Mordidas de cobra
Contente
- O que são picadas de cobra?
- Identificação de cobras venenosas
- Cascavel
- Sintomas
- Mocassins de água ou bocas de algodão
- Sintomas
- Copperheads
- Sintomas
- Cobras corais
- Sintomas
- Primeiros socorros para picadas de cobra
- Mitos de primeiros socorros
- Tratamento para picadas de cobra
- Perspectivas para uma picada de cobra
- Prevenção de picadas de cobra
O que são picadas de cobra?
Cerca de 7.000 casos de picadas venenosas de cobra são relatados todos os anos nos Estados Unidos. Uma picada de uma cobra venenosa raramente é mortal - cerca de 6 fatalidades são relatadas a cada ano - mas deve sempre ser tratada como uma emergência médica. Mesmo uma mordida de uma cobra inofensiva pode ser grave, levando a uma reação alérgica ou uma infecção. Picadas de cobra venenosas podem produzir uma variedade de sintomas, incluindo dor e inchaço localizados, convulsões, náuseas e até paralisia.
Os passos de primeiros socorros que você pode tomar após a picada de uma cobra incluem a limpeza da ferida, a calma e a imobilização da área afetada. No entanto, é essencial chegar imediatamente a uma instalação médica para tratamento de emergência. Se tratada a tempo, as perspectivas de recuperação são boas.
Identificação de cobras venenosas
Se você não estiver familiarizado com os diferentes tipos de cobras e não conseguir distinguir entre venenosas e não venenosas, pode ser difícil saber como reagir em caso de mordida. Sempre trate uma picada de cobra como se fosse venenosa.
Enquanto a maioria das cobras nos EUA não é venenosa, vários tipos contêm veneno. Nos EUA, todas as cobras venenosas, com exceção da cobra coral, são víboras. As víboras são distinguíveis por uma depressão perceptível entre o olho e a narina. Este poço é a área de detecção de calor da cobra. Embora todas as víboras tenham cabeça triangular, nem todas as cobras com cabeça triangular são venenosas.
Se você ou alguém com quem você foi picado por uma cobra, você saberá imediatamente. É possível, porém, que a mordida aconteça rapidamente e que a cobra desapareça.
Para identificar uma picada de cobra, considere os seguintes sintomas gerais:
- duas feridas por punção
- inchaço e vermelhidão ao redor das feridas
- dor no local da picada
- dificuldade para respirar
- vômito e náusea
- visão embaçada
- sudorese e salivação
- dormência no rosto e membros
Algumas cobras venenosas também causam sintomas específicos ao seu tipo.
Cascavel
Cascavel é facilmente identificável. Eles têm anéis no final de suas caudas que tremem quando se sentem ameaçados. Isso faz um som estridente e é um aviso para você se afastar. As cascavéis são as maiores cobras venenosas e são responsáveis por muitas picadas venenosas nos EUA a cada ano. Essas cobras podem ser encontradas em praticamente qualquer habitat em todo o país. Eles gostam de áreas abertas onde podem descansar ao sol, como pedras e troncos.
Sintomas
Os sintomas específicos das picadas de cascavel são imediatos e incluem:
- dor forte
- pálpebras caídas
- pressão sanguínea baixa
- sede
- cansaço ou fraqueza muscular
Mocassins de água ou bocas de algodão
O mocassim de água é outro tipo de víbora. Essa cobra também é conhecida como boca de algodão, porque o interior de sua boca é revestido com um material branco e algodão. O tamanho médio do mocassim aquático está entre 50 e 55 polegadas. Os adultos têm uma pele bronzeada escura a preta com tiras marrons escuras ou pretas escuras. Cobras jovens têm bandas marrons ou alaranjadas com cauda amarela. Essas cobras são encontradas nos estados do sudeste, geralmente dentro ou perto da água. Eles não se assustam facilmente e se defenderão caso se sintam ameaçados.
Sintomas
As mordidas de mocassim aquático compartilham sintomas com as de copperhead. Sintomas específicos incluem:
- dor e sintomas imediatos
- mudança na cor da pele
- choque
- pressão sanguínea baixa
- fraqueza
Copperheads
Copperheads são avermelhados ou dourados com faixas em forma de ampulheta. Esta cobra é tipicamente 18 a 36 polegadas de comprimento. Copperheads são encontrados principalmente em florestas, pântanos, áreas rochosas e rios nos estados do leste (até o Texas). Eles não são agressivos. A maioria das picadas de copperhead ocorre se você acidentalmente pisar em ou próximo a uma.
