Autor: Carl Weaver
Data De Criação: 25 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
¿Qué es la sexualidad fluida? Explicación sobre géneros | Documental | Gina Tost
Vídeo: ¿Qué es la sexualidad fluida? Explicación sobre géneros | Documental | Gina Tost

Contente

Sexualidade é um daqueles conceitos em evolução que podem ser difíceis de entender completamente - mas talvez você não seja suposto para. A sociedade tende a querer rotular a sexualidade como uma forma de descobrir quem alguém é em relação a todas as outras. Mas e se todos pudessem experimentar sua sexualidade sem ter que declarar publicamente que tipo de pessoa costumam curtir?

Na verdade, algumas celebridades declararam publicamente que não quer para definir sua sexualidade ou fazer com que ela os defina. Em uma entrevista com Pedra rolando, o cantor e compositor São Vicente disse que, para ela, gênero e sexualidade são fluidos e o amor não tem critério. Sarah Paulson, em entrevista a Fonte do Orgulho, disse que não permite que suas experiências com nenhuma identidade de gênero definam quem ela é. Cara Delevigne compartilhou com um amigo próximo durante uma entrevista com Glamour que ela prefere o termo "fluido" em vez de ser classificada em qualquer estrutura de sexualidade.


A vida é uma bagunça. Sexo e sexualidade e o que desperta as pessoas são confusos. "A fluidez sexual permite mudança e desenvolvimento constantes, que é como todas as sexualidades existem", diz Chris Donaghue, Ph.D., L.C.S.W., e autor de Amor rebelde. "Sexualidade é muito mais do que apenas escolha de gênero; ela também envolve formas, tamanhos, comportamentos, torções e cenários."

Isso quer dizer que a sexualidade não se encaixa necessariamente em uma caixa imaculadamente organizada - ou nos rótulos muito específicos que existem nela. Em vez disso, a sexualidade é uma entidade viva, respirante e altamente complexa. E é aí que os termos "sexualmente fluido" e "fluidez sexual" entram em cena. Aqui está tudo o que você precisa saber para usar esses termos corretamente.

O que é fluidez sexual?

"A fluidez sexual se refere a uma capacidade geral de flutuação na atração sexual, comportamento e identidade ao longo da vida", diz Justin Lehmiller, Ph.D., pesquisador do Instituto Kinsey e autor de Me diga o que você quer. Talvez você tenha vivido o início de sua vida atraído por um gênero, mas se sentiu atraído por outro gênero mais tarde. A fluidez sexual reconhece que é possível que essa mudança aconteça - que você pode se sentir atraído por pessoas diferentes e também que sua auto-identificação pode evoluir com o tempo.


É claro que nem todos terão esse tipo de experiência - por quem você se sente atraído durante a vida pode nunca mudar.“O que sabemos é que a sexualidade existe em um espectro”, diz Katy DeJong, uma educadora sexual e criadora de The Pleasure Anarchist. "Algumas pessoas experimentam estados muito fixos de atração sexual, comportamento e identidade, e algumas sentem suas atrações e desejos como mais fluidos por natureza."

A percepção de quem é visto como sexualmente fluido também é tendenciosa para a mulher. Porque? “Vivemos em uma sociedade patriarcal centrada no olhar masculino, então nos concentramos no que o homem quer ver”, diz Donaghue. "Nós estigmatizamos ansiosamente qualquer coisa sexual que não seja padrão ou que nos incomode." É por isso que muitas pessoas têm dificuldade em acreditar que pessoas com os pronomes ele / ela também podem ser sexualmente fluidas.

Além disso, é importante entender que ser sexualmente fluido não é a mesma coisa que ser fluido de gênero ou não binário; fluidez sexual se refere à sua sexualidade ou orientação sexual (por quem você se sente atraído), enquanto sua orientação ou identidade de gênero se refere ao gênero com o qual você se identifica pessoalmente.


