Quebra-estresse: 3 maneiras de se manter saudável
Contente
Planos de casamento. Listas de tarefas longas. Apresentações de trabalho. Vamos enfrentá-lo: um certo nível de estresse é inevitável e, na verdade, não é tão prejudicial. "A quantidade certa de pressão pode até mesmo nos empurrar para a excelência", diz Katherine Nordal, Ph.D., diretora executiva da American Psychological Association (APA). "É o que nos faz levantar e começar de manhã." Mas acrescente notícias econômicas sombrias às preocupações do dia-a-dia e seu nível de estresse pode rapidamente explodir, colocando sua saúde em risco.
"A ansiedade excessiva leva a aumentos na pressão arterial e na frequência cardíaca, quedas na função do sistema imunológico, além de fadiga, insônia e tensão muscular", diz Nordal. "A tensão constante também nos torna irritadiços e hipersensíveis, o que prejudica nossos relacionamentos."
Os especialistas dizem que os recentes problemas econômicos tornaram muito mais pessoas vulneráveis à sobrecarga de preocupações. Em uma pesquisa recente da APA, 80 por cento dos entrevistados citaram a economia como uma fonte significativa de estresse, enquanto 47 por cento relataram um aumento no estresse no ano passado. E a maioria das pessoas não está lidando com isso de maneira produtiva: quase metade dos entrevistados relatou comer demais ou comer alimentos não saudáveis, e 39% relatou pular refeições. Embora você não possa eliminar a tensão de sua vida, pode aprender como controlá-la. Comece dominando as três estratégias de combate ao estresse de Nordal. Nesta zona sem preocupações, porém, nenhum colapso é permitido.
1) Armazenar lanches que aumentam a energia
"Um aumento nos hormônios do estresse nos deixa suscetíveis ao desejo de comer alimentos gordurosos e açucarados que, se você permitir, podem sabotar os planos de perda de peso", diz Nordal. Quando as tensões aumentarem, combata a necessidade de engolir um saco de batatas fritas, guardando lanches saudáveis na bolsa, na gaveta da mesa, até mesmo no bolso do casaco.
Gorjeta: Experimente mastigar estes alimentos que combatem o estresse: amêndoas (cheias de vitamina E, saudável para o coração, e zinco que fortalece o sistema imunológico); folhas verdes e grãos inteiros (cheios de magnésio, produtor de energia); mirtilos, kiwis, melões e pimentões vermelhos (ricos em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico).
2) Comece um ritual de relaxamento
Assuma o compromisso de cuidar de si, programando 30 minutos de inatividade por dia. As técnicas de relaxamento (por exemplo, respiração profunda ou meditação) podem reduzir a concentração dos hormônios do estresse no corpo, diminuir a frequência cardíaca e acalmar a mente. Assista a uma apresentação de slides de fotos de suas últimas férias em família em seu laptop; chame um amigo distante; acenda uma vela com perfume de lavanda, coloque uma música suave e tome um banho quente; ou passar algum tempo carinhoso com seu namorado. "Seja qual for a atividade que você escolher, o que importa é a consistência. Dessa forma, você sabe que tem algo pelo qual deseja ansiar", diz Nordal.
Gorjeta: Aprenda alguns exercícios de relaxamento e ouça músicas suaves no Centro de Relaxamento do Centro Médico da Universidade de Pittsburgh.
3) Fique conectado
Quando você estiver se sentindo mal-humorado e exausto, resista ao impulso de começar a juntar convites para festas e filmes. “A ninhada agrava os níveis de estresse, então tente não se deixar levar pela onda de tristeza e destruição”, diz Nordal. "Se você estiver sentindo falta de dinheiro, estenda a mão e convide amigos para ir ao parque ou para um passeio de bicicleta ou escaneie a lista de eventos em busca de shows ou exibições gratuitas."
Gorjeta: Marque uma noite semanal de filmes chiques com suas amigas ou vá a um clube de comédia com seu namorado. O riso expande os vasos sanguíneos (o que aumenta o fluxo sanguíneo e reduz os sintomas físicos de estresse) e desencadeia a liberação de endorfinas de bem-estar no cérebro. Além do mais, pesquisas da Universidade de Loma Linda descobriram que apenas antecipar o riso reduz os grandes hormônios do estresse cortisol (em 39 por cento), adrenalina (em 70 por cento) e dopamina (em 38 por cento).