Possíveis complicações do câncer de mama avançado
Contente
- Visão geral
- Dor relacionada ao câncer
- Complicações ósseas
- Dor no osso
- Compressão espinhal
- Hipercalcemia
- Tratamento de complicações ósseas
- Complicações pulmonares
- Complicações hepáticas
- Complicações cerebrais
- Complicações relacionadas ao tratamento do câncer
- Leve embora
Visão geral
O câncer de mama no estágio 4 significa que as células cancerígenas que aparecem pela primeira vez na mama se metastatizaram ou se espalharam para outras áreas do corpo. Áreas comuns para metástases incluem os linfonodos, ossos, pulmões, fígado e cérebro. Outros termos para o câncer de mama em estágio 4 incluem câncer de mama avançado ou metastático.
Por definição, o câncer de mama em estágio 4 envolve complicações, pois já foi além do local original do câncer. Mas complicações adicionais podem ocorrer a partir do próprio câncer ou devido a tratamentos. Essas complicações podem variar dependendo do tipo de câncer, de onde se espalhou e de quais métodos de tratamento estão sendo usados.
Aqui estão algumas possíveis complicações que você pode enfrentar com câncer de mama avançado e como gerenciá-las.
Dor relacionada ao câncer
O câncer pode causar dor por si só, à medida que os tumores crescem e assumem áreas anteriormente saudáveis do corpo. O câncer pode pressionar os órgãos, nervos e ossos, causando dor aguda ou aguda, pontada. Alguns tipos de câncer secretam até certos produtos químicos que podem causar sensações dolorosas.
Sua equipe de saúde pode ajudar a determinar o melhor curso de tratamento para controlar a dor. Isso pode incluir opções de alívio da dor sem receita, prescrições ou uma terapia complementar.
Complicações ósseas
O câncer de mama geralmente se espalha para os ossos, o que pode levar a algumas complicações. Essas complicações são geralmente causadas pela reabsorção óssea, um processo normal de quebra óssea. Em jovens saudáveis, o osso é reconstruído na mesma proporção em que é quebrado. Nos idosos e naqueles com metástase para os ossos, o processo de reabsorção ocorre mais rapidamente.
Dor no osso
Uma sensação dolorosa e dolorosa nos ossos é frequentemente o primeiro sinal de que o câncer se espalhou para os ossos. À medida que a condição progride, a reabsorção causa um afinamento e enfraquecimento dos ossos. Quando os ossos ficam muito fracos, podem ocorrer fraturas, algumas vezes sem ferimentos graves que causem o dano.
Compressão espinhal
Quando as células cancerígenas crescem na coluna ou perto dela, elas podem pressionar a medula espinhal e os nervos adjacentes. Essa pressão pode causar dor nas costas ou no pescoço, dormência ou formigamento e dificuldade para caminhar. Às vezes, pode levar à dificuldade de controlar a bexiga e os intestinos. A compressão medular é menos comum que outras complicações ósseas, mas pode ser muito grave.
Hipercalcemia
Hipercalcemia refere-se a níveis elevados de cálcio no sangue. Isso ocorre quando a taxa de reabsorção aumenta e o cálcio dos ossos é liberado na corrente sanguínea. A hipercalcemia pode levar a problemas sérios, como:
- pedras nos rins
- falência renal
- arritmia cardíaca
- problemas neurológicos, incluindo confusão, demência ou coma
Tratamento de complicações ósseas
Uma certa classe de drogas, chamada bisfosfonatos, trabalha para diminuir a taxa de reabsorção. Essas drogas funcionam destruindo os osteoclastos, as células responsáveis pela reabsorção. Isso ajuda a diminuir os níveis de cálcio no sangue, retardar o enfraquecimento da estrutura óssea e diminuir a dor óssea.
Complicações pulmonares
O câncer de mama que se espalha para os pulmões nem sempre leva a sintomas e complicações. Mas se você tiver sintomas, pode ter falta de ar, chiado no peito, dor no peito ou desconforto ou tosse que não desaparece.
