Autor: Helen Garcia
Data De Criação: 13 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
Quais os sintomas do CÂNCER DE COLO DE ÚTERO?
Vídeo: Quais os sintomas do CÂNCER DE COLO DE ÚTERO?

Contente

Vamos enfrentá-lo: depois de fazer sexo com alguém novo ou sem proteção, a maioria de nós procurou o Dr. Google em busca dos sinais mais comuns de DSTs, tentando descobrir se temos ou não. Se você está em pânico agora fazendo exatamente isso, primeiro respire fundo.

É verdade que você realmente tem motivos para se preocupar: "Eles podem ser contratados por meio de algum contato sexual, incluindo sexo oral, vaginal e anal, e não só são muito comuns, mas também estão em ascensão ", diz Barry Witt MD, endocrinologista reprodutivo e diretor médico da WINFertility and Greenwich Fertility em Connecticut. quase 20 milhões de novas DSTs ocorrem todos os anos nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Sim, você leu certo: 20 milhões. (São muitos zeros.)


E também é verdade que a melhor maneira de saber com certeza se você tem uma DST ou não é ir ao médico e obter um painel completo de DST. (É verdade que também existem algumas novas maneiras de testar as DSTs em casa.) Mas, como # conhecimento = poder, reunimos os sinais mais comuns de DSTs em mulheres, para que você possa ter uma ideia do que está trabalhando.

Enquanto você lê, lembre-se disto: Todas as DSTs são tratáveis ​​e a maioria é curável (incluindo sífilis, gonorréia, clamídia e tricomoníase), de acordo com Natasha Bhuyan, M.D., um provedor médico especializado em cuidados de saúde da mulher. E embora o HIV, o herpes e o HPV não possam ser curados, "temos ótimos tratamentos para controlá-los, para que você possa viver uma vida normal", diz ela. Sim com certeza! Muitas pessoas que vivem com uma DST vivem uma vida feliz e saudável e têm relacionamentos felizes e saudáveis, diz ela.

Respirando de novo? Excelente. Role para baixo para saber mais.

O sintoma de DST mais comum é nenhum sintoma

Levante a mão se uma imagem da "doença do waffle azul" for divulgada em sua série ou escola, alertando-o contra fazer sexo desprotegido. ICYMI, a foto gráfica apresenta uma vagina metálica tingida de azul que parece, por falta de palavra melhor, infectada. (Confie, você não quer pesquisar no Google. Talvez assista aoBoca grande episódio sobre isso no Netflix.) Enquanto a imagem acabou sendo o resultado de algumas habilidades de photoshop (não existe doença do waffle azul!), muitas pessoas pensam erroneamente que todos os sinais de DSTs em mulheres são tão óbvios. Este não é o caso!


Por outro lado, "O sintoma mais comum de uma infecção sexualmente transmissível é nenhum sintoma", de acordo com Rob Huizenga, M.D., médico famoso e autor deSexo, mentiras e doenças sexualmente transmissíveis. Então, se você está esperando que sua virilha mude de cor, cresça escamas ou solte fogo para fazer o teste, você está com a ideia errada, fam.

“Eu não posso dizer quantas vezes eu testei rotineiramente alguém para uma IST sem sintomas e descobri que ele tinha uma IST como clamídia, gonorréia, sífilis, HPV ou qualquer outra coisa”, disse o Dr. Bhuyan. (Curiosamente, na comunidade médica, as infecções só são chamadas de doenças quando causam sintomas. É por isso que você provavelmente também ouviu DSTs chamadas DSTs, ou infecções sexualmente transmissíveis, de acordo com a Paternidade planejada. use "DSTs" para descrever ambos, mesmo quando não há sinais de doença.)

A parte assustadora? Mesmo sem sintomas, deixar uma IST sem diagnóstico e tratamento pode resultar em algumas consequências graves. Por exemplo, "Infecções bacterianas como clamídia e gonorréia se espalham além do colo do útero para as trompas de falópio". Isso pode levar à doença inflamatória pélvica (DIP), que pode resultar em bloqueio ou cicatrizes e, em última instância, causar problemas de fertilidade, de acordo com o Dr. Witt. Nos piores cenários, se não for tratada, a DIP pode resultar em histerectomia total (remoção cirúrgica do útero) ou ooforectomia (remoção cirúrgica do ovário), acrescenta Kecia Gaither, MD, MPH, FACOG, certificado duplo em OB / GYN e materno-fetal medicina e diretor de serviços perinatais da NYC Health. (Boas notícias: os antibióticos geralmente podem eliminar a DIP imediatamente, assim que ela for diagnosticada.)


