Quanto tempo vai demorar para eu pegar um bronzeado?
Contente
- Quanto tempo leva para se bronzear lá fora?
- Fatores que influenciam o bronzeamento
- Dicas para curtir mais rápido
- Uma nota sobre camas de bronzeamento
- Outros riscos de bronzeamento
- Leve embora
Existem riscos envolvidos com o bronzeamento e a exposição prolongada ao sol, mas algumas pessoas ainda se bronzeam porque preferem a aparência da pele ou gostam de bronzear como hobby.
Se você decidir se bronzear ao sol, poderá reduzir alguns dos riscos aprendendo a se bronzear rapidamente. Continue lendo para saber quanto tempo leva para se bronzear e como reduzir os riscos.
Quanto tempo leva para se bronzear lá fora?
Você pode queimar ou bronzear em menos de 10 minutos se não estiver usando filtro solar com FPS (fator de proteção solar). A maioria das pessoas se bronzeará dentro de algumas horas.
Às vezes, você não verá um bronzeado imediatamente. Em resposta à exposição ao sol, a pele produz melanina, o que pode levar tempo. Isso eventualmente muda a cor da pele.
Quanto tempo você leva para se bronzear do lado de fora vai depender do seu tipo de pele e do clima em que você está se bronzeando. Por exemplo, considere duas pessoas sentadas na praia: uma com pele clara e outra com pele mais escura. A pessoa de pele clara pode queimar enquanto a pessoa de pele mais escura bronzeia (o que ainda danifica a pele).
De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, a cor da pele é um importante indicador de se uma pessoa vai queimar ou bronzear.
Fatores que influenciam o bronzeamento
Existem muitos fatores que influenciarão o tempo que a pessoa leva para se bronzear. Alguns estão relacionados ao indivíduo e outros estão ligados ao clima em que você está tomando banho de sol. Aqui estão seis fatores que influenciam o bronzeamento:
- Os raios do sol são mais fortes em altitudes mais altas, o que pode fazer com que o bronzeamento e a queima aconteçam mais rapidamente.
- Pessoas com pele mais escura se bronzearão mais rapidamente porque têm mais melanina na pele. Isso pode torná-los mais bronzeados porque o sol provoca células chamadas melanócitos para produzir melanina, o que torna a pele mais escura.
- Climas úmidos têm mais umidade no ar, o que pode impedir o desbotamento do bronzeado e fazer com que o bronzeado aconteça mais rapidamente.
- O ângulo do sol e a hora do dia também são importantes. Quanto mais perto você estiver do equador, maior a probabilidade de se bronzear ou queimar.
- Quanto mais exposição direta ao sol você tiver, sem que haja uma quebra na sombra, maior a probabilidade de queimar ou bronzear.
- O FPS de um filtro solar pode influenciar o quanto você se bronzea, e quanto maior o FPS, mais tempo você deve ter até começar a queimar. Por exemplo, um FPS 30 protege sua pele 30 vezes mais do que se você não estivesse usando nada.
Dicas para curtir mais rápido
Se você estiver interessado em bronzear-se, aprender a se bronzear mais rápido pode reduzir o tempo que você precisa gastar ao sol, reduzindo sua exposição a raios nocivos.
Lembre-se de que o bronzeado não reduz o risco de queimaduras solares ou outros danos à pele. Além disso, as pílulas de bronzeamento artificial não são seguras, de acordo com a Clínica Mayo e a Food and Drug Administration.
Aqui estão seis dicas para um bronzeado mais rápido:
- Esfolie antes de bronzear, para que o seu bronzeado não desbote.
- Use pelo menos 30 gramas de SFP 30, que é suficientemente baixo para que você ainda se bronzear, mas não queime rapidamente.
- Mude de posição com frequência para não queimar uma parte do seu corpo.
- Coma alimentos que contenham betacaroteno, como cenouras, que podem naturalmente escurecer a pele.
- Coma alimentos ricos em licopeno, como tomate, pasta de tomate e melancia, que podem ajudar a combater naturalmente os raios UV (mas não devem substituir o FPS).
- Bronzeado entre meio-dia e 15:00 quando os raios UV são mais fortes. No entanto, esta hora do dia também é a mais perigosa e prejudicial para a sua pele. Tenha cuidado durante esse período.
Uma nota sobre camas de bronzeamento
Camas de bronzeamento artificial são muito prejudiciais e devem ser evitadas. Uma sessão de bronzeamento artificial pode aumentar o risco de desenvolver melanoma em até 20%.
Camas de bronzeamento artificial expõem ao organismo altos níveis de raios UVA, que estão ligados ao câncer de pele. A Agência Internacional da Organização Mundial de Saúde para Pesquisa do Câncer (IARC) classifica as camas de bronzeamento como cancerígenas.
Você pode obter a aparência de um bronzeado fazendo um bronzeado em spray ou usando uma loção bronzeadora que inclui DHA.
Outros riscos de bronzeamento
O bronzeamento tem riscos, principalmente se você não usa protetor solar. Mesmo ao usar FPS, os raios UV ainda podem ser prejudiciais. Os riscos associados ao bronzeamento incluem:
- melanoma e outros tipos de câncer de pele
- desidratação
- queimadura de sol
- erupção de calor
- envelhecimento prematuro da pele
- dano ocular
- supressão do sistema imunológico
Leve embora
O tempo necessário para o bronzeado depende de vários fatores, incluindo a cor da pele, o clima e a proximidade do equador. A maioria das pessoas se bronzeará dentro de 1 a 2 horas ao sol.
É importante lembrar que queimaduras e bronzeados podem demorar um pouco para serem configurados; portanto, se você não vê a cor imediatamente, isso não significa que você não está recebendo nenhuma cor ou deve usar um SPF menor.
Qualquer tipo de bronzeamento tem riscos, incluindo câncer de pele. Se você se bronzear ao ar livre, fazê-lo por um período mais curto pode reduzir o risco de danos. Lembre-se de usar protetor solar com um FPS de pelo menos 30 e beber muita água.
As camas de bronzeamento são classificadas como cancerígenas e fornecem uma dose muito alta de raios UVA, que são muito prejudiciais e devem ser evitados.