A ligação entre o sono e o câncer de mama
Contente
Você provavelmente sabe que dormir é importante para o humor, o apetite e esmagar seus treinos - mas uma má higiene do sono pode ter consequências mais sérias. A hora em que você bate no travesseiro e o quão repousante é o seu sono pode afetar o risco de câncer de mama, mostram as pesquisas. As perturbações do seu ritmo circadiano, que podem resultar de sono insuficiente, podem desempenhar um papel no cancro da mama.
"Fatores como luz ou ruído podem suprimir a melatonina à noite, quando os níveis deveriam estar altos. O corpo responde liberando estrogênio dos ovários em momentos do dia que normalmente não faria", diz Carla Finkielstein, Ph.D., professor associado da Virginia Tech Carilion School of Medicine. Em alguns casos, a liberação constante e não programada de hormônios como esse pode aumentar o risco de câncer.
Noites ruins ocasionais não são nada com que se preocupar, mas qualquer coisa que altere seu z's cronicamente é. Essas três dicas o ajudarão a ter o descanso noturno de que você precisa.
Desligar interrupções
Acordar mais de duas vezes por noite está associado a um aumento de 21 por cento no risco de câncer de mama, pesquisa no European Journal of Cancer Prevention shows. O sono fragmentado altera as células brancas do sangue de uma forma que promove o crescimento do tumor, de acordo com um estudo anterior em ratos, diz Dorraya El-Ashry, Ph.D., diretora científica da Breast Cancer Research Foundation.
Tome medidas para tornar seu sono mais tranquilo. Se você mora em uma rua barulhenta, por exemplo, considere comprar uma máquina de ruído rosa. (O ruído rosa é semelhante ao ruído branco, mas comprovou-se que melhora a qualidade do sono.) Se você costuma acordar com dor de garganta ou de garganta, pode roncar; 88 por cento das mulheres sabem, mas apenas 72 por cento sabem disso. Mudar a posição de dormir, comprar um novo travesseiro ou usar um protetor bucal pode ajudar; peça conselho ao seu médico ou dentista. (Relacionado: estudo descobriu que 'sono de beleza' é realmente uma coisa real)
Atenha-se a uma janela de duas horas
Estudos indicam que o turno noturno rotativo, no qual você trabalha três ou mais noites por mês, além dos turnos diurnos, pode aumentar o risco de câncer com o tempo, porque o relógio biológico nunca consegue se ajustar totalmente. "Essas interrupções circadianas crônicas têm sérias implicações para o câncer, bem como para a obesidade, doenças cardíacas e inflamação", disse Finkielstein. Procure acordar e adormecer na mesma janela de duas horas todos os dias para minimizar os efeitos. (Relacionado: O que é pior: privação do sono ou sono interrompido?)
Use iluminação ambiente
Uma das principais coisas que suprimem os níveis noturnos de melatonina é o excesso de luz. "Estudos em animais indicam que os ciclos circadianos irregulares causados pela exposição contínua a ciclos irregulares de claro-escuro favorecem a progressão de doenças malignas, como câncer nos tecidos mamários", disse Finkielstein.Reduza a quantidade de brilho a que você está exposto pelo menos uma ou duas horas antes de deitar, diz El-Ashry. Idealmente, tente um nível de luz de velas de luz ambiente - o que significa apenas o suficiente para ver para onde você está indo. Desligue seus eletrônicos mais cedo também. (Veja: As melhores máscaras de sono bloqueadoras de luz, de acordo com avaliações da Amazon)
Shape Magazine, edição de outubro de 2019