Como tratar a dor lombar severa durante a menstruação
Contente
- Causas
- PMS
- PMDD
- Dismenorreia
- Endometriose
- Tratamentos
- Controle de natalidade hormonal
- NSAIDs
- DEZ
- Acupuntura e acupressão
- Cirurgia
- Remédios caseiros
- Dicas de estilo de vida
- Quando ver um médico
- O resultado final
Se você é uma das muitas mulheres que sentem dores menstruais, provavelmente está familiarizada com a dor lombar durante a menstruação. A dor lombar é um sintoma comum da TPM, uma condição que a maioria das mulheres experimenta durante a menstruação.
No entanto, a dor lombar intensa pode ser um sintoma de condições como PMDD e dismenorreia. Também pode ser um sintoma de uma doença mais séria chamada endometriose.
Causas
Existem várias causas de dor lombar intensa durante a menstruação. Muitas dessas causas estão relacionadas a condições ginecológicas.
PMS
A TPM (síndrome pré-menstrual) é uma condição que afeta a maioria das pessoas que menstruam. Os sintomas da TPM geralmente ocorrem na semana anterior à menstruação e cessam assim que a menstruação começa.
Os sintomas comuns de TPM incluem:
- inchaço
- cólicas abdominais
- seios doloridos
- constipação ou diarreia
- dores de cabeça
- mudanças emocionais ou mudanças de humor
Para algumas pessoas, a dor lombar intensa é um sintoma frequente. Isso pode estar relacionado ao aumento da inflamação durante a menstruação.
Em um deles, os pesquisadores descobriram que as mulheres com marcadores inflamatórios mais elevados durante a menstruação eram mais propensas a sentir cólicas abdominais e dores nas costas.
PMDD
PMDD (transtorno disfórico pré-menstrual) é uma condição mais grave do que a TPM. É caracterizado por sintomas graves de TPM que podem interferir em sua vida diária, incluindo trabalho, escola e relacionamentos pessoais.
Os sintomas comuns de PMDD incluem:
- mudanças psicológicas, como depressão, ansiedade e alterações graves de humor
- alergias, acne e outras condições inflamatórias
- sintomas gastrointestinais, como vômitos e diarreia
- sintomas neurológicos, como tonturas e palpitações cardíacas
Como a TPM, um aumento na inflamação pode ser uma causa de dor lombar severa no TDPM. No entanto, também pode ser um efeito colateral de outros sintomas de PMDD, como:
- diarréia
- vomitando
- pressão pélvica
Dismenorreia
A dismenorréia é uma condição caracterizada por cólicas menstruais dolorosas. Na dismenorreia, o útero se contrai mais do que o normal, causando cólicas graves e às vezes debilitantes.
Os sintomas de dismenorreia incluem:
- Cólica abdominal
- dor na região lombar
- dor irradiando pelas pernas
- náusea ou vômito
- diarréia
- dores de cabeça ou vertigens
As cólicas menstruais causadas pela dismenorreia podem irradiar-se por toda a parte inferior e superior das costas.
Em uma das mais de 300 mulheres de 18 a 25 anos, os pesquisadores descobriram que mais de 84 por cento delas experimentaram dismenorreia primária. Desses 261 participantes, 16 por cento relataram dor lombar. A dor foi relatada como sendo:
- espasmódico
- tiroteio
- piercing
- esfaqueamento
Endometriose
Embora um pouco de dor lombar seja normal durante a menstruação, uma dor lombar intensa e constante pode indicar um problema mais sério, como a endometriose.
A endometriose é uma condição caracterizada pelo deslocamento do tecido uterino para fora do útero. Esse tecido normalmente gravita em direção a outras áreas da pelve. Pode causar:
- dor forte
- cicatriz
- disfunção orgânica
Os sintomas comuns de endometriose incluem:
- dor pélvica crônica, especialmente durante e após o sexo
- dor pélvica fora da menstruação
- períodos pesados que podem ser mais longos
- dor menstrual intensa, incluindo dor lombar
A dor nas costas causada pela endometriose pode ser diferente da dor nas costas causada pela TPM, TDPM ou dismenorreia.
Quando o revestimento endometrial se desloca para outros locais, pode causar uma dor profunda que não é facilmente corrigida com métodos tradicionais, como massagem ou ajuste de quiropraxia.
A endometriose é uma condição séria. Requer um diagnóstico formal para ser tratado adequadamente.
Tratamentos
Medicamentos, terapias complementares e cirurgia são os tratamentos mais comuns para dores lombares graves durante a menstruação.
Controle de natalidade hormonal
O controle de natalidade hormonal é comumente prescrito para pessoas que apresentam períodos dolorosos. Os métodos anticoncepcionais combinados contêm estrogênio e progesterona. As opções alternativas contêm apenas progesterona.
