Autor: Christy White
Data De Criação: 7 Poderia 2021
Data De Atualização: 13 Poderia 2024
Anonim
13 maneiras de lidar com os mamilos doloridos por causa da amamentação - Bem Estar
13 maneiras de lidar com os mamilos doloridos por causa da amamentação - Bem Estar

Contente

Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.

O que causa mamilos doloridos durante a amamentação?

Os mamilos doloridos são muito comuns em mulheres que amamentam. A prevenção é possível e o tratamento depende da causa. As causas mais comuns incluem:

  • um bebê não pega bem
  • atrito
  • tordo
  • adaptando-se a esta nova habilidade

Você pode até ter mais de uma causa de mamilos doloridos.

Continue lendo para aprender mais sobre as possíveis causas e como tratar e prevenir os mamilos doloridos da amamentação.

1. Verifique a trava

Amamentar geralmente leva tempo para aprender. Muitos bebês e mães precisam praticar para obter a pega certa. Uma mamada saudável, bem no peito, fará com que o bebê receba mais leite e evita a dor para você.


Um bebê pode ter problemas para pegar de várias maneiras. Um problema comum é uma trava muito rasa. Lembre-se de que isso se chama amamentação, não alimentação com mamilo. Os lábios do bebê devem estar ao redor da maior parte ou de toda a aréola durante a amamentação.

Uma pega rasa coloca muita sucção nos mamilos e fica dolorida. Uma pega ruim pode até machucar os mamilos.

Como conseguir uma boa trava

Para encorajar uma boa trava:

  • Gentilmente, segure o queixo do bebê para baixo e aberto conforme ele se aproxima do peito para mamar.
  • Faça cócegas no lábio superior do bebê com seu mamilo e espere até que sua boca esteja bem aberta (como um bocejo) antes de conduzi-lo suavemente para o peito.
  • Puxe-os para fora e comece de novo se eles não travarem bem no início.
  • Se você fizer o parto no hospital, peça aos enfermeiros para verificarem a trava do seu bebê durante a internação. Se você deu à luz em casa, peça orientação à sua parteira ou doula.
  • Use um protetor de mamilo apenas temporariamente e sob a orientação de um especialista em lactação.

Se você continuar tendo problemas, dores ou se seu bebê parecer frustrado enquanto amamenta, entre em contato com um especialista em lactação. Um consultor licenciado pode fornecer ajuda personalizada. Muitos aceitam seguro saúde. Alguns hospitais têm um consultor na equipe com quem você pode falar durante a sua estadia.


Pergunte também se o seu hospital oferece aulas de apoio à amamentação.

2. Ajude o bebê a se soltar

Se você precisar soltar seu bebê, é importante interromper a sucção antes de puxá-lo para evitar dor no mamilo.

Para ajudar o bebê a se soltar, coloque delicadamente o dedo entre o seio e as gengivas para interromper a sucção e, em seguida, afaste a cabeça do bebê do seu peito.

3. Trate a língua presa, se seu bebê tiver essa condição

Mamilos persistentemente doloridos podem ocorrer se seu bebê tiver uma língua presa. Apenas um médico ou consultor licenciado em lactação pode diagnosticar e tratar uma língua presa. O tratamento pode ser cirúrgico ou eles podem ajudá-lo a contorná-lo e aprender como obter uma boa pega.

4. Ajuste sua espera

A maneira como você se senta e segura seu bebê durante a amamentação pode afetar o quão confortável é para você e o bebê. Existem várias posições de amamentação. Você pode encontrar livros e recursos online para experimentar todos eles, ou pedir uma recomendação de um consultor de lactação.


Uma pegada saudável manterá o rosto do bebê paralelo ao seu seio (horizontal ou verticalmente) e manterá a barriga dele em contato com o seu corpo.

Para ter uma boa retenção:

  • Mantenha os quadris e o rosto do bebê voltados para você durante a amamentação.
  • Experimente várias posições e mude de posição para evitar feridas.
  • Experimente acessórios como travesseiro de enfermagem ou banquinho, se ajudarem.
  • Segure o bebê bem próximo ao peito, em vez de se agachar sobre ele.

