Engasgando
Contente
- Quais são os tipos de gagueira?
- Quais são os sintomas da gagueira?
- O que causa a gagueira?
- Como a gagueira é diagnosticada?
- Como a gagueira é tratada?
- Terapia de fala
- Outros tratamentos
O que é gagueira?
A gagueira é um distúrbio da fala. Também é chamado de gagueira ou fala diferente.
A gagueira é caracterizada por:
- palavras, sons ou sílabas repetidas
- interromper a produção da fala
- taxa de discurso desigual
De acordo com o Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD), a gagueira afeta cerca de 5 a 10 por cento de todas as crianças em algum momento, ocorrendo mais frequentemente entre 2 e 6 anos de idade.
A maioria das crianças não continuará a gaguejar na idade adulta. Normalmente, à medida que o desenvolvimento do seu filho progride, a gagueira para. A intervenção precoce também pode ajudar a prevenir a gagueira na idade adulta.
Embora a maioria das crianças supere a gagueira, o NIDCD afirma que até 25 por cento das crianças que não se recuperam da gagueira continuarão a gaguejar como adultos.
Quais são os tipos de gagueira?
Existem três tipos de gagueira:
- Desenvolvimento. Mais comum em crianças menores de 5 anos, principalmente do sexo masculino, esse tipo ocorre à medida que desenvolvem suas habilidades de fala e linguagem. Geralmente desaparece sem tratamento.
- Neurogênico. Anormalidades de sinal entre o cérebro e os nervos ou músculos causam esse tipo.
- Psicogênico. Esse tipo se origina na parte do cérebro que governa o pensamento e o raciocínio.
Quais são os sintomas da gagueira?
A gagueira é caracterizada por palavras, sons ou sílabas repetidos e interrupções na velocidade normal da fala.
Por exemplo, uma pessoa pode repetir a mesma consoante, como “K”, “G” ou “T”. Eles podem ter dificuldade em pronunciar certos sons ou iniciar uma frase.
O estresse causado pela gagueira pode se manifestar nos seguintes sintomas:
- mudanças físicas como tiques faciais, tremores nos lábios, piscar excessivo dos olhos e tensão no rosto e na parte superior do corpo
- frustração ao tentar se comunicar
- hesitação ou pausa antes de começar a falar
- recusa de falar
- interjeições de sons ou palavras extras em frases, como “uh” ou “um”
- repetição de palavras ou frases
- tensão na voz
- rearranjo de palavras em uma frase
- fazendo sons longos com palavras, como “Meu nome é Amaaaaaaanda”
Algumas crianças podem não estar cientes de que gaguejam.
Os ambientes sociais e os ambientes de alto estresse podem aumentar a probabilidade de uma pessoa gaguejar. Falar em público pode ser um desafio para quem gagueja.
O que causa a gagueira?
Existem várias causas possíveis para a gagueira. Alguns incluem:
- história familiar de gagueira
- Dinâmica familiar
- neurofisiologia
- desenvolvimento durante a infância
Lesões cerebrais de um acidente vascular cerebral podem causar gagueira neurogênica. Traumas emocionais graves podem causar gagueira psicogênica.
A gagueira pode ocorrer em famílias devido a uma anormalidade hereditária na parte do cérebro que governa a linguagem. Se você ou seus pais gaguejaram, seus filhos também podem gaguejar.
Como a gagueira é diagnosticada?
Um fonoaudiólogo pode ajudar a diagnosticar a gagueira. Nenhum teste invasivo é necessário.
Normalmente, você ou seu filho podem descrever os sintomas da gagueira, e um fonoaudiólogo pode avaliar o grau em que você ou seu filho gaguejam.
Como a gagueira é tratada?
Nem todas as crianças com gagueira precisarão de tratamento porque a gagueira do desenvolvimento geralmente desaparece com o tempo. A terapia da fala é uma opção para algumas crianças.
Terapia de fala
A terapia da fala pode reduzir as interrupções na fala e melhorar a autoestima do seu filho. A terapia geralmente se concentra no controle dos padrões de fala, encorajando seu filho a monitorar a velocidade da fala, o suporte respiratório e a tensão laríngea.
Os melhores candidatos para terapia da fala incluem aqueles que:
- gaguejou por três a seis meses
- têm gagueira pronunciada
- luta contra a gagueira ou experimenta dificuldades emocionais por causa da gagueira
- tem um histórico familiar de gagueira
Os pais também podem usar técnicas terapêuticas para ajudar seus filhos a se sentirem menos constrangidos com a gagueira. Ouvir pacientemente é importante, assim como reservar tempo para conversar.
Um fonoaudiólogo pode ajudar os pais a saber quando é apropriado corrigir a gagueira de uma criança.
Outros tratamentos
Dispositivos eletrônicos podem ser usados para tratar a gagueira. Um tipo incentiva as crianças a falarem mais devagar, reproduzindo uma gravação alterada de sua voz quando falam rápido. Outros dispositivos são usados, como aparelhos auditivos, e podem criar ruídos de fundo perturbadores que ajudam a reduzir a gagueira.
Não há medicamentos que comprovadamente reduzam os episódios de gagueira. Embora não esteja provado, pesquisas recentes sugerem que há hiperatividade dos músculos que afetam a fala e medicamentos para retardar a hiperatividade podem ser úteis.
Terapias alternativas como acupuntura, estimulação elétrica do cérebro e técnicas de respiração foram pesquisadas, mas não parecem ser eficazes.
Independentemente de você decidir ou não procurar tratamento, a criação de um ambiente de baixo estresse pode ajudar a reduzir a gagueira. Grupos de apoio para você e seu filho também estão disponíveis.