Como o diabetes afeta mulheres com mais de 40 anos?
Contente
- Diabetes tipo 1
- Diabetes tipo 2
- Quais são os sintomas?
- O que causa diabetes?
- Fatores de risco para diabetes
- Diagnosticando diabetes
- Tratamento de diabetes
- Qual é a perspectiva?
- Prevenção
Compreendendo o diabetes
O diabetes afeta a forma como o corpo processa a glicose, que é um tipo de açúcar. A glicose é importante para sua saúde geral. Ele serve como fonte de energia para o cérebro, músculos e outras células de tecido. Sem a quantidade certa de glicose, seu corpo tem problemas para funcionar adequadamente.
Dois tipos de diabetes são diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.
Diabetes tipo 1
Cinco por cento das pessoas com diabetes têm diabetes tipo 1. Se você tem diabetes tipo 1, seu corpo não pode produzir insulina. Com tratamento adequado e opções de estilo de vida, você ainda pode levar uma vida saudável.
Os médicos geralmente diagnosticam o diabetes tipo 1 em pessoas com menos de 40 anos. A maioria das pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1 são crianças e adultos jovens.
Diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 é mais comum do que o diabetes tipo 1. O risco de desenvolvê-lo aumenta com a idade, especialmente após os 45 anos.
Se você tem diabetes tipo 2, seu corpo é resistente à insulina. Isso significa que ele não usa a insulina de forma eficiente. Com o tempo, seu corpo não consegue produzir insulina suficiente para manter níveis consistentes de glicose no sangue. Vários fatores podem contribuir para o diabetes tipo 2, incluindo:
- genética
- hábitos de vida pobres
- excesso de peso
- pressão alta
O diabetes afeta homens e mulheres de maneiras diferentes. Mulheres com diabetes correm maior risco de:
- doença cardíaca, que é a complicação mais comum do diabetes
- cegueira
- depressão
Se você foi diagnosticado com diabetes, pode tomar medidas para controlar o açúcar no sangue e diminuir o risco de complicações. Isso pode incluir uma dieta bem balanceada, fazer exercícios regularmente e seguir o plano de tratamento prescrito pelo seu médico.
Quais são os sintomas?
Os sintomas geralmente se desenvolvem mais lentamente no diabetes tipo 2 do que no diabetes tipo 1. Fique atento aos seguintes sintomas:
- fadiga
- sede extrema
- aumento da micção
- visão embaçada
- perda de peso sem motivo aparente
- formigamento em suas mãos ou pés
- gengivas sensíveis
- cortes e feridas de cicatrização lenta
Os sintomas do diabetes variam. Você pode sentir alguns ou todos esses sintomas. Se você notar algum deles, entre em contato com seu médico. Eles podem ser sintomas de diabetes ou outros problemas médicos.
Também é possível ter diabetes sem sintomas óbvios. É por isso que é importante seguir as recomendações do seu médico para exames de glicose no sangue de rotina. Pergunte ao seu médico se ele deve verificar o seu nível de glicose no sangue.
O que causa diabetes?
Se você tem diabetes, seu corpo não produz ou usa insulina de maneira adequada. A insulina é um hormônio que ajuda o corpo a converter a glicose em energia e a armazenar o excesso de glicose no fígado. Quando seu corpo não produz ou usa insulina da maneira que deveria, a glicose se acumula no sangue. Com o tempo, níveis elevados de glicose no sangue podem levar a complicações graves de saúde.
Fatores de risco para diabetes
Você tem maior risco de desenvolver diabetes se:
- tem mais de 40 anos
- estão acima do peso
- comer uma dieta pobre
- não se exercite o suficiente
- fumar tabaco
- tem pressão alta
- ter um histórico familiar de diabetes
- têm histórico de diabetes gestacional, o que aumenta o risco de as mulheres desenvolverem diabetes após a idade fértil
- experimentam infecções virais frequentemente
Diagnosticando diabetes
Você não saberá se tem diabetes até fazer o teste adequado. Seu médico provavelmente usará um teste de glicose plasmática em jejum para verificar se há sinais de diabetes.
Antes do teste, seu médico pedirá que você jejue por oito horas. Você pode beber água, mas deve evitar todos os alimentos durante esse período. Depois de jejuar, um profissional de saúde colherá uma amostra de seu sangue para verificar seu nível de glicose no sangue em jejum. Este é o nível de glicose no sangue quando não há comida no corpo. Se o seu nível de açúcar no sangue em jejum for de 126 miligramas por decilitro (mg / dL) ou superior, seu médico provavelmente irá diagnosticar você com diabetes.
Você pode fazer um teste separado depois. Nesse caso, você será solicitado a beber uma bebida açucarada e esperar duas horas. Não espere se mover muito durante este tempo. Seu médico deseja ver como seu corpo reage ao açúcar. O seu médico testará periodicamente os seus níveis de açúcar no sangue ao longo de duas horas. Ao final de duas horas, eles vão tirar outra amostra de seu sangue e testá-la. Se o seu nível de açúcar no sangue for 200 mg / dL ou superior após duas horas, é provável que seu médico lhe faça o diagnóstico de diabetes.
Tratamento de diabetes
Seu médico pode prescrever medicamentos para ajudar a manter a glicose no sangue em níveis saudáveis. Por exemplo, eles podem prescrever pílulas orais, injeções de insulina ou ambos.
Você precisa manter um estilo de vida saudável para controlar seu diabetes e diminuir o risco de complicações. Faça exercícios regularmente e tenha uma dieta bem balanceada. Considere seguir receitas e planos de refeições feitos especialmente para pessoas com diabetes. Por exemplo, a American Diabetes Association oferece receitas para ajudar a tornar a alimentação saudável mais fácil e menos estressante.
Qual é a perspectiva?
Diabetes não tem cura, mas você pode tomar medidas para controlar o açúcar no sangue e diminuir o risco de complicações. Por exemplo, comer uma dieta bem balanceada e fazer exercícios 30 minutos por dia pode ajudá-lo a controlar os níveis de glicose no sangue. Também é importante seguir o plano de medicação prescrito pelo seu médico.
Prevenção
Mulheres com mais de 40 anos podem tomar medidas preventivas para manter seus níveis de glicose sob controle. Isso inclui o seguinte:
- Tomar café da manhã. Isso pode ajudá-lo a manter os níveis de glicose no sangue estáveis.
- Reduza a quantidade de carboidratos em sua dieta. Isso significa cortar pão e alimentos ricos em amido, como batatas brancas.
- Adicione um arco-íris de cores ao seu prato todos os dias, incluindo frutas e vegetais de cores vivas, como frutas vermelhas, folhas verdes escuras e vegetais alaranjados. Isso o ajudará a obter uma variedade de vitaminas e nutrientes.
- Incorpore ingredientes de vários grupos de alimentos em cada refeição e lanche. Por exemplo, em vez de comer apenas uma maçã, combine-a com um pedaço de manteiga de amendoim rica em proteínas ou uma porção de queijo cottage com teor reduzido de gordura.
- Evite refrigerantes e bebidas de frutas. Se você gosta de bebidas carbonatadas, experimente misturar água com gás com um suco cítrico ou alguns cubos de frutas frescas.
Quase todos podem se beneficiar com essas dicas de alimentação saudável, então você não precisa cozinhar refeições separadas para você e sua família. Vocês podem desfrutar de refeições deliciosas e nutritivas juntos. A adoção de hábitos de vida pode ajudá-lo a prevenir o diabetes e reduzir o risco de complicações, caso o tenha. Nunca é tarde para desenvolver hábitos mais saudáveis.