleta de uma amostra de sangue. O profissional de saúde pode ter dificuldade em encontrar uma boa veia para colher a amostra de sangue, e você pode ter uma leve sensação de picada ou hematoma no local da inserção da agulha. Esses sintomas são temporários e desaparecerão por conta própria após o teste ou em alguns dias.
Objetivo do teste de cetona sérica
Os médicos usam testes de cetona sérica principalmente para rastrear CAD, mas também podem solicitar o diagnóstico de cetoacidose alcoólica ou fome. Mulheres grávidas com diabetes frequentemente farão o teste de cetona na urina se seus medidores não forem capazes de ler os níveis de cetona no sangue para monitorar as cetonas com frequência.
O teste de cetona sérica, também conhecido como teste de cetona no sangue, analisa a quantidade de cetona no sangue naquele momento. Seu médico pode testar os três corpos cetônicos conhecidos separadamente. Eles incluem:
- acetoacetato
- beta-hidroxibutirato
- acetona
Os resultados não são intercambiáveis. Eles podem ajudar a diagnosticar diferentes condições.
O beta-hidroxibutirato indica DKA e é responsável por 75 por cento das cetonas. Altos níveis de acetona indicam envenenamento por acetona por álcool, tintas e removedor de esmalte.
Você deve testar as cetonas se:
- têm sintomas de cetoacidose, como sede excessiva, fadiga e hálito frutado
- estão doentes ou com infecção
- têm níveis de açúcar no sangue acima de 240 mg / dL
- beber muito álcool e comer pouco
Como é feito o teste de cetona sérica?
Um teste de cetona sérica é feito em um laboratório usando uma amostra de seu sangue. O seu médico irá dizer-lhe se necessita de se preparar e como se preparar caso necessite.
O profissional de saúde usará uma agulha longa e fina para tirar vários frascos pequenos de sangue de seu braço. Eles vão enviar as amostras para um laboratório para teste.
Após a coleta de sangue, o médico colocará um curativo no local da injeção. Isso pode ser retirado após uma hora. O local pode ficar sensível ou dolorido depois, mas isso geralmente desaparece no final do dia.
Monitoramento residencial
Kits caseiros para testar cetonas no sangue estão disponíveis. Você deve usar as mãos limpas e lavadas antes de tirar sangue. Ao colocar o sangue na tira, o monitor exibirá os resultados cerca de 20 a 30 segundos depois. Caso contrário, você pode monitorar a presença de cetonas usando tiras de cetona na urina.
O que significam seus resultados?
Quando os resultados do seu teste estiverem disponíveis, o seu médico irá analisá-los com você. Isso pode ser por telefone ou em uma consulta de acompanhamento.
Leituras de cetonas séricas (mmol / L) | O que significam os resultados |
1,5 ou menos | Este valor é normal. |
1,6 a 3,0 | Verifique novamente em 2 a 4 horas. |
mais de 3,0 | Vá para o pronto-socorro imediatamente. |
Altos níveis de cetonas no sangue podem indicar:
- DKA
- inanição
- níveis de glicose sérica não controlados
- cetoacidose alcoólica
Você ainda pode ter cetonas, mesmo se não tiver diabetes. A presença de cetonas tende a ser maior nas pessoas:
- em uma dieta pobre em carboidratos
- que têm um transtorno alimentar ou estão em tratamento para um
- que estão constantemente vomitando
- quem é alcoólatra
Você pode querer considerá-los com seu nível de açúcar no sangue. Um nível normal de açúcar no sangue para alguém sem diabetes é 70-100 mg / dL antes de comer e até 140 mg / dL duas horas depois.
O que fazer se seus resultados forem positivos
Beber mais água e líquidos sem açúcar e não se exercitar são coisas que você pode fazer imediatamente se seus testes voltarem altos. Você também pode precisar chamar seu médico para mais insulina.
Vá ao pronto-socorro imediatamente se tiver quantidades moderadas ou grandes de cetonas no sangue ou na urina. Isso indica que você tem cetoacidose e pode levar ao coma ou ter outras consequências fatais.