Embora os termos "sexualmente fluido" e "fluidez sexual possam parecer intercambiáveis ​​à primeira vista, existem diferenças na maneira como as pessoas usam esses termos:

  • Fluidez sexual pode ser usado para descrever um período intermediário entre as orientações sexuais com o qual você pode entrar em ressonância em vários momentos da vida. Isso não apaga nenhum relacionamento ou atração anterior, nem significa que você está mentindo ou tentando encobrir sua sexualidade.
  • Fluidez sexual também pode descrever a capacidade de flutuação sexual, ou uma mudança na sexualidade e atração, ao longo do tempo.
  • Sexualmente fluido, por outro lado, pode ser usado como uma forma de se identificar pessoalmente, da mesma forma que alguém pode se identificar como bissexual ou pansexual.

foto / 1

Fluidez sexual como uma identidade vs. conceito

Conforme observado acima, a fluidez sexual pode atuar tanto como um conceito quanto como uma identidade. Pode ser um ou outro, ou os dois simultaneamente. Por exemplo, se você se identifica como um ser humano bissexual (ou qualquer outra orientação sexual) sexualmente fluido, então você pode usar este termo para expressar que reconhece que sua sexualidade ainda está evoluindo. Como um rótulo destinado a definir a ambigüidade do espectro da sexualidade, o próprio termo tem um significado fluido. (Relacionado: O que realmente significa ser gay?)

"O conceito de fluidez sexual reflete o fato de que a sexualidade humana não é estática", diz Lehmiller. "E que tem potencial para mudar." Agora, quem experimenta o quê e em que medida varia de pessoa para pessoa. "Mudanças e flutuações na atração sexual não significam que essas mudanças são coisas que você escolhe", diz DeJong. Ninguém escolhe sentir da maneira que eles fazem, mas eles decidem como eles querem definir esses sentimentos.

Felizmente, a linguagem em torno da sexualidade está evoluindo. "Continuaremos a ver letras adicionadas à sigla LGBTQIA +", diz Donaghue. Esta é uma ótima notícia porque rótulos (e não rótulos) ajudam as pessoas a se sentirem vistas e ouvidas. Eles validam suas experiências e o apresentam a outros humanos que, em um momento ou outro, se sentiram da mesma maneira. (Relacionado: todas as palavras LGBTQ + que você deve saber para ser um bom aliado)

Portanto, embora os rótulos tenham uma maneira de colocar as pessoas em caixas e restringi-las, eles também podem conectar as pessoas. Dar um nome às suas experiências vividas e encontrar outras pessoas que ressoam com você é fortalecedor. Além do mais, "a questão toda não é definitiva", diz Donaghue. "Todo mundo tem sua própria definição do que esses rótulos significam." A sexualidade, como tudo o mais, é ilimitada.

Como posso saber se sou sexualmente fluido?

“Se alguém descobre que seus desejos e atrações estão mudando com a idade e a experiência de vida, isso pode ser um indicador de fluidez sexual, mas nem sempre”, diz DeJong. É normal ficar inseguro e curioso sobre sua sexualidade (a qualquer momento, por qualquer motivo). Toque e explore isso.

Se você sentir que a fluidez sexual (ou ser sexualmente fluido) é um termo com o qual você pode ressoar nas próximas semanas, meses, anos ou décadas, então passe um tempo com ele. Você também pode ler mais sobre fluidez sexual. Experimente Fluidez sexual: Compreendendo o amor e o desejo das mulheres por Lisa M. Diamond ou Principalmente hetero: fluidez sexual entre homens por Ritch C. Savin-Williams.

A fluidez sexual, como em qualquer outra orientação sexual, não é a única coisa que faz de você quem você é. É uma peça - além de um milhão de outras peças - do que faz de você, você. Rótulos (e não rótulos) têm seu lugar na criação de comunidades e espaços seguros para se abrir para a descoberta.

Revisão para

Propaganda

Nossa Escolha

Ecocardiografia de estresse

Ecocardiografia de estresse

A ecocardiografia de e tre e é um te te que u a imagen de ultra om para mo trar como o mú culo cardíaco e tá funcionando para bombear angue para o corpo. É mai frequentemente ...
Nausea e vomito

Nausea e vomito

Náu ea é quando você e ente mal do e tômago, como e fo e vomitar. Vômito é quando você vomita.Náu ea e vômito podem er intoma de muita condiçõe d...