Autor: Louise Ward
Data De Criação: 6 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
Hipoglicemia reativa: como detectar e tratar um acidente de açúcar - Saúde
Hipoglicemia reativa: como detectar e tratar um acidente de açúcar - Saúde

Contente

O que é isso?

É comum associar hipoglicemia ou baixo nível de açúcar no sangue a diabetes. No entanto, a hipoglicemia, também chamada de queda de açúcar, na verdade não é exclusiva do diabetes.

A hipoglicemia reativa ou hipoglicemia pós-prandial ocorre dentro de quatro horas após a refeição. Isso difere da hipoglicemia em jejum ou de uma quebra de açúcar que ocorre como resultado do jejum.

A causa exata da hipoglicemia reativa não é conhecida. A maioria dos especialistas acha que está relacionado aos alimentos que você come e ao tempo que leva para digerir esses alimentos. Se você tiver problemas frequentes de açúcar e não tiver diabetes, talvez seja hora de conversar com seu médico sobre mudanças na dieta e possíveis tratamentos.

Hipoglicemia sem diabetes

A hipoglicemia reativa é um dos dois tipos de hipoglicemia não relacionada ao diabetes. O outro tipo é a hipoglicemia em jejum.


Segundo a Hormone Health Network, ter hipoglicemia sem diabetes é relativamente raro. A maioria das pessoas com problemas frequentes de açúcar tem diabetes ou pré-diabetes.

Ainda assim, é possível ter hipoglicemia sem ter diabetes. Todos os casos de hipoglicemia estão relacionados ao baixo nível de açúcar no sangue, ou glicose, no corpo.

A glicose é obtida a partir dos alimentos que você come, e não apenas alimentos açucarados. Você pode obter glicose de qualquer fonte de carboidratos, incluindo frutas, vegetais e grãos.

A glicose é importante porque é a principal fonte de combustível do seu corpo. Seu cérebro também depende da glicose como sua principal fonte de combustível, o que explica a fraqueza e irritabilidade que geralmente ocorrem durante as quedas de açúcar.

Para fornecer glicose aos músculos e células do corpo, além de manter níveis adequados de glicose na corrente sanguínea, seu corpo depende de um hormônio chamado insulina. Esse hormônio é produzido pelo pâncreas.

Problemas de insulina são as características do diabetes. Na diabetes tipo 2, seu corpo não possui insulina suficiente para regular a glicose no sangue. Você também pode ter resistência à insulina. No diabetes tipo 1, o pâncreas não produz insulina.


Ainda assim, os problemas de insulina não são exclusivos do diabetes. Quando você tem hipoglicemia, tem muita insulina circulando no sangue. Você pode começar a sentir os efeitos de uma quebra de açúcar quando sua leitura de glicose atingir 70 mg / dL ou menos. Este é o limiar da hipoglicemia, de acordo com a American Diabetes Association.

Causas

A maioria das pessoas com hipoglicemia reativa parece não ter outras causas subjacentes.

Existem alguns fatores de risco conhecidos para hipoglicemia reativa. Esses incluem:

  • Pré-diabetes. Este é o primeiro estágio antes do desenvolvimento completo do diabetes. Durante o pré-diabetes, seu corpo pode não estar produzindo a quantidade certa de insulina, o que está contribuindo para a queda de açúcar.
  • Cirurgia recente no estômago. Isso pode dificultar a digestão dos alimentos. Os alimentos que você come podem passar pelo intestino delgado a uma taxa mais rápida, causando subsequentes quedas de açúcar.
  • Deficiências enzimáticas. Embora raro, ter uma deficiência de enzimas no estômago pode impedir que seu corpo decomponha adequadamente os alimentos que você come.

Diagnóstico

Na maioria dos casos, a hipoglicemia reativa é diagnosticada com base nos seus sintomas. É importante manter um diário alimentar e anotar seus sintomas para que seu médico possa ver o momento.


Se houver suspeita de hipoglicemia grave ou frequente, seu médico poderá realizar exames de sangue. Um teste importante é a leitura da glicemia. O seu médico irá espetar o dedo e usar um medidor de glicose no sangue para obter uma leitura. A hipoglicemia verdadeira é medida em cerca de 70 mg / dL ou menos, de acordo com a American Diabetes Association.

