Shirodhara: uma abordagem ayurvédica para o alívio do estresse
Contente
- Benefícios potenciais
- Como isso é feito
- Opções líquidas
- Segurança
- Encontrar um praticante
- O resultado final
Shirodhara vem das duas palavras sânscritas “shiro” (cabeça) e “dhara” (fluxo). É uma técnica de cura ayurvédica que envolve alguém derramar líquido - geralmente óleo, leite, leitelho ou água - em sua testa. Muitas vezes, é combinado com uma massagem corporal, couro cabeludo ou cabeça.
Ayurveda é uma abordagem holística de saúde que se originou na Índia há milhares de anos. Ele se concentra em reequilibrar as forças vitais, chamadas doshas, dentro de seu corpo.
Benefícios potenciais
Diz-se que Shirodhara tem efeitos relaxantes, calmantes e calmantes no corpo e na mente.
A pesquisa também sugere que shirodhara pode ajudar:
- melhorar a qualidade do sono
- gerenciar insônia
- (quando combinado com ioga)
Lembre-se de que a maioria dos estudos que analisam os benefícios do shirodhara foram bem pequenos, usando apenas um punhado de participantes. Ainda assim, nenhum deles sugere que o tratamento tenha quaisquer efeitos negativos.
Como isso é feito
Se você é novo no shirodhara, é melhor trabalhar com um profissional que foi treinado em práticas ayurvédicas (mais informações sobre como encontrar uma depois).
No início da consulta, você será solicitado a se deitar de costas e relaxar.
Em seguida, o praticante aquece o líquido de forma que corresponda aproximadamente à temperatura do seu corpo e o coloca em uma tigela. Eles podem segurar a tigela sobre sua cabeça ou usar um suporte.
De qualquer forma, o líquido irá pingar suavemente por um pequeno orifício no fundo da tigela, caindo entre as sobrancelhas. Seus olhos serão cobertos por uma barreira leve para proteção.
Todo o processo geralmente dura de 30 a 90 minutos. Pode envolver uma massagem antes ou depois do tratamento.
Opções líquidas
Não há resposta certa ou errada quando se trata de escolher um líquido, e as preferências variam entre os profissionais. Outros podem usar líquidos diferentes para efeitos diferentes.
O óleo de gergelim é amplamente usado porque é um óleo relativamente neutro e se mistura bem com óleos essenciais, que às vezes são usados para melhorar a experiência.
Outros óleos que podem ser usados incluem:
- óleo de gergelim
- óleo de côco
- óleo ksheerabala
- óleo mahanarayan
- manteiga clarificada (ghee)
Alguns profissionais podem optar por:
- água
- água de côco
- leite animal
- Soro de leite coalhado
Além dos óleos essenciais, os médicos também podem adicionar uma variedade de ervas ayurvédicas.
Certifique-se de informar o seu médico sobre quaisquer alergias ou sensibilidades da pele que você tenha antes da consulta.
Segurança
Shirodhara é bastante seguro. Os principais riscos envolvem o líquido estar muito quente ou entrar em seus olhos, o que não deve ser um problema para um profissional experiente.
Se você tem pele extra-sensível, você também pode querer perguntar sobre fazer um teste de adesivo com o líquido primeiro, apenas para ter certeza de que não causará irritação. Sempre dilua os óleos essenciais em um óleo veicular.
Se você tiver cortes ou feridas abertas, especialmente em seu rosto, é melhor não tentar shirodhara até que cicatrizem.
Encontrar um praticante
Se você estiver interessado em experimentar o shirodhara, comece procurando por profissionais em sua área.
Se você não souber por onde começar, verifique o banco de dados de médicos da National Ayurvedic Medicine Association. Alguns spas de bem-estar também oferecem shirodhara.
Antes de marcar a consulta, certifique-se de fazer a eles quaisquer perguntas remanescentes que você tenha e se há algo que você deve fazer para se preparar para a consulta.
O resultado final
Se você está procurando uma maneira de relaxar ou está interessado em experimentar a medicina ayurvédica, shirodhara é uma ótima opção de baixo risco a se considerar. Certifique-se de trabalhar com um profissional experiente para evitar contratempos.