Falta de ar é um sinal de asma?
Contente
- A falta de ar é um sinal de asma?
- Diagnóstico de falta de ar
- Tratamento para falta de ar
- Menos severo
- Mais severo
- Continuação do tratamento da asma
- Leve embora
Falta de ar e asma
A maioria das pessoas experimentou períodos de dificuldade para respirar, seja após exercícios intensos ou durante o controle de um resfriado ou infecção sinusal.
A falta de ar também é um dos principais sintomas da asma, uma condição em que as vias respiratórias do pulmão estão inflamadas e bloqueadas.
Se você tem asma, seus pulmões estão mais sujeitos à irritação que causa falta de ar. Você pode ter dificuldade para respirar com mais freqüência do que alguém sem asma. Por exemplo, você pode ter um ataque de asma quando os sintomas da asma pioram sem aviso, mesmo sem o desencadeamento de uma atividade física vigorosa.
A falta de ar é um sinal de asma?
Falta de ar pode significar que você tem asma, mas normalmente você também terá sintomas adicionais, como períodos de tosse ou respiração ofegante. Outros sintomas incluem:
- dor no peito e aperto
- respiração rápida
- sentindo-se cansado ao fazer exercícios
- dificuldade em dormir a noite
Se você estiver experimentando algum desses sintomas, consulte seu médico para determinar se eles são indicadores de asma. Esses sintomas também podem ser o resultado de problemas de saúde além da asma. Seu médico pode realizar avaliações para fornecer a você um diagnóstico adequado.
Diagnóstico de falta de ar
Para descobrir a causa subjacente de seus sintomas, o médico perguntará sobre seu histórico médico e o examinará, prestando atenção especial ao coração e aos pulmões. Eles podem realizar testes como:
- Raio-x do tórax
- oximetria de pulso
- teste de função pulmonar
- Tomografia computadorizada
- exames de sangue
- ecocardiograma
- eletrocardiograma (ECG)
Esses exames podem ajudar a determinar se sua falta de ar está relacionada à asma ou a outra condição médica, como:
- problemas de válvula cardíaca
- doença arterial coronária
- arritmia
- infecção do sinus
- anemia
- doenças pulmonares, como enfisema ou pneumonia
- obesidade
Tratamento para falta de ar
O tratamento específico da sua falta de ar dependerá da causa subjacente e da gravidade. Se você já foi diagnosticado como tendo asma, pode determinar sua ação com base na gravidade de sua falta de ar.
Menos severo
Para um incidente leve, o médico pode recomendar o uso do inalador e a prática da respiração profunda ou com os lábios franzidos.
Para a falta de ar que não é uma emergência médica, existem tratamentos caseiros, como sentar-se direito e respiração diafragmática. Descobriu-se que beber café também relaxa as vias aéreas de quem sofre de asma e pode melhorar a função pulmonar por curtos períodos de tempo.
Mais severo
Para um período de intensa dificuldade para respirar ou dor no peito, você deve procurar atendimento médico imediatamente.
Continuação do tratamento da asma
Com base em suas necessidades específicas, seu médico pode prescrever medicamentos, incluindo
- corticosteróides inalados
- beta-agonistas de longa ação, como formoterol (Perforomist) ou salmeterol (Serevent)
- inaladores de combinação, como budesonida-formoterol (Symbicort) ou fluticasona-salmeterol (Advair Diskus)
- modificadores de leucotrieno, como montelucaste (Singulair) ou zafirlucaste (Accolate)
Seu médico também pode trabalhar com você para determinar soluções de longo prazo para a falta de ar que resulta da asma. As soluções podem incluir:
- evitando poluentes
- parando o uso de produtos de tabaco
- criando um plano para quando os sintomas ocorrerem
Leve embora
A falta de ar pode ser resultado da asma, mas a asma não é a única causa subjacente da falta de ar.
Se você estiver sentindo falta de ar, marque uma consulta com seu médico, que pode conduzir avaliações para ajudar a fornecer um diagnóstico adequado e, se necessário, desenvolver um plano de tratamento.
Se você foi diagnosticado com asma e teve um início repentino de falta de ar ou se sua falta de ar for acompanhada de dor no peito, use seu inalador e consulte seu médico.
Pergunte ao seu médico sobre os gatilhos para a doença e as maneiras de evitar a dificuldade de respirar.