Adicione esses superpós verdes às suas refeições para um impulso saudável
Contente
Já se foram os dias em que comer couve parecia moderno ou exótico. Agora, existem maneiras mais incomuns de comer verduras saudáveis, como espirulina, moringa, chlorella, matcha e wheatgrass, muitas das quais vêm em forma de pó. Esses pós verdes superpoderosos (viu o que fizemos lá?) São realmente fáceis de adicionar à sua dieta. Jogue-os em um smoothie ou mingau de aveia da manhã ou até mesmo em um copo de água, se tiver coragem. Aprenda mais sobre as verduras em pó mais populares.
Espirulina
Você pode ter visto a espirulina, que é um tipo de alga de água doce, na lista de ingredientes de suas barras energéticas Whole Foods. Mas você também pode aproveitar os inúmeros benefícios para a saúde indo direto para a versão em pó. Apenas certifique-se de consultar seu médico se estiver tomando um medicamento anticoagulante, antiplaquetário ou imunossupressor. A espirulina às vezes pode mexer com isso, diz Alexandra Miller, R.D.N., L.D.N., uma nutricionista corporativa da Medifast.
Por que é incrível: Uma porção de 2 colheres de chá tem 15 calorias e 3 gramas de proteína, o que é muito grande quando você considera que um ovo (um queridinho entre os fanáticos por proteínas) tem 6 gramas. A espirulina também é "uma excelente fonte de cobre e uma boa fonte de tiamina, riboflavina e ferro", diz Miller. Alguns estudos mostraram que a espirulina contém propriedades antiinflamatórias, benefícios para a imunidade e o antioxidante beta-caroteno, embora Miller diga que mais pesquisas são necessárias antes de ter certeza. Sabe-se, no entanto, que a espirulina pode aumentar a resistência ao exercício, de acordo com um estudo de pesquisadores taiwaneses, e pode ajudar a diminuir o nariz entupido que acompanha as alergias, provavelmente por causa da capacidade da espirulina de combater a inflamação.
Como usá-lo: Em um smoothie, suco ou assados.
Clorela
Assim como a espirulina, a chlorella vem de uma linhagem de algas azul-esverdeadas. É semelhante à espirulina em seu perfil nutricional também, e tem quantidades comparáveis de proteínas, vitaminas e antioxidantes, diz Miller.
Por que é incrível: Os componentes da luteína da Chlorella ajudam a proteger os olhos, e seu beta-caroteno demonstrou proteger contra doenças cardiovasculares. A maior alegação de fama da Chlorella, porém, é que ela é rica em B12, uma vitamina essencial da qual muitos vegetarianos não consomem, pois é mais comumente encontrada em fontes animais. Um estudo de 2015 publicado no Journal of Medicinal Food pediu aos participantes com deficiência de B12 que tomassem 9 gramas de chlorella por dia. Depois de dois meses, seus níveis de B12 aumentaram em média 21 por cento. Além do mais, pesquisas publicadas em Nutrition Journal descobriram que tomar metade disso - 5 gramas por dia - é o suficiente para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Como usá-lo: Jogue 1 colher de chá do pó em seu smoothie, pudim de sementes de chia ou leite de nozes.
Matcha
Quando as folhas de chá verde são secas e moídas em um pó muito fino, você acaba com matcha. Isso significa que o matcha oferece uma dose pura e superconcentrada de fitoquímicos do chá verde.
Por que é incrível: Matcha é ótimo pelas mesmas razões que o chá verde - ele pode reduzir os níveis de colesterol, glicose no sangue e triglicerídeos, de acordo com um estudo publicado em Comida e Função. "Galato de epigalocatequina (EGCG), um polifenol conhecido por suas propriedades anticâncer e antivirais potenciais, é pelo menos três vezes maior em matcha do que outros chás verdes", diz Miller. Um novo estudo publicado na revista Projeto Farmacêutico Atual cavou na reputação de matcha para melhorar seu humor e poder cerebral. Depois de revisar 49 estudos, os pesquisadores citaram a combinação de cafeína, que aumenta o estado de alerta, e L-teanina, um aminoácido que promove relaxamento e calma, foi particularmente útil para ajudar as pessoas a mudar de tarefa em tarefa sem distração.
Como usá-lo: Beba-o como um matcha latte no café da sua vizinhança ou adicione-o a smoothies, molhos para massas ou uma pasta de especiarias. Você também pode polvilhar em cima de iogurte, granola ou até pipoca. Sim, é tão versátil.
Moringa
Este superpó é o resultado da trituração das folhas e sementes de uma planta chamada moringa oleifera.
Por que é incrível: Não há dúvida de que a moringa se qualifica como um superalimento graças às suas altas contagens de vitamina C, vitamina A, cálcio, ferro, proteínas e antioxidantes. Mas como você provavelmente terá apenas 1 ou 2 colheres de chá por porção, a moringa sozinha não garantirá exatamente que você alcançará sua dose diária recomendada desses nutrientes (embora seus níveis de vitamina C cheguem perto). Ainda assim, é melhor do que nada, e a moringa pode ser particularmente útil para pessoas com diabetes, de acordo com um estudo publicado em Pesquisa em fitoterapia.
Como usá-lo: Como outros pós verdes, a moringa é um ótimo complemento para vitaminas, aveia e barras de granola. As pessoas não elogiam seu sabor, mas o sabor de folha o torna um complemento para pratos mais saborosos, como homus e pesto.
Wheatgrass
Você provavelmente encontrou grama de trigo pela primeira vez na forma de tiros verdes no Jamba Juice. A grama vem da planta do trigo Triticum aestivum, e um artigo publicado em Ciência Alimentar e Gestão da Qualidade resumiu melhor dizendo que é "uma erva daninha humilde que é uma fonte de alimentação de nutrientes e vitaminas para o corpo humano." Beberemos por isso.
Por que é incrível: De acordo com pesquisadores israelenses, a grama de trigo é rica em clorofila, flavonóides, vitamina C e vitamina E. Em seu estudo publicado na Mini Reviews in Medicinal Chemistry, eles relataram que a grama de trigo demonstrou ter potencial anticâncer, possivelmente por causa de sua apigenina conteúdo, o que evita danos celulares. Alguns pequenos estudos também descobriram que ele pode diminuir os efeitos de problemas de saúde, como diabetes, obesidade e artrite reumatóide.
Como usar na alimentação: Misture 1 colher de sopa em um suco de fruta ou um smoothie.