Sintomas
As picadas de cobra de Copperhead compartilham sintomas com as picadas de cobra de mocassim aquático. Os sintomas podem incluir:
- dor e sintomas imediatos
- mudança na cor da pele
- choque
- pressão sanguínea baixa
- fraqueza
Cobras corais
As cobras corais têm faixas pretas, amarelas e vermelhas e geralmente são confundidas com cobras-rei não-venenosas. Você pode distinguir uma cobra de coral pelo fato de que as faixas vermelhas tocam as faixas amarelas. Eles vivem nos bosques, pântanos e áreas arenosas do sul. Cobras de coral normalmente se escondem no subsolo e em pilhas de folhas.
Sintomas
Os sintomas específicos das picadas de cobra coral incluem:
- dor que não é imediata
- sintomas que ocorrem horas após a picada
- convulsões
- pálpebras caídas
- mudança na cor da pele
- dor de estômago
- dificuldade em engolir
- dor de cabeça
- choque
- paralisia
Primeiros socorros para picadas de cobra
Se você for mordido por uma cobra, é essencial receber tratamento de emergência o mais rápido possível. No entanto, existem algumas dicas que você também deve ter em mente:
- Ligue para o 911 imediatamente.
- Observe a hora da mordida.
- Mantenha a calma e a calma, pois o movimento pode fazer com que o veneno viaje mais rapidamente pelo corpo.
- Remova as roupas ou as joias restritivas, pois a área ao redor da picada provavelmente aumentará.
- Não permita que a vítima ande. Leve-os ou transporte-os por veículo.
- Não mate ou manuseie a cobra. Tire uma foto se puder, mas não perca tempo caçando-a.
Mitos de primeiros socorros
Existem também várias técnicas ultrapassadas de primeiros socorros que agora são consideradas inúteis ou até prejudiciais:
- Não use um torniquete.
- Não corte na picada de cobra.
- Não use uma compressa fria na mordida.
- Não dê medicamentos à pessoa, a menos que indicado por um médico.
- Não levante a área da mordida acima do coração da vítima.
- Não tente sugar o veneno pela boca.
- Não use um dispositivo de sucção da bomba. Esses dispositivos eram anteriormente recomendados para bombear veneno de cobra, mas agora acredita-se que eles têm mais probabilidade de causar danos do que benefícios.
Tratamento para picadas de cobra
A coisa mais importante a fazer para uma picada de cobra é obter ajuda médica de emergência o mais rápido possível. Um médico avaliará a vítima para decidir sobre um curso específico de tratamento. Em alguns casos, uma picada de uma cobra venenosa não é fatal. A gravidade depende da localização da mordida e da idade e saúde da vítima. Se a picada não for grave, o médico pode simplesmente limpar a ferida e dar à vítima uma vacina contra o tétano.
Se a situação é com risco de vida, o médico pode administrar antiveneno. Esta é uma substância criada com veneno de cobra para combater os sintomas da picada de cobra. É injetado na vítima. Quanto mais cedo o antiveneno for usado, mais eficaz será.
Perspectivas para uma picada de cobra
As perspectivas para uma pessoa com uma picada de cobra são altamente variáveis. Para uma picada de cobra não-venenosa, a perspectiva é excelente se a ferida for limpa e tratada imediatamente. Para uma mordida venenosa, a perspectiva é boa se a vítima receber atendimento de emergência logo após a mordida. Adultos saudáveis com mordidas superficiais têm uma visão melhor do que crianças e aqueles com sistema imunológico enfraquecido que receberam mordidas profundas.
Prevenção de picadas de cobra
Mordidas de cobra podem ser evitadas em muitos casos. É melhor evitar abordar ou manusear cobras na natureza. Evite lugares típicos onde as cobras gostam de se esconder, como grama alta e folhas empilhadas, pedras e estacas de madeira. Se você encontrar uma cobra, dê-lhe espaço para recuar e deixe-a se esconder. É da natureza da cobra evitar a interação.
Ao trabalhar fora de locais onde cobras possam estar presentes, use botas altas, calças compridas e luvas de couro. Evite trabalhar fora durante a noite e com clima mais quente, que é quando as cobras são mais ativas.