Outros testes que podem ajudar a diagnosticar hipoglicemia incluem um teste oral de tolerância à glicose (OGTT) e um teste de tolerância mista à refeição (MMTT). Você tomará um xarope de glicose para o OGTT ou uma bebida com uma mistura de açúcar, proteína e gordura para o MMTT.

O seu médico verificará o açúcar no sangue antes e depois de consumir essas bebidas para determinar quaisquer diferenças.

Testes adicionais podem ser necessários se o seu médico suspeitar de pré-diabetes, diabetes ou outras condições que possam estar aumentando sua produção de insulina.

Sintomas

Os sintomas da hipoglicemia reativa podem incluir:

  • tontura
  • tontura
  • tremendo
  • ansiedade
  • confusão
  • irritabilidade
  • suando
  • fraqueza
  • sonolência
  • fome
  • desmaio

Esses sintomas geralmente desaparecem após a ingestão de 15 gramas de carboidratos.

Tratamentos

A maioria dos casos de hipoglicemia reativa não requer tratamento médico. Mesmo que você tenha passado por uma cirurgia no estômago ou tenha outro fator de risco para queda de açúcar, as abordagens alimentares tendem a ser a medida de tratamento preferida para essa condição.

Se você começar a sentir sintomas de uma queda de açúcar, a solução a curto prazo é comer 15 gramas de carboidratos. Se seus sintomas não melhorarem após 15 minutos, coma mais 15 gramas de carboidrato.

Para falhas freqüentes de açúcar, você provavelmente precisará fazer algumas mudanças a longo prazo em sua dieta. O seguinte pode ajudar:

  • Coma refeições menores e mais frequentes. Lanche ao longo do dia ou a cada três horas.
  • Evite alimentos com alto teor de açúcar. Isso inclui alimentos processados, assados, farinha branca e frutas secas.
  • Coma uma dieta balanceada. Sua dieta deve incluir todos os macronutrientes essenciais, incluindo proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. Alimentos à base de plantas devem ser o número 1 em sua dieta geral.
  • Limite sua ingestão de álcool. Quando você bebe álcool, certifique-se de comer algo ao mesmo tempo.
  • Evite cafeína. Se possível, mude para café descafeinado ou chás de ervas.
  • Tente parar de fumar. Isso deve ser feito gradualmente, sob a orientação de um médico.

Embora você possa ver vários sites de dietas para hipoglicemia, a verdade é que não existe uma dieta única para tratar quedas de açúcar.

Comece fazendo mudanças a longo prazo em sua dieta, como as sugestões listadas acima. A partir daí, talvez seja útil manter um diário alimentar para ajudá-lo a identificar quaisquer alimentos que possam estar afetando o açúcar no sangue.

Quando consultar um médico

Mudanças na dieta podem ajudá-lo a gerenciar e prevenir quedas de açúcar. No entanto, se você passou por uma cirurgia ou está gerenciando úlceras, pode ser necessário consultar seu médico para tratamentos adicionais.

Você também deve consultar seu médico se continuar a ter problemas de açúcar, apesar das mudanças na dieta. O seu médico pode verificar se há diabetes ou outras condições de saúde subjacentes.

Quando a glicose no sangue não é controlada, pode levar a complicações, incluindo:

  • doença cardíaca
  • doença renal
  • dano no nervo
  • problemas nos pés
  • dano ocular
  • doença dental
  • derrame

A linha inferior

Depois de identificar a hipoglicemia reativa como a causa de seu açúcar, as mudanças na dieta geralmente são suficientes para ajudar a prevenir futuros episódios e sintomas. No entanto, se você continuar tendo freqüentes quedas de açúcar, apesar das mudanças em sua dieta, converse com seu médico.

Leia Hoje

A importância das pulseiras de identificação médica para hipoglicemia

A importância das pulseiras de identificação médica para hipoglicemia

Freqüentemente, você pode controlar a hipoglicemia ou o nível baixo de açúcar no angue verificando eu nívei de açúcar no angue com frequência e comendo reg...
Laringomalácia

Laringomalácia

A laringomalácia é uma condição mai comum em bebê. É uma anormalidade em que o tecido logo acima da corda vocai é epecialmente macio. Ea uavidade faz com que ele cai...