Perda de memória de curto prazo: sintomas, diagnóstico, tratamento e muito mais
Contente
- O que é perda de memória de curto prazo?
- Quais são os sintomas da perda de memória a curto prazo?
- Como é diagnosticada a perda de memória a curto prazo?
- O que causa perda de memória a curto prazo?
- Tratamento para perda de memória a curto prazo
- Remédios caseiros para memória de curto prazo
- Riscos de perda de memória de curto prazo
- Quando consultar um médico
- A linha inferior
O que é perda de memória de curto prazo?
Perda de memória a curto prazo é quando você esquece coisas que ouviu, viu ou fez recentemente. É uma parte normal de envelhecer para muitas pessoas. Mas também pode ser um sinal de um problema mais profundo, como demência, lesão cerebral ou problema de saúde mental.
Memória de curto prazo é como seu cérebro armazena pequenas quantidades de informação que acaba de captar. Para os cientistas, a memória de curto prazo geralmente é dividida entre memória de trabalho e memória de curto prazo. As pessoas normalmente falam sobre memória de curto prazo sem fazer essas distinções.
Quais são os sintomas da perda de memória a curto prazo?
Em geral, a perda de memória de curto prazo envolve o esquecimento de coisas recentes. Isso pode levar a:
- fazendo as mesmas perguntas repetidamente
- esquecendo onde você acabou de colocar algo
- esquecendo eventos recentes
- esquecendo algo que você viu ou leu recentemente
Como é diagnosticada a perda de memória a curto prazo?
Primeiro, seu médico fará perguntas sobre sua perda de memória, como há quanto tempo você a teve, seus sintomas e maneiras de tentar lidar com a perda de memória.
Eles também perguntam sobre:
- sua saúde geral e estilo de vida
- quaisquer lesões ou doenças recentes
- medicamentos que você toma
- quanto você bebe álcool
- como você está se sentindo emocionalmente
- hábitos de dieta e sono
Em seguida, eles farão um exame físico geral para verificar possíveis problemas médicos. Eles podem solicitar exames de sangue para verificar outras condições, como deficiências de vitaminas ou infecções, que podem ajudar a explicar seus sintomas.
O seu médico pode recomendar que você faça exames cerebrais, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para verificar se há uma causa física para sua perda de memória.
Seu médico também pode fazer testes cognitivos para examinar seus problemas de memória mais de perto. Esses testes podem envolver:
- testando sua atenção, vendo o quão bem você pode concluir um pensamento ou tarefa
- fazendo perguntas básicas, como qual é a data e onde você mora
- tendo você fazer matemática básica e ortografia
- pedindo para você fazer o que você pode fazer em determinados cenários, como se você encontrou uma carteira no local, para testar suas habilidades de resolução de problemas
- falando com você sobre eventos recentes
Dependendo do que eles acham que pode estar causando sua perda de memória, seu médico pode encaminhá-lo a um especialista, como um psicólogo, para obter mais memória e testes cognitivos.
O que causa perda de memória a curto prazo?
Existem muitas causas potenciais de perda de memória a curto prazo. Eles incluem:
- envelhecimento
- demência, como a doença de Alzheimer ou demência do corpo de Lewy
- tumores cerebrais
- coágulos sanguíneos ou sangramento no cérebro
- lesões na cabeça, como concussões
- infecções dentro ou ao redor do seu cérebro
- condições de saúde mental, como depressão ou ansiedade
- transtorno por uso de substâncias
- estresse
- doenças ou condições que danificam o tecido cerebral, como a doença de Parkinson ou a doença de Huntington
- não ter o suficiente de certas vitaminas ou minerais, mais comumente B-12, em seu corpo
- sono inadequado
- certos medicamentos, incluindo estatinas, medicamentos para ansiedade e medicamentos anti-convulsivos
- transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
Em alguns casos, os médicos não sabem a causa da perda de memória a curto prazo. Algumas causas de perda de memória de curto prazo são progressivas, o que significa que pioram com o tempo e podem levar à perda de memória de longo prazo. Essas causas incluem demência associada à doença de Parkinson, doença de Huntington e doença de Alzheimer. Não há cura para essas doenças, mas alguns tratamentos podem ajudar a melhorar alguns sintomas.
Tratamento para perda de memória a curto prazo
O tratamento para perda de memória a curto prazo depende da causa subjacente. Alguns tratamentos potenciais incluem:
- cirurgia, quimioterapia ou radiação para tumores cerebrais
- medicamento para tratar coágulos sanguíneos ou, em alguns casos, cirurgia para tratar sangramentos no cérebro
- terapia cognitiva para condições como traumatismo craniano
- terapia ou medicação para problemas de saúde mental
- troca de medicamentos
- suplementos nutricionais
- reabilitação ou outro apoio ao transtorno por uso de substâncias
Não há cura para algumas causas de perda de memória a curto prazo, incluindo demência da doença de Parkinson, doença de Huntington e doença de Alzheimer.
