O que são hematomas internos e como são tratados?
Contente
- O que são hematomas internos?
- Quais são os sintomas?
- O que causa isso?
- Pernas
- Estômago ou abdômen
- Costas ou medula espinhal
- Cabeça e cérebro
- Como é tratado?
- Pernas
- Estômago ou área abdominal
- Costas ou medula espinhal
- Cabeça e cérebro
- Qual é a perspectiva?
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
O que são hematomas internos?
Um hematoma, também chamado de contusão, ocorre quando uma lesão rompe os vasos sangüíneos sob a pele. Isso faz com que o sangue vaze para o tecido abaixo da pele, resultando em uma mancha preta azulada visível.
Além de aparecer logo abaixo da superfície da pele, os hematomas também podem se desenvolver nos tecidos mais profundos do corpo. Hematomas internos podem ocorrer nos músculos das pernas e costas. Também pode ocorrer em órgãos internos, como fígado e baço.
Continue lendo para descobrir mais sobre os sintomas, causas e tratamentos.
Quais são os sintomas?
Os sintomas de hematomas internos podem incluir:
- dor e sensibilidade na região da lesão
- hematomas sob a pele do local ferido, em alguns casos
- amplitude limitada de movimento nas articulações circundantes (contusão muscular)
- hematoma, uma poça de sangue que se acumula ao redor do local ferido
- sangue na urina (hematomas renais)
Procure atendimento médico imediatamente se observar algum dos seguintes sintomas. Eles podem indicar sangramento interno mais grave ou choque:
- sintomas que não melhoram ou pioram
- febre de 100,4 ° F (38 ° C) ou superior
- dor, dormência ou fraqueza em uma ou ambas as pernas (hematomas nas costas)
- náusea ou vômito
- pulso rápido
- pele pálida
- respiração superficial
- tontura ou desmaio
- confusão
O que causa isso?
Hematomas internos podem ocorrer de várias maneiras, normalmente por meio de um acidente ou algum tipo de trauma contuso.
Pernas
Hematomas nas pernas são muito comuns em pessoas que praticam esportes. Golpes diretos ou quedas normalmente causam a lesão. Quando ocorre a lesão, os músculos da perna ficam comprimidos e são esmagados de uma forma não natural.
Hematomas nas pernas costumam ocorrer no músculo quadríceps na parte frontal da coxa, uma área que pode estar sujeita a golpes diretos.
Estômago ou abdômen
Hematomas no estômago ou na área abdominal geralmente são causados por:
- golpes diretos em seu abdômen
- uma queda na qual você se machuca ou cai de estômago
- acidentes, como um acidente de carro
O trauma da lesão faz com que os vasos sanguíneos do tecido afetado se rompam. Isso causa hematomas.
Costas ou medula espinhal
Semelhante a hematomas no estômago ou na área abdominal, podem ocorrer hematomas nas costas ou na medula espinhal em caso de queda, acidente ou lesão. Hematomas geralmente ocorrem quando uma área das costas é comprimida devido ao acidente ou lesão.
Cabeça e cérebro
As contusões cerebrais podem ocorrer devido a uma pancada na cabeça ou uma lesão no pescoço, muitas vezes no caso de um acidente de carro.
Hematomas podem ocorrer por meio do que é chamado de lesão de golpe de golpe. O hematoma inicial, denominado golpe, acontece no local do trauma. Conforme o cérebro é sacudido pelo ferimento, ele pode atingir o crânio e causar outro hematoma, denominado contragolpe.
Como é tratado?
O tratamento para hematomas internos pode ser muito individualizado, dependendo da localização e da gravidade dos hematomas.
Pernas
O tratamento para hematomas na perna envolve seguir a fórmula RICE:
- Descansar. Evite outras atividades extenuantes.
- Gelo. Aplique gelo na área afetada por 10 a 30 minutos de cada vez.
- Compressão. Use um envoltório macio, como uma bandagem ACE, para comprimir a área ferida.
- Elevação. Eleve a área ferida acima do nível do coração.
Em casos de hematomas mais graves, nos quais você não consegue colocar peso na perna ferida, pode ser necessário usar muletas até que a lesão tenha cicatrizado o suficiente. Seu médico também pode sugerir que você tome medicamentos para o alívio da dor, como o ibuprofeno (Advil).
Evite aplicar calor e massagear a área afetada durante a cura.
Antes de aumentar seu nível de atividade, você precisará reabilitar a área lesionada. Isso pode levar várias semanas, dependendo da extensão da lesão. As etapas iniciais envolvem exercícios de alongamento para ajudá-lo a recuperar sua amplitude de movimento na área afetada.
Depois disso, seu médico lhe dará exercícios de fortalecimento e levantamento de peso para ajudá-lo a recuperar sua força e resistência totais.
Estômago ou área abdominal
O tratamento para hematomas na área abdominal depende da localização e da gravidade da lesão. Em alguns casos, sua condição precisará ser monitorada em um hospital. O tratamento pode incluir:
- evitar atividades extenuantes ou repouso na cama
- medicamento para controlar a dor, sem receita ou prescrito pelo seu médico
- fluidos intravenosos (IV)
- teste para lesão adicional ou perda de sangue
- transfusão de sangue
- cirurgia para drenar o excesso de fluido do abdômen ou para encontrar e interromper a origem do sangramento
Costas ou medula espinhal
Para hematomas nas costas, seu médico recomendará repouso. Evite atividades extenuantes ou levantar qualquer coisa que seja pesada. Seu médico pode recomendar a aplicação de gelo no local da lesão. Isso ajudará a diminuir a dor e o inchaço. Eles também podem prescrever medicamentos para a dor.
Uma medula espinhal danificada ou machucada não pode ser reparada, mas os médicos e pesquisadores continuam a investigar maneiras de regenerar o tecido espinhal danificado. Você pode precisar de cirurgia para ajudar a estabilizar a área lesada ou para aliviar a pressão. O tratamento e a reabilitação provavelmente serão de longo prazo.
Cabeça e cérebro
Como muitos casos de hematomas internos, o tratamento para hematomas na cabeça e no cérebro depende muito da gravidade da lesão. O tratamento pode incluir:
- aplicação de gelo no local da lesão
- repouso na cama
- observação no hospital
- monitorar o aumento da pressão dentro do crânio
- assistência com a respiração, como ser colocado em um ventilador ou máquina de respiração
- cirurgia para aliviar a pressão no cérebro
Qual é a perspectiva?
A probabilidade de hematomas internos depende da localização e da gravidade dos hematomas. Em casos de hematomas leves, seu médico pode recomendar cuidados domiciliares que envolvam repouso, aplicação de gelo e controle da dor. Casos de hematomas internos mais graves podem exigir observação no hospital ou cirurgia para tratamento.
Muitos casos de hematomas internos resultam de traumatismo contuso, queda ou acidente. Por isso, é importante reduzir os riscos sempre que possível.
Sempre use o cinto de segurança ao dirigir. Certifique-se de usar o equipamento de proteção adequado ao praticar esportes. É importante ter certeza de que você está o mais protegido possível caso ocorra um acidente. Isso ajudará a prevenir muitos hematomas.