Estudo indica os principais planos de dieta para perda de peso duradoura
Contente
Planos de dieta podem manter sua nutrição sob controle, mas é sempre uma aposta se eles realmente valem o dinheiro e o tempo. Os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, no entanto, eliminaram as suposições de sua decisão, criando a análise mais abrangente dos programas comerciais de perda de peso que existe. Em uma nova meta-análise, a equipe analisou 4.200 estudos e descobriu que apenas alguns programas realmente ajudam as pessoas a perder mais peso do que teriam sem o plano estruturado. (10 regras de dieta inacreditáveis apoiadas pela ciência.)
Os rebatedores mais pesados? Jenny Craig e o Vigilantes do Peso, que foram os únicos programas em que os participantes, em média, perderam mais peso depois de um ano - pelo menos 3,5 e 7 quilos, respectivamente - do que aqueles que faziam dieta por conta própria ou obtinham conselhos sobre nutrição de outras fontes . (Experimente uma destas 15 receitas de sobremesas de chocolate com baixas calorias dos Vigilantes do Peso.)
Os pesquisadores também descobriram que muito poucos dos planos disponíveis comercialmente foram realmente estudados cientificamente - apenas 11 dos 32 mais populares, na verdade. E embora os programas com suporte científico sejam obviamente ideais (outra razão pela qual Jenny Craig e os Vigilantes do Peso se destacaram), ainda havia alguns candidatos promissores na categoria menos pesquisada. NutriSystem, por exemplo, resultou em mais perda de peso depois de três meses do que o aconselhamento nutricional sozinho (embora os autores do estudo avisem que programas de calorias muito baixas como este acarretam maior risco de complicações, como cálculos biliares). A outra dieta mais promissora? Planos com alto teor de gordura e baixo teor de carboidratos, como a Dieta Atkins, que ajuda as pessoas a perderem mais peso depois de seis e 12 meses do que aqueles que procuram apenas aconselhamento nutricional de um especialista. (Quanto aos planos não comerciais, a dieta DASH foi considerada a melhor dieta pelo quarto ano consecutivo em 2014).
Mesmo entre os programas de dieta mais promissores, porém, as pessoas perderam apenas três a cinco por cento a mais de peso do que os não participantes do programa. Mas, embora possa parecer um progresso mínimo, na verdade é muito promissor, diz a coautora do estudo Kimberly Gudzune, M.D. Três a cinco por cento do seu peso inicial é na verdade a meta sugerida pela maioria das diretrizes de controle de peso. "Se as pessoas conseguirem isso, normalmente vemos melhorias em sua saúde, incluindo redução do açúcar no sangue e um melhor perfil de colesterol", acrescenta ela.
Essa é a real importância dos programas de dieta, acrescentam os pesquisadores. Mesmo que eles medissem o sucesso na balança, é muito mais do que caber em seus jeans. "Queremos que as pessoas experimentem os benefícios para a saúde da perda de peso - redução da pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue, e menor risco de desenvolver doenças como diabetes", disse a co-autora do estudo Jeanne Clark, M.D., diretora da Divisão de Medicina Interna. "Esses benefícios são objetivos de longo prazo; perder peso por três meses e depois recuperá-lo tem benefícios limitados à saúde. É por isso que é importante ter estudos que examinem a perda de peso depois de 12 meses."
Portanto, embora alguns programas provavelmente valham o dinheiro, você não tenho gastar uma fortuna para ver os mesmos resultados. Procure seu próprio plano, mas roube os segredos dos vencedores: os fatores que tornam Jenny Craig e os Vigilantes do Peso tão bem-sucedidos são o contato frequente com os participantes, a natureza estruturada dos programas e o apoio social, ressalta Gudzune. (Além disso, tente essas seis estratégias para criar A Melhor Dieta para você.) A procura de um plano ou programa de perda de peso que incorpore essas três características lhe dará a melhor chance de perder peso, mantê-lo fora e se tornar mais saudável e mais saudável. fora da escala.