5. Reduza o ingurgitamento

O ingurgitamento ocorre quando os seios ficam muito cheios de leite. Isso ocorre se você demorar muito entre a amamentação ou se ainda estiver nos estágios iniciais e seu estoque estiver se ajustando às necessidades do bebê.

Seios ingurgitados podem doer. Eles também podem tornar mais difícil para o bebê pegar na mama. Pode ser necessário liberar um pouco de leite antes de amamentar, se isso acontecer.

Experimente um destes métodos para liberar leite:

  • Incline-se sobre a pia e use uma compressa de toalha quente e úmida em um seio de cada vez.
  • Use uma bomba tira leite para extrair um pouco de leite (você pode armazená-lo se quiser).
  • Massageie suavemente os seios enquanto estiver no banho e deixe o leite escorrer.

6. Previna sapinhos

Seus mamilos ficam molhados de leite toda vez que você amamenta. Isso pode causar aftas, que é uma infecção por fungos nos mamilos. O sapinho pode passar entre a mãe e o bebê durante a amamentação. Deve ser tratado por um médico.

Os mamilos com sapinhos podem ficar rosados ​​e doer muito.

Para evitar sapinhos, seque entre as mamadas. Você pode soprar ou dar tapinhas em seu mamilo com uma toalha de bebê para secar, ou pode caminhar sem camisa para secar ao ar. Ao tomar banho, use um sabonete neutro nos mamilos e enxágue bem.

Se você tende a vazar leite regularmente, use protetores de mama e troque-os com frequência para evitar que a umidade fique presa. Sutiãs e mamilos úmidos são um terreno fértil para o fermento.

7. Hidrate seus mamilos

Embora você queira manter os mamilos limpos e secos, também pode ser necessário hidratá-los. Os mamilos são sensíveis e podem rachar e sangrar durante a amamentação se ficarem muito secos.

Você pode encontrar uma variedade de cremes para mamilos na farmácia. É importante que você use apenas produtos para mamilos que sejam seguros para bebês, já que eles colocam a boca diretamente em seu mamilo. Leia os rótulos dos produtos e pergunte ao seu médico quais cremes eles recomendam.

Para usar um creme para mamilos, limpe a área com água e aplique o creme logo depois de alimentar seu bebê para que sua pele tenha tempo suficiente para absorvê-lo antes da próxima mamada.

8. Escolha o protetor de bomba tira leite do tamanho certo

Se você usar uma bomba tira leite, usar uma proteção de tamanho incorreto pode fazer com que seus mamilos fiquem irritados e doloridos. Também pode afetar a quantidade de leite que você extrai ao bombear.

Se você vir muito da aréola dentro do escudo durante o bombeamento, provavelmente precisará de um escudo menor. E se seus mamilos esfregam contra o interior da proteção, você provavelmente precisa de uma proteção maior.

Siga os guias da sua marca de bomba tira leite para escolher o protetor certo. Você pode encontrar novos escudos online e nos principais varejistas. Você também pode ligar diretamente para a marca da bomba para saber onde obter proteções de tamanhos diferentes.

Você também pode precisar alterar os tamanhos à medida que seus seios mudam com o tempo. Além disso, certifique-se de usar uma potência e velocidade de vácuo que sejam confortáveis ​​para você durante o bombeamento. Tornar a bomba muito forte não resultará em mais leite, mas pode machucar você.

9. Aplique compressas frias

As compressas frias podem ajudar a aliviar os mamilos doloridos após a amamentação, reduzindo o inchaço. Você pode usar uma compressa fria no seio e no mamilo, bem como embaixo do braço.

Use um pedaço de tecido entre a pele e algo frio, como uma bolsa de gelo. Nunca aplique uma bolsa de gelo diretamente sobre a pele. Aplique a compressa alguns minutos de cada vez. Você pode fazer isso intermitentemente por algumas horas até que o inchaço diminua.

