O que o Yoga e o Silent Disco têm em comum
Contente
Quando você pensa em ioga, ideias de tranquilidade, paz e meditação provavelmente vêm à mente. Mas observar um mar de 100 pessoas fluindo de uma pose de árvore para um cão descendente em silêncio leva esse conceito de zen a um nível totalmente novo. Usando fones de ouvido e tocando música que ninguém mais consegue ouvir, os iogues da classe Sound Off realizam saudações ao sol sincronizadas que parecem uma coreografia hipnotizante.
Começando como uma simples empresa de fones de ouvido em 2011, a Sound Off Experience, criada por Castel Valere-Couturier, começou como um produto para festas e locais que queriam proporcionar uma experiência musical sem o ruído ambiente. Mas em 2014 esse foco mudou depois que Valere-Couturier ofereceu seus fones de ouvido aos iogues em uma seção "tranquila" de um festival de música de Hong Kong. Em meio à música ao vivo e palcos, eles puderam ter uma experiência musical isolada enquanto se curvavam, equilibravam e se alongavam. Foi um sucesso, e a China se tornou o primeiro mercado para a "ioga silenciosa".
“Foi importante honrarmos a prática tradicional de ioga”, diz Valere-Couturier. “A música é uma valorização da prática, ao invés de transformá-la em uma festa dançante. Afinal, não vamos largar Jay Z, Beyoncé ou Rihanna cantando 'Trabalhe, trabalhe, trabalhe' no meio da aula. "
Em fevereiro de 2015, a Sound Off fez sua estreia nos EUA na cidade de Nova York, dentro de um cubo inflável montado no bairro de South Street Seaport no centro de Manhattan. Era o único espaço que Valere-Couturier poderia bloquear. “Quando mostramos as fotos às pessoas, elas acharam que era muito louco”, disse ele. Não importa o que os outros pensassem sobre a "ioga silenciosa", ela logo se tornou um sucesso, com as aulas esgotando rapidamente. Agora, dezenas de aulas são ministradas mensalmente em vários locais em Nova York, Flórida, Colorado, Califórnia, Iowa e em todo o mundo.
"Adoro que pessoas de todas as idades e todos os níveis possam participar com facilidade, sem ter que olhar em volta porque não ouviram o professor ou sem se preocupar com o que os outros pensam", disse Meredith Cameron, uma instrutora de ioga cuja prática lhe permitiu para ensinar em todo o mundo. “Eu vejo a energia de toda a sala se transformar em uma oferta pacífica, e os alunos não parecem tão interessados em fazer poses de ioga extravagantes”, diz ela sobre as aulas incorporadas ao Sound Off.
Cameron diz que acredita que o maior bônus que os iogues recebem de uma aula de Sound Off é que, sem a distração do barulho externo, eles podem ir mais fundo em sua prática. “Há uma enorme sensação de calma em toda a experiência”, diz ela. "Sound Off realmente permite que sua mente fique quieta e você encontre uma sensação de paz. E com isso, eu acredito, você realmente se conecta com seus pulmões, o que é uma virada de jogo. Ele acalma o sistema nervoso e permite que seus sentidos se intensifiquem. "
A maioria das aulas terá de 30 a 100 pessoas, mas o maior Sound Off será realizado em outubro em Sydney, Austrália, onde 1.200 iogues devem comparecer. Valere-Couturier deu aulas na Biblioteca do Congresso em Washington, em um heliporto em Nova York e nas montanhas do Colorado. Experiências épicas à parte, você também pode encontrar aulas em um estúdio local ou em um grande espaço ao ar livre - porque, afinal, em uma experiência sem som, você é quem comanda os controles de volume e não há instrutor gritando poses no chão de uma academia ou campo aberto . "Ioga silenciosa" é tão pacífica para você e seus companheiros iogues quanto para qualquer pessoa que esteja passando.