Teste de recarga de unha capilar
O teste de recarga da unha capilar é um teste rápido feito no leito ungueal. É usado para monitorar a desidratação e a quantidade de fluxo sanguíneo para o tecido.
A pressão é aplicada ao leito ungueal até que fique branco. Isso indica que o sangue foi expelido do tecido sob a unha. É chamado de branqueamento. Assim que o tecido branquear, a pressão é removida.
Enquanto a pessoa mantém a mão acima do coração, o médico mede o tempo que o sangue leva para retornar ao tecido. O retorno do sangue é indicado pela coloração rosada da unha.
Remova o esmalte colorido antes do teste.
Haverá uma pequena pressão no leito da unha. Isso não deve causar desconforto.
Os tecidos precisam de oxigênio para sobreviver. O oxigênio é transportado para várias partes do corpo pelo sistema sanguíneo (vascular).
Este teste mede o quão bem o sistema vascular funciona em suas mãos e pés - as partes de seu corpo que estão mais distantes do coração.
Se houver um bom fluxo sanguíneo para o leito ungueal, a cor rosa deve retornar em menos de 2 segundos após a remoção da pressão.
Tempos de branqueamento superiores a 2 segundos podem indicar:
- Desidratação
- Hipotermia
- Doença vascular periférica (PVD)
- Choque
Teste de branqueamento das unhas; Tempo de recarga capilar
- Teste de branqueamento de unhas
McGrath JL, Bachmann DJ. Medição de sinais vitais. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 1.
Stearns DA, Peak DA. Mão. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 43.
White CJ. Doença arterial periférica aterosclerótica. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 79.