Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 8 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
8 coisas que você precisa saber sobre "Desintoxicação da pele" - Saúde
8 coisas que você precisa saber sobre "Desintoxicação da pele" - Saúde

Contente

Se você passa um tempo considerável online, pode ter visto várias manchetes detalhando a importância de "desintoxicar" sua pele. E “desintoxicando” sua casa, seu grupo de amizade, praticamente toda a sua vida.

Desintoxicação tornou-se um termo usado em excesso. Mas, assim como a beleza limpa e o crescente movimento de bem-estar, a "desintoxicação da pele" é vista como uma tendência genuína.

Tudo, no entanto, não é o que parece quando você mergulha um pouco mais fundo.

O que realmente significa "desintoxicação"?

Desintoxicar, em termos simples, significa remover toxinas do corpo. Elas podem vir do ambiente, de sua dieta e de escolhas de estilo de vida como fumar.

Felizmente, há pouco que você precisa fazer para ajudar nesse processo.


Seus pulmões, fígado, rins e cólon têm a capacidade de remover substâncias nocivas sozinhos. (Substâncias em álcool e cigarro podem, no entanto, causar danos permanentes.)

Mas isso não impediu as pessoas de embarcarem em suco limpa e dietas da moda, na tentativa de "desintoxicar" completamente.

Como isso se relaciona com a sua pele?

A tendência também incentivou a indústria da beleza a adotar desintoxicação. E pode haver um pouco de confusão sobre o que isso significa.

Como a pele é o maior órgão do corpo e, portanto, pode captar sujeira e sujeira, alguns acreditam que é possível "purgar" a pele e remover todo o material "ruim" que obstrui os poros. Isso não é verdade.

"Não existe desintoxicação da pele do ponto de vista médico", diz o dermatologista certificado pelo conselho Dr. Fayne Frey.

O que você pode fazer é protegê-lo contra possíveis toxinas ambientais, como poluição e raios UV.


Todas essas coisas - juntamente com uma dieta inadequada e limpeza e esfoliação excessivas - podem esgotar a camada mais externa da pele.

Também conhecido como estrato córneo ou barreira cutânea, ajuda a manter a pele saudável ao bloquear substâncias que podem causar envelhecimento prematuro, entre outros danos.

Então você pode realmente "desintoxicar" sua pele?

"Quando as pessoas falam sobre 'desintoxicar a pele', é mais sobre o que você pode fazer na superfície para proteger sua pele do ambiente externo mais do que esclarecer o que há no interior", diz o Dr. Ross Perry, diretor médico da CosmedicsUK. .

Por quê? Porque as toxinas não podem sair do corpo através da pele.

Você pode limpar a pele o quanto quiser ou deixá-la em paz por longos períodos de tempo. Esse "desintoxicante" não remove as toxinas.

Em vez disso, são os órgãos mencionados acima - principalmente os rins e o fígado - que mantêm essa responsabilidade.


Sua pele, no entanto, "pode ​​precisar que você pare certos produtos que não estão funcionando para você", observa a dermatologista certificada pelo Dr. Caren Campbell.

Um exemplo, diz ela, é uma condição chamada taquifilaxia, em que a pele "se acostuma" a coisas como cremes esteróides e eles param de funcionar.

"Nesse caso, a desintoxicação da pele faz sentido", afirma o Dr. Campbell. "Um médico pode precisar mudar para um esteróide alternativo para que ele funcione e depois mudar de volta."

Qual é o problema dos produtos para cuidados com a pele "desintoxicantes"?

Aqui é onde a maioria dos truques ocorre. Os especialistas autoproclamados em cuidados com a pele, afirma o Dr. Frey, “afirmam que a pele contém substâncias tóxicas. Eles estão errados."

Isso faz sentido, porque os produtos para cuidados com a pele que possuem a capacidade de desintoxicar dessa maneira raramente são transparentes sobre quais toxinas estão reivindicando remover.

É verdade que sua pele pode ficar mais limpa e suave depois de uma máscara de carvão, por exemplo. Mas é tudo o que o produto está fazendo.

Como explicado, nenhum produto pode remover fisicamente as toxinas porque a pele não tem a capacidade de remover toxinas.

No entanto, os produtos podem se livrar da “sujeira da superfície da pele, como excesso de sebo e células mortas da pele”, diz o Dr. Perry.

