Quais são os efeitos do estresse no seu rosto?
![COMO POTENCIALIZAR O EFEITOS DO SEU SKINCARE - ATIVE O LEMBRETE - ÚLTIMA AULA](https://i.ytimg.com/vi/jwWYrz81fdY/hqdefault.jpg)
Contente
- A maneira como o estresse aparece nos rostos
- Acne
- Sacos sob seus olhos
- Pele seca
- Erupções cutâneas
- Rugas
- Cabelos grisalhos e perda de cabelo
- Outras maneiras pelas quais o estresse afeta seu rosto
- Como lidar com o estresse
- Leve embora
Todo mundo se sente estressado de vez em quando, mas quando se torna crônico, pode ter sérias conseqüências para sua saúde. O estresse pode aumentar o risco de desenvolver depressão, afetar negativamente o sistema imunológico e aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
O estresse também pode deixar uma marca no seu rosto. Pele seca, rugas e acne são apenas algumas das maneiras pelas quais ela pode se manifestar. Continue lendo para descobrir que outros efeitos o estresse pode ter em seu rosto.
A maneira como o estresse aparece nos rostos
O estresse crônico pode aparecer no seu rosto de duas maneiras. Primeiro, os hormônios que seu corpo libera quando você sente o estresse podem levar a alterações fisiológicas que afetam negativamente sua pele. Segundo, sentir-se estressado também pode levar a maus hábitos, como ranger os dentes ou morder os lábios.
Continue lendo para saber mais sobre as maneiras específicas que o estresse pode mostrar em seu rosto.
Acne
Quando você se sente estressado, seu corpo produz mais hormônio cortisol. O cortisol faz com que uma parte do cérebro conhecida como hipotálamo produza um hormônio chamado hormônio liberador de corticotrofina (CRH). Pensa-se que a CRH estimula a liberação de óleo das glândulas sebáceas ao redor dos folículos capilares. A produção excessiva de óleo por essas glândulas pode obstruir os poros e levar à acne.
Embora se acredite amplamente que o estresse cause acne, existem apenas alguns estudos que examinaram a conexão.
Um estudo de 2017 analisou o efeito do estresse na acne em estudantes de medicina do sexo feminino entre 22 e 24 anos. Os pesquisadores descobriram que níveis mais altos de estresse se correlacionavam positivamente com a gravidade da acne.
Um estudo epidemiológico sul-coreano de 2011 examinou possíveis fatores agravantes da acne em 1.236 pessoas. Eles descobriram que o estresse, a falta de sono, o consumo de álcool e a menstruação podem potencialmente piorar a acne.
Sacos sob seus olhos
As bolsas sob os olhos são caracterizadas por inchaço ou inchaço sob as pálpebras. Eles se tornam mais comuns com a idade, pois os músculos de sustentação ao redor dos olhos enfraquecem. A flacidez da pele causada por uma perda de elasticidade também pode contribuir para as bolsas dos olhos.
Pesquisas descobriram que o estresse causado pela privação do sono aumenta os sinais de envelhecimento, como linhas finas, elasticidade reduzida e pigmentação irregular. A perda de elasticidade da pele também pode contribuir para a formação de bolsas sob os olhos.
Pele seca
O estrato córneo é a camada externa da sua pele. Contém proteínas e lipídios que desempenham um papel crítico em manter as células da pele hidratadas. Também atua como uma barreira que protege a pele por baixo. Quando o estrato córneo não está funcionando como deveria, sua pele pode ficar seca e com coceira.
De acordo com uma revisão de 2014 publicada em Alvos de medicamentos para inflamação e alergia, um par de estudos realizados em ratos constatou que o estresse prejudica a função de barreira do estrato córneo e pode afetar negativamente a retenção de água na pele.
A revisão também menciona que vários estudos em humanos descobriram que o estresse da entrevista e o estresse por "ruptura conjugal" também podem diminuir a capacidade da barreira da pele de se curar.