10. Verificar e tratar bolhas de leite

Uma bolha de leite é um poro de mamilo bloqueado. Aparece como uma pequena bolha branca ou amarela no mamilo. Uma bolha de leite pode desaparecer sozinha ou pode reaparecer.

Você pode tentar massagear com azeite (um remédio popular), mas não mexa nele, pois isso pode causar sangramento e infecção. Você também pode tentar aplicar uma compressa quente e extrair um pouco de leite manualmente para ver se isso libera o bloqueio.

Fale com o seu médico se você tiver uma bolha dolorosa e recorrente.

11. Use um sutiã de apoio

Escolha um sutiã que seja respirável para evitar atrito. Se for difícil encontrar um sutiã que se ajuste de forma consistente enquanto você ajusta o suprimento de leite e o tamanho dos seios, procure tops de camisola de amamentação que tendem a ser mais elásticos.

Alguns médicos não recomendam sutiãs com armação durante a amamentação, então pergunte ao seu médico o que é melhor para você.

12. Use almofadas de hidrogel para acalmar mamilos doloridos

Seja o que for que esteja causando dor nos mamilos, as almofadas de hidrogel podem ajudar a aliviar a dor. Marcas como Lansinoh e Medela fazem almofadas de hidrogel. Você pode usá-los em temperatura ambiente ou colocá-los na geladeira para mais resfriamento.

As almofadas de gel também evitam que os mamilos grudem e arranhem o tecido do sutiã. Isso é especialmente útil se seus mamilos já estiverem rachados ou sangrando.

13. Ofereça brinquedos de dentição se o bebê estiver com dentição

Se o seu bebê tem alguns meses de idade e você fica com os mamilos doloridos de repente, preste atenção para ver se o seu bebê está brincando ou massageando seus mamilos quando deveriam estar comendo. Este novo comportamento às vezes começa quando os bebês começam a dentição.

Ofereça uma argola de dentição e não deixe o bebê chupar seu mamilo durante ou entre as mamadas, mesmo que ele ainda não tenha dentes. Se o seu bebê morder você e não soltar, use as dicas acima para soltá-lo.

Quando procurar ajuda

A maioria das mulheres sente dor nos mamilos quando começam a amamentar, mas não espere muito para obter ajuda. Os primeiros dias e semanas são importantes para a mãe e o bebê aprenderem a amamentar com saúde.

Entre em contato com seu pediatra imediatamente se estiver preocupado que seu bebê não esteja recebendo leite suficiente. Um sinal de que seu bebê pode não estar recebendo o suficiente é se ele não tiver fraldas molhadas o suficiente todos os dias.

Contacte imediatamente o seu médico se a sua dor for forte ou se tiver quaisquer sinais de mastite. A mastite é a inflamação do tecido mamário que às vezes inclui infecção.

Os sinais de mastite incluem:

  • febre
  • seios quentes ao toque
  • seios inchados ou doloridos
  • vermelhidão
  • pus
  • dor ou queimação durante a amamentação

Outlook

Mamilos doloridos são comuns em mulheres que amamentam, mas existem maneiras de controlar e reduzir esse sintoma. Peça conselhos a mães experientes e converse com seu médico para prevenir e tratar os mamilos doloridos.

Se você deseja amamentar, cuide-se para que seja uma experiência mutuamente benéfica para você e seu bebê.

A Healthline e nossos parceiros podem receber uma parte das receitas se você fizer uma compra usando o link acima.

Nós Recomendamos

O que é Vervain? Tudo o que você precisa saber

O que é Vervain? Tudo o que você precisa saber

Vervain, também conhecido como verbena, Verbena officinali, e erva da cruz, é uma erva perene nativa da Europa e Áia (1).A planta pertence ao Verbenaceae família e tem lobo, folha ...
Padsicles: como fazê-los, como usá-los, por que os amamos

Padsicles: como fazê-los, como usá-los, por que os amamos

Incluímo produto que conideramo útei para noo leitore. e você comprar o link deta página, podemo receber uma pequena comião. Aqui etá o noo proceo.ejamo honeto, há m...