E para ser bem claro: mesmo que você não tenha sintomas, se você tiver uma IST, você pode repassar para o (s) seu (s) parceiro (s). É por isso que é extremamente importante para todos que são sexualmente ativos fazer o teste de DSTs a cada seis meses e / ou após cada novo parceiro, o que ocorrer primeiro, diz o Dr. Bhuyan. (Alerta de spoiler: fazer o teste será um tema comum aqui.)

Os sintomas e sinais mais comuns de doenças sexualmente transmissíveis

Embora 'sem sintomas' seja o sinal mais comum de DST em mulheres e homens, às vezes há sintomas mais óbvios. Alguns deles podem surpreendê-lo. Leia abaixo os sete mais comuns.

1. Você está vazando descarga funky.

Encare os fatos: você está bastante familiarizado com sua própria descarga. Então, se algo está bem, errado, você geralmente sabe. "Se sua descarga for suspeita, fedorenta ou desagradável, você deve conversar com um profissional de saúde", diz Sherry Ross, M.D., ob-gyn, especialista em saúde da mulher em Santa Monica, CA, e autora deShe-ology: The Definitive Guide to Women's Intimate Health. Período. Pode ser um sinal de tricomoníase, gonorreia ou clamídia, diz ela. Boas notícias: uma vez diagnosticados, os três podem ser facilmente tratados com antibióticos. (Mais aqui: O que a cor da sua descarga realmente significa?).

2. Fazer xixi é doloroso.

Faça um agachamento, role o feed do Instagram, faça xixi, limpe e saia. A menos que seu ex recentemente tenha postado uma foto de seu novo namorado, normalmente fazer xixi é uma atividade sem drama. Portanto, quando queima / pica / dói, tome nota. A dor ao urinar geralmente é causada por uma infecção do trato urinário, e não por uma DST, diz o Dr. Bhuyhan; no entanto, "clamídia, gonorréia, tricomoníase ou mesmo herpes podem causar desconforto ao urinar", diz ela. (PS: esse é um dos poucos motivos pelos quais você não deve autodiagnosticar uma ITU.)

Seu plano de ação: leve sua bunda fofa ao médico e faça com que executem um painel de DST e testem você para uma UTI. (Relacionado: Fazer xixi depois do sexo pode realmente ajudar a prevenir uma ITU?)

3. Você vê saliências, manchas ou lesões.

Às vezes, herpes, HPV e sífilis podem causar inchaços / manchas / lesões visíveis ao redor de seus produtos, de acordo com o Dr. Gaither, todos com um #lewk ligeiramente diferente.

"Durante um surto de herpes, vesículas dolorosas ou feridas em forma de bolha aparecerão nas regiões afetadas", disse o Dr. Gaither. Mas se alguém for infectado por uma cepa de HPV que causa verrugas genitais, vai se parecer mais com inchaços brancos (que muitas vezes são comparados à couve-flor), diz ela.

A sífilis também pode criar feridas que são clinicamente conhecidas como "cânceres", de acordo com o Dr. Ross. “Um cancro é o local onde a infecção de sífilis entra no corpo e é uma ferida aberta e redonda que geralmente é um pouco firme”, diz ela. Ao contrário do herpes ou das verrugas genitais, geralmente são bastante indolores, mas ainda assim são muito contagiosas.

Portanto, se você tiver uma protuberância que pareça diferente do seu cabelo crescido usual, peça ao seu médico para limpá-la. (E se for apenas um pêlo encravado, veja como se livrar dele).

4. Sexo é mais "ai" do que "ah, sim".

Vamos ser muito claros: o sexo não deve ser doloroso. Existem muitos motivos potenciais para o sexo ser doloroso e, sim, uma DST persistente é um deles. "Gonorréia, clamídia, sífilis, tricomoníase, herpes e verrugas genitais podem às vezes resultar em sexo ou penetração dolorosa", diz o Dr. Bhuyan. Se você está tendo relações sexuais dolorosas - especialmente se for novo ou começou depois que você começou a namorar alguém - você deve consultar seu médico, diz ela.