Erupções cutâneas
O estresse tem o potencial de enfraquecer seu sistema imunológico. Um sistema imunológico enfraquecido pode levar a um desequilíbrio de bactérias no intestino e na pele, conhecidas como disbiose. Quando esse desequilíbrio ocorre na pele, pode levar a vermelhidão ou erupção cutânea.
Sabe-se que o estresse desencadeia ou agrava várias condições que podem causar erupções cutâneas ou inflamação da pele, como psoríase, eczema e dermatite de contato.
Rugas
O estresse causa alterações nas proteínas da pele e reduz a elasticidade. Essa perda de elasticidade pode contribuir para a formação de rugas.
O estresse também pode levar a sulcos repetidos da testa, que também podem contribuir para a formação de rugas.
Cabelos grisalhos e perda de cabelo
O senso comum diz que o estresse pode deixar seu cabelo grisalho. No entanto, apenas recentemente os cientistas descobriram o porquê. As células chamadas melanócitos produzem um pigmento chamado melanina que dá ao cabelo a cor.
Um estudo de 2020 publicado em Natureza descobriram que a atividade nervosa simpática do estresse pode fazer com que as células-tronco que criam melanócitos desapareçam. Quando essas células desaparecem, novas células perdem a cor e ficam cinza.
O estresse crônico também pode interromper o ciclo de crescimento do cabelo e levar a uma condição chamada eflúvio telógeno. O eflúvio telógeno causa queda de uma quantidade maior do que o normal.
Outras maneiras pelas quais o estresse afeta seu rosto
Outras maneiras pelas quais o estresse pode afetar seu rosto incluem:
- Dano nos dentes. Muitas pessoas adotam o hábito de ranger de dentes quando se sentem estressadas ou ansiosas. Com o tempo, isso pode causar danos permanentes aos dentes.
- Disfunção da articulação temporomandibular (DTM). DTM é um grupo de problemas de saúde que afetam a articulação onde seu maxilar se conecta ao crânio. Pode ser causado por repetidos trincos nos dentes.
- Rosto corado. O estresse pode fazer com que você mude seus hábitos respiratórios. Esses hábitos de respiração podem fazer com que o seu rosto fique temporário.
- Lábios doloridos. Muitas pessoas mastigam os lábios ou o interior da boca quando se sentem estressadas.
Como lidar com o estresse
Algumas causas de estresse, como uma morte súbita na família ou uma perda inesperada de emprego, são inevitáveis. No entanto, encontrar maneiras de lidar com o estresse e minimizar o estresse evitável pode ajudá-lo a gerenciá-lo melhor.
Algumas maneiras de lidar com o estresse incluem:
- Agende um horário para atividades relaxantes. Agendar um horário para atividades que o deixem relaxado pode ajudá-lo a reduzir o estresse se você se sentir sobrecarregado pela agenda lotada.
- Manter bons hábitos de vida. Continuar com uma dieta saudável e dormir muito ajudará seu corpo a gerenciar melhor o estresse.
- Fique ativo. O exercício pode ajudá-lo a baixar os níveis de seus hormônios do estresse e dar-lhe algum tempo para tirar sua mente da causa do estresse.
- Converse com outras pessoas. Conversar com um amigo, membro da família ou profissional de saúde mental ajuda muitas pessoas a lidar com o estresse.
- Evite drogas e álcool. O uso persistente de drogas e álcool pode causar problemas adicionais ao seu estresse.
Leve embora
O estresse é uma parte inevitável da vida. No entanto, quando o estresse se torna crônico, pode deixar uma impressão duradoura no rosto. Acne, cabelos grisalhos e pele seca são apenas algumas das maneiras pelas quais o estresse pode aparecer.
Minimizar as causas evitáveis de estresse em sua vida e aprender técnicas para gerenciar o estresse podem ajudá-lo a combater esses sinais de envelhecimento prematuro.