Um cão de serviço pode ajudar com sua depressão?
Contente
- Visão geral
- Deficiência física vs. invisível
- Cão de serviço psiquiátrico, animal de apoio emocional, cão de terapia ... Qual é a diferença?
- Cão de serviço psiquiátrico
- Animal de apoio emocional
- Cães de terapia
- Como se qualificar para um cão de serviço
- Tarefas e benefícios que os cães de serviço fornecem
- O que fazer se você não se qualificar
- Próximos passos para conseguir um cão de serviço
Visão geral
Um cão de serviço é aquele que foi treinado para trabalhar ou executar tarefas para uma pessoa com deficiência. Os exemplos incluem orientar uma pessoa cega ou tomar medidas de proteção quando uma pessoa está tendo uma convulsão.
Cães de serviço já foram usados exclusivamente por pessoas com deficiência física. Agora eles também são usados por pessoas com doenças mentais. Cães de serviço podem ajudar pessoas com depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).
Para ser reconhecido como um cão de serviço nos termos da Lei dos Americanos com Deficiência (ADA), as tarefas para as quais um cão foi treinado devem estar vinculadas à deficiência de uma pessoa. Os cães cuja única função é fornecer apoio emocional ou conforto não se qualificam como animais de serviço da ADA.
Deficiência física vs. invisível
De acordo com a ADA, um indivíduo com deficiência deve atender a um ou mais dos seguintes critérios:
- tem um comprometimento físico ou mental que limita significativamente a capacidade de desempenhar uma ou mais funções importantes da vida
- tem histórico de uma deficiência que atende a essa descrição
- é visto por outras pessoas como tendo uma deficiência que atende a essa descrição
Ao contrário de uma deficiência física que pode ser óbvia devido ao uso de um dispositivo auxiliar, como uma cadeira de rodas ou bengala, uma deficiência invisível é uma deficiência que não é imediatamente aparente.
O termo "incapacidade invisível" abrange muitas condições médicas (incluindo mentais e neurológicas) que são invisíveis para o espectador. Depressão é uma dessas condições.
De acordo com um relatório de 2014 do US Census Bureau, 27 milhões de adultos estavam freqüentemente deprimidos ou ansiosos a ponto de interferir seriamente nas atividades diárias.
Se sua depressão atender aos critérios estabelecidos na definição de deficiência da ADA, você se qualifica para ter um cão de serviço para depressão.
Cão de serviço psiquiátrico, animal de apoio emocional, cão de terapia ... Qual é a diferença?
Um cão de serviço para depressão também pode ser chamado de cão de serviço psiquiátrico. Isso não deve ser confundido com um animal de apoio emocional ou com cães de terapia, que não são reconhecidos como animais de serviço pela ADA.
Aqui estão as principais diferenças:
Cão de serviço psiquiátrico
Um cão de serviço psiquiátrico é treinado para reconhecer e responder à incapacidade de seu treinador, realizando trabalho ou tarefas. O manipulador deve ter uma deficiência mental ou psiquiátrica que limite uma ou mais atividades importantes da vida.
A ADA protege os animais de serviço e permite o acesso do público, para que o cão possa ir a qualquer lugar que seu manipulador vá. Um cão de serviço não é considerado um animal de estimação.
Animal de apoio emocional
Um animal de apoio emocional é um animal de estimação que fornece conforto ou apoio emocional a uma pessoa. Ao contrário de um animal de serviço, um animal de apoio emocional não precisa ser treinado para executar tarefas específicas.
A ADA não cobre animais de apoio emocional para que eles não tenham acesso público legal. Eles são cobertos apenas pela Lei da Habitação Justa e da Lei de Transportadoras Aéreas. Isso significa que os únicos lugares legalmente exigidos para permitir um animal de apoio emocional são as unidades habitacionais e as aeronaves.
Cães de terapia
Os cães de terapia são treinados para se envolver com muitas pessoas que não sejam o tratador principal. Esses cães são usados para proporcionar conforto e carinho como forma ou terapia psicológica ou fisiológica a pessoas em hospitais, asilos e hospícios. Eles não têm o mesmo acesso público legal que cães de serviço.