5. Seus bits coçam.

* Tenta sutilmente coçar a vagina em público. * Parece familiar? A tricomoníase, uma DST comum causada por um parasita, pode causar coceira perto dos órgãos genitais, diz o Dr. Gaither. Ter um hoo-ha coceira é muito desagradável, então dê uma olhada. Se você tiver trich, uma dose de antibióticos vai esclarecer tudo, diz ela. (Aqui estão mais razões pelas quais sua vagina pode estar coçando.)

6. Seus gânglios linfáticos estão inchados.

Você sabia que sua virilha contém nódulos linfáticos? Sim! Eles estão localizados ao redor do seu monte púbico e, se estiverem inchados, o Dr. Ross diz que você pode ter uma IST ou outra infecção vaginal. “Os gânglios linfáticos drenam a área genital e aumentam de tamanho se houver qualquer sinal de infecção”, diz ela. (Isso inclui vaginose bacteriana, infecções do trato urinário e infecções por fungos também.)

Você provavelmente sabe que infecções na garganta, mono e no ouvido também são causas comuns de aumento dos gânglios linfáticos. Se você deu negativo para estes e teve relações sexuais sem preservativo recentemente, você deve fazer o teste.

7. Você sente que está gripado.

Eu sei, ugh. "Febre e outros sintomas semelhantes aos da gripe são clássicos para um surto inicial de herpes e clamídia", diz o Dr. Ross. Uma fadiga semelhante à da gripe pode acompanhar outras DSTs, incluindo gonorreia, sífilis, HIV e hepatite B também, diz ela.

Como os estágios avançados do HIV podem torná-lo imunocomprometido (o que afeta vários sistemas orgânicos) e a hepatite B pode afetar o fígado (e causar cirrose ou câncer de fígado), faça o teste de DSTs quando sentir que está com gripe, mas não ter gripe é uma obrigação.

Quando fazer o teste

Se você está experimentando um dos sintomas acima ou apenas tem a sensação de que algo mais está acontecendo ali, é importante fazer o teste imediatamente pelo seu médico, disse o Dr. Ross. Essa é a única maneira de saber realmente se você é positivo ou não para uma DST e pode ser tratado e / ou controlar os sintomas. (Relacionado: Como ter o sexo mais seguro possível sempre)

“O benefício de ir ao médico é que, se os seus sintomas não são causados ​​por uma DST, ele pode investigar o que mais pode ser causado por eles”, acrescenta o Dr. Bhuyan. Faz sentido.

Mas, para reiterar: independentemente de não haver sintomas, você deve fazer o teste a cada novo parceiro sexual e / ou a cada seis meses.

E se eu tiver uma DST?

Então, um teste deu positivo ... e agora? Seu médico o ajudará a criar um plano de jogo. Provavelmente, isso incluirá tratamento, uma conversa com seu (s) parceiro (s) para que eles saibam que devem ser testados / tratados também, e pausar até que a infecção desapareça ou seu médico dê sinal verde.

E lembre-se: "As DSTs não refletem absolutamente quem você é como pessoa. Infelizmente, as DSTs carregam consigo muita vergonha e estigma - mas não deveriam!" diz o Dr. Bhuyan. "A realidade é que eles são como qualquer outra infecção que você poderia pegar de outra pessoa." E, assim como a gripe, há maneiras de minimizar o risco de pegar uma infecção, mas não há vergonha em pegar uma, diz ela.

Ainda tem mais perguntas sobre DSTs? Confira este guia sobre DSTs orais ou este guia sobre clamídia, gonorreia, HPV e herpes.

Revisão para

Propaganda

Publicações.

Tizanidina, Comprimido Oral

Tizanidina, Comprimido Oral

O comprimido oral de tizanidina etá diponível como medicamento genérico e de marca. Marca: Zanaflex.A tizanidina também vem como uma cápula oral.O comprimido oral de tizanidin...
Os melhores recursos para a colite ulcerosa (UC)

Os melhores recursos para a colite ulcerosa (UC)

Obter um diagnótico de colite ulceroa (UC) pode er avaalador, autador e, para algun, embaraçoo. É importante que alguém recentemente diagnoticado e informe obre a doença para ...