Pessoas com diabetes podem comer suco de cana?
Contente
O suco de cana-de-açúcar é uma bebida doce e açucarada comumente consumida em partes da Índia, África e Ásia.
À medida que esta bebida se torna mais popular, ela está sendo comercializada como uma bebida totalmente natural com uma ampla gama de benefícios à saúde.
Na medicina tradicional oriental, é usado para tratar doenças hepáticas, renais e outras ().
Você pode se surpreender ao saber que alguns acreditam que pode até ser útil para o diabetes.
Este artigo explica o que é caldo de cana e se é uma boa escolha para pessoas com diabetes - ou para qualquer pessoa que esteja observando o açúcar no sangue.
O que é caldo de cana?
O suco da cana-de-açúcar é um líquido doce e xaroposo que é extraído da cana-de-açúcar descascada Muitas vezes, é vendido por vendedores ambulantes que o misturam com limão ou outros sucos e o servem com gelo para uma bebida saborosa.
É processado para fazer açúcar de cana, açúcar mascavo, melaço e açúcar mascavo ().
A cana também pode ser usada para fazer rum e, no Brasil, é fermentada e usada para fazer um licor chamado cachaça.
O caldo de cana não é puro açúcar. É composto por cerca de 70–75% de água, cerca de 10-15% de fibra e 13–15% de açúcar na forma de sacarose - o mesmo que o açúcar de mesa ().
Na verdade, é a principal fonte da maior parte do açúcar de mesa do mundo.
Em sua forma não processada, também é uma boa fonte de antioxidantes fenólicos e flavonóides. Esses antioxidantes são o principal motivo pelo qual algumas pessoas afirmam que ele traz benefícios à saúde (,,).
Por não ser processado como a maioria das bebidas açucaradas, o caldo de cana retém suas vitaminas e minerais.
Como também contém eletrólitos, como o potássio, tem sido estudado por seus efeitos hidratantes. Em um estudo com 15 atletas de ciclismo, o caldo de cana se mostrou tão eficaz quanto uma bebida esportiva na melhoria do desempenho nos exercícios e na reidratação ().
Ainda assim, aumentou os níveis de açúcar no sangue dos atletas durante o exercício. Seus benefícios estão amplamente ligados ao seu conteúdo de carboidratos e sua capacidade de restaurar as reservas de energia em seus músculos após um treino ().
resumo
O caldo da cana é feito pressionando o líquido para fora da cana. É uma fonte de antioxidantes e outros nutrientes, mas a maioria das alegações sobre seus benefícios à saúde são infundadas.
Teor de açúcar
Embora forneça vários nutrientes, o caldo da cana continua rico em açúcar e carboidratos.
Uma porção de 1 xícara (240 mL) oferece (, 6):
- Calorias: 183
- Proteína: 0 gramas
- Gordura: 0 gramas
- Açúcar: 50 gramas
- Fibra: 0–13 gramas
Como você pode ver, apenas 1 xícara (240 mL) contém incríveis 50 gramas de açúcar - o equivalente a 12 colheres de chá.
Isso é significativamente mais do que 9 colheres de chá e 6 colheres de chá de açúcar total por dia que a American Heart Association recomenda para homens e mulheres, respectivamente ().
O caldo da cana-de-açúcar possui diferentes quantidades de fibra. Alguns produtos não listam nenhum ou apenas um traço, enquanto outros, incluindo o caldo de cana-de-açúcar cru da Ilha da Cana-de-açúcar, ostentam até 13 gramas por xícara (240 mL).
Ainda assim, é melhor obter fibras de alimentos vegetais, em vez de uma bebida doce. Se você quer uma bebida com fibra, é melhor escolher um suplemento de fibra em pó sem adição de açúcar e misturá-lo com água.
O açúcar é um carboidrato que o corpo transforma em glicose. Alguns alimentos e bebidas com alto teor de carboidratos podem aumentar excessivamente o açúcar no sangue, especialmente se você tiver ou estiver em risco de desenvolver diabetes. Portanto, as pessoas com diabetes devem observar cuidadosamente a ingestão de açúcar.
Embora o caldo de cana tenha um baixo índice glicêmico (IG), ele ainda tem uma alta carga glicêmica (CG) - o que significa que provavelmente terá um impacto desproporcional nos níveis de açúcar no sangue (,).
Enquanto o GI mede a rapidez com que um alimento ou bebida aumenta o açúcar no sangue, o GL mede a quantidade total de aumento de açúcar no sangue. Assim, o GL dá uma imagem mais precisa dos efeitos do caldo de cana no açúcar no sangue.
resumoO caldo de cana é muito rico em açúcar e possui alta carga glicêmica, apesar de ter baixo índice glicêmico. Portanto, impacta significativamente o açúcar no sangue.
Você deve beber se tiver diabetes?
Como outras bebidas com alto teor de açúcar, o caldo de cana é uma escolha ruim se você tem diabetes.
Sua enorme quantidade de açúcar pode aumentar perigosamente os níveis de açúcar no sangue. Portanto, você deve evitar totalmente essa bebida.
Embora estudos de tubo de ensaio com extrato de cana-de-açúcar sugiram que seus polifenóis antioxidantes podem ajudar as células do pâncreas a produzir mais insulina - o hormônio que regula o açúcar no sangue - esta pesquisa é preliminar e não a torna segura para pessoas com diabetes ().
Se você ainda prefere uma bebida doce, pode usar frutas frescas para infundir em sua água uma doçura natural.
resumoApesar de algumas pesquisas de laboratório que apontam para possíveis efeitos anti-diabetes, o caldo de cana não é uma bebida apropriada para quem tem diabetes.
O resultado final
O caldo de cana é uma bebida não refinada extraída da cana-de-açúcar.
Embora sirva uma dose saudável de antioxidantes, é extremamente rico em açúcar. Isso o torna uma escolha ruim para pessoas com diabetes.
Em vez do caldo de cana, escolha café sem açúcar, chá ou água com fruta. Essas bebidas ainda podem ter um sabor leve, sem colocar em risco os níveis de açúcar no sangue.