Mas pessoas com pele extra sensível devem ter cuidado ao usar o chamado produto "desintoxicante". "Alguns podem irritar a pele", acrescenta Perry, potencialmente deixando-a seca e vermelha.

Alguns produtos para o cuidado da pele usam o termo "desintoxicação" em termos de defesa da pele. Os produtos que contêm antioxidantes podem reduzir os efeitos de danos ambientais.

Mas eles não conseguem retirar fisicamente substâncias nocivas do corpo. Em vez disso, eles inibem ou removem os radicais livres que causam o dano.

Você pode apenas suar então?

Na verdade não. O suor é, de fato, quase inteiramente composto de água.

Os humanos excretam uma pequena quantidade de resíduos, como a uréia, através dele. Mas é provável que a quantia seja tão pequena que dificilmente se nota.

Bottom line? Nenhuma quantidade de cardio ou yoga quente ajudará a desintoxicação natural do seu corpo.

Que tal fazer sucos ou seguir alguma outra dieta da moda?

Suar não ajudará a remover toxinas, e nenhum tipo de dieta. Os poucos estudos existentes não forneceram evidências suficientemente fortes para sugerir o contrário.

De fato, uma revisão de 2015 publicada no Journal of Human Nutrition and Dietetics não encontrou nenhuma evidência convincente para apoiar as reivindicações de remoção de toxinas das dietas de "desintoxicação".

Algumas pessoas admitem se sentir melhor depois de tomar suco ou realizar outro tipo de dieta de "limpeza". Mas os elementos de algumas dessas dietas geralmente são garantidos para melhorar a saúde de qualquer maneira.

Seus benefícios não têm nada a ver com desintoxicação e mais com comer alimentos nutritivos, beber bastante água, dormir o suficiente e fazer exercícios regularmente.

Para manter seu corpo funcionando da maneira que deveria, é recomendável que você siga esses princípios de saúde, especialmente consumindo uma dieta equilibrada com cinco porções de frutas e legumes por dia.

Mas tem que haver uma solução rápida - suplementos, chás, sais de banho, alguma coisa?

Desculpe, a resposta não é mais uma vez.

As empresas que afirmam vender suplementos “desintoxicantes” e similares tendem a lutar para provar essas alegações.

De fato, em 2009, um grupo de cientistas pediu aos fabricantes de 15 produtos de “desintoxicação” para fornecer evidências.

Nem mesmo uma empresa poderia explicar o que significava sua alegação de desintoxicação ou que toxinas seus produtos deveriam eliminar.

Então, o que você pode fazer se sua pele não estiver onde deseja?

Felizmente, existem muitas maneiras apoiadas pela ciência para ajudar sua pele a ter a aparência que você deseja. Aqui estão algumas estratégias importantes a serem observadas.

Avalie sua rotina atual de cuidados com a pele

Como é o seu ritual diário de cuidados com a pele? Você ao menos tem um? Se a resposta para a segunda pergunta for negativa, tente adotar um hábito de cuidar da pele de manhã e à noite.

"Se você está seguindo um bom regime de cuidados com a pele, uma 'desintoxicação facial' é realmente apenas mais um chavão", diz Perry.

Uma rotina básica envolve produtos como limpador e hidratante. "Certifique-se de limpar duas vezes por dia em casa, de manhã e antes de dormir", diz o Dr. Perry.

“Uma espuma de limpeza suave deve ser suficiente, seguida de um toner se a pele for particularmente oleosa e um hidratante leve. [Não] esqueça de usar um FPS de pelo menos 30 todas as manhãs. " (Mais sobre isso mais tarde.)

Depois de baixar essas partes importantes, fique à vontade para adicionar produtos projetados para o seu tipo e necessidade de pele.

Por exemplo, pessoas com acne podem querer incorporar produtos que incluem ácido salicílico ou peróxido de benzoíla na lista de ingredientes.

Tudo o que você acaba usando, seguir uma rotina personalizada todos os dias pode melhorar a aparência da sua pele.

Adicione esfoliação à sua rotina

A esfoliação é o processo de remoção de células mortas da pele da superfície do rosto ou do corpo.

Isso costuma acontecer naturalmente a cada 28 dias, mas fatores como envelhecimento e oleosidade podem retardar o processo.

Um acúmulo de células mortas da pele pode reduzir a eficácia de qualquer produto de cuidados com a pele que você use, levar a surtos e até enfraquecer toda a sua tez.