O controle da natalidade hormonal pode reduzir a intensidade e a dor da menstruação, o que pode aliviar:
- PMS
- PMDD
- dismenorreia
- endometriose
NSAIDs
AINEs (antiinflamatórios não esteroides) como aspirina, ibuprofeno e naproxeno são medicamentos que reduzem efetivamente a dor e a inflamação. Você pode comprá-los ao balcão (OTC).
Um descobriu que os AINEs, como o ibuprofeno e naproxeno, são extremamente eficazes na redução da dor da dismenorréia em estudos clínicos, ainda mais do que a aspirina.
DEZ
TENS significa estimulação elétrica nervosa transcutânea. É um procedimento que utiliza eletrodos para aplicar choques elétricos na pele, o que libera as endorfinas naturais do corpo para reduzir a dor.
Em um paciente do sexo feminino de 27 anos, uma combinação de manipulação espinhal, TENS e calor foi usada para reduzir a dor da dismenorreia. O paciente experimentou uma diminuição na média e pior dor lombar após três a quatro ciclos de tratamento mensal.
Acupuntura e acupressão
A acupuntura e a acupressão são duas terapias complementares que se concentram na aplicação de pressão em várias áreas do corpo para reduzir a dor e promover a cura.
Em um deles, os pesquisadores descobriram que 12 sessões de acupuntura foram capazes de reduzir significativamente a dor menstrual por até 1 ano.
Em outro, os pesquisadores descobriram que a acupressão reduziu efetivamente a dor menstrual na maioria dos ensaios clínicos. Porém, mais pesquisas são necessárias, pois a ciência ainda é contraditória.
Cirurgia
A endometriose pode exigir cirurgia para remover o tecido uterino que está causando os sintomas. Em alguns casos, o médico pode precisar remover apenas pequenas porções do tecido uterino deslocado.
Se a cicatriz e o dano forem extensos o suficiente, pode ser necessária uma histerectomia completa.
Se você decidir fazer uma histerectomia para os sintomas de endometriose, pode envolver a remoção de:
- útero
- ovários
- colo do útero
Remédios caseiros
Para dor lombar severa durante o período que não é causada por uma condição mais séria, os remédios caseiros podem reduzir efetivamente a dor. Aqui estão alguns que você pode experimentar hoje:
- Use calor. Aplique uma almofada térmica ou bolsa de água com água quente na parte inferior das costas para aliviar a dor. Tente relaxar os músculos das costas, o que também pode reduzir a dor.
- Medicamentos OTC. Ibuprofeno, aspirina ou mesmo creme analgésico podem ajudar a aliviar a dor lombar. A maioria dos cremes analgésicos são formulados com capsaicina, um potente composto antiinflamatório que pode reduzir a dor. Esses tipos de cremes podem ser massageados na parte inferior das costas, o que também pode ajudar a relaxar os músculos.
- Descanse e relaxe. Se você está achando difícil fazer muitas coisas com forte dor lombar por causa da menstruação, reserve alguns dias para si mesma. Relaxar com um bom livro, um pouco de ioga suave ou simplesmente um banho quente pode ajudar a aumentar as endorfinas que lutam naturalmente contra a dor.
Dicas de estilo de vida
Certas atividades, como fumar e beber álcool, podem piorar a inflamação. Além disso, muita cafeína e alimentos salgados ou gordurosos podem piorar os sintomas da menstruação.
Beber água e comer muitas frutas, vegetais e outros alimentos antiinflamatórios pode ajudar a reduzir a inflamação e a aliviar os sintomas da TPM, como a dor lombar.
O exercício regular libera endorfinas naturais que podem ajudar a aliviar a dor. Se você acha difícil se exercitar com dores na região lombar, tente atividades mais suaves, como ioga ou natação.
Se você estiver se sentindo bem, pode até tentar fazer sexo com um parceiro ou sozinho. Ter um orgasmo pode aliviar as cólicas menstruais, o que pode ajudar a reduzir a dor lombar.
Quando ver um médico
Se sua dor lombar for tão forte que você não consegue realizar as atividades diárias, é hora de consultar seu médico. Eles podem realizar uma variedade de testes para ver se você tem endometriose ou outra condição que esteja causando sua dor intensa.
Mesmo que não haja nenhuma condição subjacente, você e seu médico podem discutir métodos de tratamento tanto médicos quanto caseiros para reduzir a dor.
O resultado final
A dor lombar durante a menstruação é um sintoma comum de doenças relacionadas ao período, como a TPM. A dor pode ser mais intensa com certas condições como PMDD, dismenorreia ou endometriose.
Os tratamentos para a dor lombar severa podem incluir controle de natalidade, AINEs, terapias alternativas e cirurgia.
Existem também muitos remédios caseiros para ajudar a aliviar a dor lombar, incluindo calor, repouso e exercícios leves. No entanto, se sua dor lombar for tão forte que não responde às opções de tratamento tradicionais, é hora de visitar seu médico.