Todos os três tipos de animais de serviço podem ser benéficos para uma pessoa com depressão. O tipo que é melhor para você depende de suas necessidades. Cães de serviço psiquiátricos são animais de trabalho e não são considerados animais de estimação. Eles são treinados extensivamente para executar tarefas específicas, como lembrá-lo de tomar seu medicamento ou levá-lo a alguém em caso de crise.
Um animal de apoio emocional não é treinado para executar nenhuma tarefa, mas pode fornecer uma presença terapêutica que pode ser reconfortante e animadora.
Como se qualificar para um cão de serviço
Para se qualificar para um cão de serviço para depressão, você deve receber uma carta de um profissional de saúde mental licenciado informando que sua depressão o impede de executar pelo menos uma das principais tarefas da vida sem assistência diariamente. Um profissional de saúde mental licenciado pode ser psiquiatra, psicólogo, terapeuta ou assistente social.
Você também deve ser capaz de:
- participar do treinamento do cão
- financiar manutenção e cuidados veterinários para a vida do cão
- ser capaz de comandar independentemente o cão
O custo de um cão de serviço não é coberto pelo Medicaid ou Medicare, ou por qualquer companhia de seguros privada. Algumas organizações sem fins lucrativos oferecem animais de serviço gratuitamente ou a um custo reduzido. Muitos desses programas têm longas listas de espera. Você também pode pagar para treinar um cão como um cão de serviço psiquiátrico.
Tarefas e benefícios que os cães de serviço fornecem
Um cão de serviço psiquiátrico pode ser treinado para executar uma ampla gama de tarefas para ajudar alguém com depressão. Isso inclui tarefas relacionadas à assistência durante uma crise, ajudando a lidar com a sobrecarga emocional e fornecendo assistência relacionada ao tratamento.
A seguir, são tarefas específicas que um cão de serviço para depressão pode executar:
- lembrá-lo de tomar medicação
- traga um telefone para você durante uma crise para entrar em contato com o suporte
- ligue para 911 ou qualquer outro número de emergência pré-programado para obter ajuda
- identificar e ajudar com os efeitos colaterais da medicação
- forneça suporte tátil quando estiver sobrecarregado
- evitar sobrecarga emocional em casa
- forneça uma desculpa para sair de uma sala, se você se sentir chateado com um sinal discreto
O que fazer se você não se qualificar
Se você não se qualifica para um cão de serviço para depressão, ainda pode considerar um animal de apoio emocional. Esses animais proporcionam conforto e companhia, mas não são elegíveis para a mesma proteção que cães de serviço em locais públicos.
Animais de apoio emocional são permitidos em todas as unidades habitacionais e podem voar de graça. Os animais de apoio emocional são geralmente cães ou gatos, mas podem incluir outros animais.
Também existem várias outras opções de tratamento para a depressão. Uma combinação de medicação e terapia geralmente é bem-sucedida no controle da depressão. Há também mudanças no estilo de vida e tratamentos alternativos que podem ajudá-lo a lidar com a depressão.
As opções de tratamento para a depressão incluem:
- medicamento
- terapia comportamental cognitiva (TCC)
- terapia interpessoal (IPT)
- terapia eletroconvulsiva (ECT)
- biofeedback
- técnicas de relaxamento, como ioga e massagem terapêutica
- aromaterapia
- imaginação guiada
- exercício
Converse com seu terapeuta sobre outras opções de tratamento para a depressão. Se você não possui um, pode encontrar um profissional de saúde mental on-line através da Aliança Nacional para Doenças Mentais (NAMI) ou ligando para 800-950-NAMI.
Próximos passos para conseguir um cão de serviço
Se você gostaria de adotar um cão de serviço para depressão, fale com um profissional de saúde mental. Eles podem determinar se você se beneficiaria de ter um.
Para saber mais sobre cães de serviço, como treinamento e custos, entre em contato com uma das muitas organizações que treinam e colocam cães de serviço psiquiátricos. Algumas dessas organizações incluem:
- Doggie Does Good (https://doggiedoesgood.org)
- Fundação Paws4People (https://paws4people.org)
- Canines4Hope (http://www.canines4hope.org)