Se sua equipe de saúde descobrir células de câncer de mama em um tumor de pulmão, a melhor maneira de tratar isso é continuar com medicamentos sistêmicos, como quimioterapia ou terapia direcionada.
Às vezes, as células de câncer de mama podem levar a uma complicação chamada derrame pleural. É quando as células cancerígenas acabam no fluido que envolve seus pulmões. Isso requer um procedimento para remover o excesso de fluido.
Complicações hepáticas
Aproximadamente metade das pessoas com diagnóstico metastático de câncer de mama pode fazer com que as células cancerígenas viajem para o fígado. Os tumores que se formam podem afetar a função do seu fígado.
Você pode não sentir sintomas, mas os primeiros sinais incluem dor ou plenitude no estômago. Os sintomas mais graves incluem perda súbita de peso, vômito ou icterícia. A icterícia é uma condição que causa amarelecimento da pele ou do branco dos olhos.
Às vezes, o câncer pode causar um bloqueio nos ductos biliares, o que ajuda o fígado a remover os resíduos. Se isso ocorrer, você precisará se submeter a um procedimento para desbloquear seus ductos biliares.
Complicações cerebrais
Outra área para a qual as células do câncer de mama podem se espalhar é o cérebro. Embora isso possa parecer alarmante, existem tratamentos disponíveis que podem remover ou encolher esses tumores.
As metástases cerebrais podem afetar sua visão, memória e comportamento. Os sintomas podem incluir dores de cabeça frequentes, tontura, náusea, vômito e convulsões. Se você desenvolver convulsões ou inchaço no cérebro, seu médico poderá prescrever um medicamento corticosteróide ou anti-convulsivo.
Sua equipe de saúde pode determinar se o câncer se espalhou para o seu cérebro através de exames de imagem como tomografia computadorizada e ressonância magnética. Se esses testes não confirmarem um diagnóstico, pode ser necessário um cirurgião para realizar uma biópsia.
Os tratamentos incluem uma craniotomia, que é um tipo de cirurgia, e radioterapia. Às vezes, os tumores podem se formar ao redor do cérebro e da medula espinhal. Se isso acontecer, você pode precisar de um tipo específico de quimioterapia chamada quimioterapia intratecal.
Complicações relacionadas ao tratamento do câncer
Os tratamentos contra o câncer envolvem a eliminação de células normais e anormais do corpo, para que você possa experimentar efeitos colaterais desagradáveis. Em alguns casos, você pode sentir que o tratamento é ainda pior que o câncer. É importante perceber que a dor e o desconforto do tratamento desaparecerão. Células saudáveis se recuperam.
Os tratamentos contra o câncer podem causar dor e doença. Os tratamentos de quimioterapia podem resultar em feridas na boca, náuseas, danos nos nervos e diarréia. A terapia de radiação pode levar a queimaduras e cicatrizes. A cirurgia pode ser dolorosa e pode exigir um tempo significativo para a recuperação.
Quando os médicos removem os gânglios linfáticos para verificar as células cancerígenas, isso interrompe o fluxo de líquido linfático no corpo. Se não houver linfonodos suficientes para drenar adequadamente o líquido de uma área específica, pode ocorrer uma forma de inchaço doloroso chamado linfedema.
O linfedema é melhor detectado cedo. Pode ser tratado com fisioterapia, massagem ou uma manga de compressão. A dor pode ser tratada com analgésicos vendidos sem receita ou um médico pode prescrever um analgésico mais forte. Os efeitos colaterais da quimioterapia podem às vezes ser tratados com outros medicamentos.
Leve embora
Sempre que sentir dor ou outras complicações desagradáveis devido ao seu câncer ou tratamento, informe o seu médico. Eles podem determinar se os sintomas indicam um problema mais sério e também podem trabalhar com você para gerenciar os sintomas e ajudá-lo a se sentir melhor e mais rápido.