A esfoliação deve ser feita corretamente para beneficiar a pele, em vez de danificá-la. Existem duas maneiras de fazer isso: fisicamente ou por meios químicos.

A esfoliação física envolve coisas como esfoliantes e pincéis, mas geralmente não é adequada para peles sensíveis.

Se você está preocupado com a possibilidade de esse método ser um pouco severo, siga o tipo químico que envolve os alfa e beta hidroxiácidos.

Lembre-se de esfoliar suavemente e não exagerar para evitar uma aparência vermelha e crua. Dr. Perry recomenda esfoliação duas vezes por semana.

O mesmo vale para protetor solar

Os raios do sol podem ser prejudiciais durante todo o ano, portanto, cobrir-se com protetor solar é a melhor forma de proteção contra o câncer de pele e sinais de danos causados ​​pelo sol.

Você pode usar a fórmula que você e sua pele preferirem.

Apenas certifique-se de que o filtro solar ofereça proteção de amplo espectro, resistência à água e um FPS de pelo menos 30.

Use-o diariamente, independentemente do clima! E lembre-se de reaplicar a cada duas horas ou logo após suar ou nadar.

E não se esqueça de antioxidantes e retinóides

Dr. Campbell chama protetor solar, antioxidantes e retinóides da "trindade sagrada".

Os antioxidantes, diz ela, "ajudam a tornar o filtro solar mais eficaz e a proteger contra os radicais livres que quebram o colágeno e a elastina e nos envelhecem".

Os retinóides também podem manter a pele firme, observa o Dr. Campbell. Eles são "uma das poucas coisas que podemos aplicar topicamente na pele para estimular o colágeno".

Limite alimentos e bebidas que desencadeiam crises de pele

Embora a pesquisa sugira que a dieta pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento de doenças da pele como a acne, você pode precisar passar por algumas tentativas e erros para descobrir seus gatilhos pessoais.

Alimentos e bebidas a serem observados incluem alimentos ricos em açúcar ou carboidratos refinados ou listas de ingredientes que contêm laticínios. O álcool também pode ter um impacto negativo na pele.

Tente cortar itens individuais, um por um, para ver quais, se houver, resultam em melhorias.

Fique hidratado

Uma regra geral é beber oito copos de água - ou bebidas à base de água - por dia para beneficiar sua saúde geral.

Também se pensa que a hidratação pode ajudar a pele, reparando a secura e o embotamento.

Não há muita pesquisa para provar isso, mas manter a ingestão de água certamente não fará mal.

Você também pode aumentar diretamente os níveis de hidratação da pele aplicando um hidratante ou produto hidratante que contém ácido hialurônico.

A linha inferior

Como você provavelmente já percebeu até agora, desintoxicação nem sempre significa o que você pensa que faz.

Se você está preocupado com sua aparência, viver com estilo de vida saudável e cuidar bem da pele pode ajudar.

E se não? Em vez de procurar um produto que pode acabar fazendo muito pouco, encontre um dermatologista que atenda ao seu orçamento e marque uma consulta.

Lauren Sharkey é jornalista e autora especializada em assuntos femininos. Quando ela não está tentando descobrir uma maneira de banir a enxaqueca, ela pode ser encontrada descobrindo as respostas para suas perguntas de saúde ocultas. Ela também escreveu um livro com o perfil de jovens ativistas do mundo todo e atualmente está construindo uma comunidade de tais resistentes. Pegá-la Twitter.

Novos Artigos

Ashley Graham "abraça" seu corpo em mutação durante a gravidez em um vídeo de nudez estimulante

Ashley Graham "abraça" seu corpo em mutação durante a gravidez em um vídeo de nudez estimulante

A hley Graham nunca e conteve quando e trata de apreciar eu corpo - nem he ita em encorajar outra pe oa a fazer o me mo por i me ma .Na verdade, de de que anunciou que ela e o marido Ju tin Ervin e t&...
Os iogues têm menos probabilidade de se masturbar, além de outras estatísticas divertidas de sexo da geração Y

Os iogues têm menos probabilidade de se masturbar, além de outras estatísticas divertidas de sexo da geração Y

A atividade no quarto da outra pe oa ão empre um mi tério. Me mo que ua namorada ejam totalmente aberta e hone ta obre o que o excita, me mo que você eja olteiro e experimente, me mo qu...