Autor: Tamara Smith
Data De Criação: 25 Janeiro 2021
Data De Atualização: 4 Abril 2025
Anonim
Na Grécia homem se engasgo e foi salvo por no último segundo
Vídeo: Na Grécia homem se engasgo e foi salvo por no último segundo

Contente

O que é gagueira?

A gagueira é um distúrbio da fala. Também é chamado de gagueira ou fala diferente.

A gagueira é caracterizada por:

  • palavras, sons ou sílabas repetidas
  • interromper a produção da fala
  • taxa de discurso desigual

De acordo com o Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD), a gagueira afeta cerca de 5 a 10 por cento de todas as crianças em algum momento, ocorrendo mais frequentemente entre 2 e 6 anos de idade.

A maioria das crianças não continuará a gaguejar na idade adulta. Normalmente, à medida que o desenvolvimento do seu filho progride, a gagueira para. A intervenção precoce também pode ajudar a prevenir a gagueira na idade adulta.

Embora a maioria das crianças supere a gagueira, o NIDCD afirma que até 25 por cento das crianças que não se recuperam da gagueira continuarão a gaguejar como adultos.

Quais são os tipos de gagueira?

Existem três tipos de gagueira:

  • Desenvolvimento. Mais comum em crianças menores de 5 anos, principalmente do sexo masculino, esse tipo ocorre à medida que desenvolvem suas habilidades de fala e linguagem. Geralmente desaparece sem tratamento.
  • Neurogênico. Anormalidades de sinal entre o cérebro e os nervos ou músculos causam esse tipo.
  • Psicogênico. Esse tipo se origina na parte do cérebro que governa o pensamento e o raciocínio.

Quais são os sintomas da gagueira?

A gagueira é caracterizada por palavras, sons ou sílabas repetidos e interrupções na velocidade normal da fala.


Por exemplo, uma pessoa pode repetir a mesma consoante, como “K”, “G” ou “T”. Eles podem ter dificuldade em pronunciar certos sons ou iniciar uma frase.

O estresse causado pela gagueira pode se manifestar nos seguintes sintomas:

  • mudanças físicas como tiques faciais, tremores nos lábios, piscar excessivo dos olhos e tensão no rosto e na parte superior do corpo
  • frustração ao tentar se comunicar
  • hesitação ou pausa antes de começar a falar
  • recusa de falar
  • interjeições de sons ou palavras extras em frases, como “uh” ou “um”
  • repetição de palavras ou frases
  • tensão na voz
  • rearranjo de palavras em uma frase
  • fazendo sons longos com palavras, como “Meu nome é Amaaaaaaanda”

Algumas crianças podem não estar cientes de que gaguejam.

Os ambientes sociais e os ambientes de alto estresse podem aumentar a probabilidade de uma pessoa gaguejar. Falar em público pode ser um desafio para quem gagueja.

O que causa a gagueira?

Existem várias causas possíveis para a gagueira. Alguns incluem:


  • história familiar de gagueira
  • Dinâmica familiar
  • neurofisiologia
  • desenvolvimento durante a infância

Lesões cerebrais de um acidente vascular cerebral podem causar gagueira neurogênica. Traumas emocionais graves podem causar gagueira psicogênica.

A gagueira pode ocorrer em famílias devido a uma anormalidade hereditária na parte do cérebro que governa a linguagem. Se você ou seus pais gaguejaram, seus filhos também podem gaguejar.

Como a gagueira é diagnosticada?

Um fonoaudiólogo pode ajudar a diagnosticar a gagueira. Nenhum teste invasivo é necessário.

Normalmente, você ou seu filho podem descrever os sintomas da gagueira, e um fonoaudiólogo pode avaliar o grau em que você ou seu filho gaguejam.

Como a gagueira é tratada?

Nem todas as crianças com gagueira precisarão de tratamento porque a gagueira do desenvolvimento geralmente desaparece com o tempo. A terapia da fala é uma opção para algumas crianças.

Terapia de fala

A terapia da fala pode reduzir as interrupções na fala e melhorar a autoestima do seu filho. A terapia geralmente se concentra no controle dos padrões de fala, encorajando seu filho a monitorar a velocidade da fala, o suporte respiratório e a tensão laríngea.


Os melhores candidatos para terapia da fala incluem aqueles que:

  • gaguejou por três a seis meses
  • têm gagueira pronunciada
  • luta contra a gagueira ou experimenta dificuldades emocionais por causa da gagueira
  • tem um histórico familiar de gagueira

Os pais também podem usar técnicas terapêuticas para ajudar seus filhos a se sentirem menos constrangidos com a gagueira. Ouvir pacientemente é importante, assim como reservar tempo para conversar.

Um fonoaudiólogo pode ajudar os pais a saber quando é apropriado corrigir a gagueira de uma criança.

Outros tratamentos

Dispositivos eletrônicos podem ser usados ​​para tratar a gagueira. Um tipo incentiva as crianças a falarem mais devagar, reproduzindo uma gravação alterada de sua voz quando falam rápido. Outros dispositivos são usados, como aparelhos auditivos, e podem criar ruídos de fundo perturbadores que ajudam a reduzir a gagueira.

Não há medicamentos que comprovadamente reduzam os episódios de gagueira. Embora não esteja provado, pesquisas recentes sugerem que há hiperatividade dos músculos que afetam a fala e medicamentos para retardar a hiperatividade podem ser úteis.

Terapias alternativas como acupuntura, estimulação elétrica do cérebro e técnicas de respiração foram pesquisadas, mas não parecem ser eficazes.

Independentemente de você decidir ou não procurar tratamento, a criação de um ambiente de baixo estresse pode ajudar a reduzir a gagueira. Grupos de apoio para você e seu filho também estão disponíveis.

Compartilhado

Dez principais tratamentos de spa para fazer você mesmo

Dez principais tratamentos de spa para fazer você mesmo

Tratamento de pa Provavelmente, ua pele parece meno radiante graça à uperexpo ição a condiçõe ambientai adver a (vento, ar frio e ol) combinada com a falta de e folia...
Por que é certo malhar em uma intensidade mais baixa

Por que é certo malhar em uma intensidade mais baixa

O e peciali ta em condicionamento fí ico elogiam o treinamento intervalado de alta inten idade (HIIT) por um bom motivo: ele o ajuda a queimar tonelada de caloria em um curto período de temp...