No entanto, existem medicamentos que podem ajudar a retardar a progressão e aliviar os sintomas, incluindo perda de memória a curto prazo.
Em muitos casos, sua perda de memória de curto prazo melhorará quando a causa subjacente for tratada. Para algumas dessas causas, como coágulos sanguíneos ou sangramento, é importante receber tratamento antecipado para evitar danos permanentes.
Alguns tratamentos funcionam imediatamente, como trocar de medicamento ou tomar suplementos. Outros, como tratamento para problemas de saúde mental ou uso de substâncias, podem levar mais tempo. A perda de memória a curto prazo devido a ferimentos pode ou não ser permanente.
Remédios caseiros para memória de curto prazo
Você deve ter ouvido falar que certos suplementos vitamínicos podem ajudar a melhorar sua memória de curto prazo. No entanto, mesmo que esses suplementos sejam seguros, há pesquisas conflitantes sobre se elas ajudam a perda de memória.
Em alguns casos, eles podem ser úteis. Por exemplo, um suplemento de B-12 pode ajudar se sua perda de memória de curto prazo for causada por uma deficiência de B-12.
Caso contrário, há evidências mistas de como outros suplementos funcionam para perda de memória. Por exemplo, o ginkgo biloba é um complemento popular para problemas de memória e concentração. Mas uma revisão de 36 estudos descobriu que, embora o suplemento seja seguro, seus efeitos na demência ou em outras deficiências cognitivas são inconsistentes e não confiáveis.
O óleo de peixe é outro complemento que você já ouviu falar ajuda a memória. Uma análise da Cochrane descobriu que o óleo de peixe não traz benefícios cognitivos significativos para idosos saudáveis. No entanto, eles sugeriram que mais pesquisas fossem feitas sobre esse tópico.
Diz-se que a curcumina, extraída do açafrão, ajuda a melhorar a função cognitiva, incluindo a memória.
Uma análise do efeito da curcumina nas pessoas com doença de Alzheimer descobriu que existem evidências de que a curcumina afeta positivamente algumas das vias afetadas pela doença de Alzheimer. No entanto, os pesquisadores descobriram que são necessárias mais pesquisas para dizer definitivamente se a curcumina pode ajudar a problemas de memória.
Mesmo que os suplementos não sejam eficazes no tratamento da perda de memória a curto prazo, há algumas modificações no estilo de vida que você pode tentar, incluindo:
- tendo uma boa noite de sono
- exercitando regularmente
- comer alimentos saudáveis, incluindo muitas frutas, legumes, grãos integrais e carnes magras
- fazendo quebra-cabeças e outras atividades que desafiam seu cérebro
- eliminando a desordem em sua casa para ajudar a reduzir as distrações
- criando listas de tarefas e agendas para ajudá-lo a permanecer no caminho certo
Riscos de perda de memória de curto prazo
Os principais riscos de perda de memória de curto prazo são das condições subjacentes, e não da própria perda de memória. No entanto, se se tornar grave, a perda de memória a curto prazo pode dificultar sua vida sozinha, sem ajuda diária. Isso pode afetar sua capacidade de:
- cuide-se
- tome medicamentos com segurança
- dirigir
Tratamentos para perda de memória a curto prazo são geralmente seguros. Cirurgia e medicação sempre apresentam riscos de efeitos colaterais, mas esses são menos prováveis quando você está sob os cuidados de um médico experiente.
Quando consultar um médico
Se você está preocupado com sua perda de memória a curto prazo, pergunte ao seu médico sobre isso, principalmente com a idade.
Se sua perda de memória e seus sintomas interferirem em sua vida diária, ou se você tiver outros sintomas de causas potenciais, consulte seu médico definitivamente.
A linha inferior
A perda de memória de curto prazo é uma parte normal do envelhecimento para muitas pessoas, mas esse tipo de perda de memória geralmente não cria problemas em viver ou funcionar de forma independente.
No entanto, também pode ser um sinal de um problema mais sério, incluindo demência, lesão cerebral ou infecção ou outras condições, como a doença de Parkinson.
Muitas dessas condições subjacentes em potencial podem ser tratadas, principalmente se detectadas precocemente. Se a sua memória de curto prazo interferir com a sua vida ou você tiver outros sintomas, converse com seu médico.