Os sintomas de hipertensão arterial pulmonar
Contente
- Um atraso nos sintomas
- Reconhecendo os sintomas iniciais
- Falta de ar
- Fadiga e tontura
- Inchaço nos membros
- Lábios azuis
- Batimento cardíaco irregular e dor no peito
- Sintomas diferentes para pessoas diferentes
- Converse com seu medico
Hipertensão arterial pulmonar
A hipertensão arterial pulmonar (HAP) é uma forma rara de hipertensão. Ocorre nas artérias pulmonares, que fluem do coração e dos pulmões.
Artérias contraídas e estreitadas impedem que o coração bombeie sangue adequado. Quando ocorre uma constrição, o coração precisa trabalhar mais para compensar. Isso faz com que a pressão sanguínea nas artérias pulmonares e no coração aumente dramaticamente.
À medida que a condição piora e a pressão aumenta, você pode começar a sentir uma variedade de sinais e sintomas.
Um atraso nos sintomas
Pode levar meses, até anos, antes que as constrições e o estreitamento das artérias se tornem graves o suficiente para que uma pressão perceptível comece a se formar. Por esse motivo, a HAP pode progredir por vários anos antes que os sintomas se tornem perceptíveis.
Os sintomas de HAP também não são imediatamente identificáveis como sendo causados por HAP. Em outras palavras, muitos dos sintomas são comuns a outras condições. Pior ainda, você pode facilmente descartá-los, pois geralmente pioram gradualmente, em vez de rapidamente. Isso torna o diagnóstico adequado mais difícil.
Reconhecendo os sintomas iniciais
Os primeiros sintomas de HAP, especialmente falta de ar e fadiga, podem fazer você pensar que está apenas fora de forma. Afinal, não é incomum ficar sem fôlego depois de subir vários lances de escadas, mesmo se você estiver fisicamente ativo todos os dias. Por esse motivo, muitas pessoas ignoram os sintomas da HAP e deixam a doença progredir sem tratamento. Isso torna a condição pior e potencialmente fatal.
Falta de ar
Um dos primeiros sintomas de HAP que você pode notar é a falta de ar. As artérias e vasos sanguíneos que transportam sangue para os pulmões e através dos pulmões tornam a respiração possível. A rotina de inspiração e expiração ajuda a trazer rapidamente o ar rico em oxigênio e a expelir o ar pobre em oxigênio. O PAH pode tornar essa rotina bem coreografada mais difícil, até mesmo trabalhosa. Tarefas que antes eram fáceis - subir escadas, andar pelo quarteirão, limpar a casa - podem se tornar mais difíceis e deixá-lo sem fôlego rapidamente.
Fadiga e tontura
Quando seus pulmões não conseguem sangue suficiente para funcionar corretamente, isso significa que seu corpo e seu cérebro também não estão recebendo oxigênio suficiente. Seu corpo precisa de oxigênio para realizar todas as suas tarefas. Sem ele, você não pode continuar com sua rotina normal. Suas pernas ficarão cansadas mais rapidamente após uma caminhada. Seu cérebro e processamento de pensamento parecerão mais lentos, mais trabalhosos. Em geral, você se sentirá cansado mais cedo e com mais facilidade.
A falta de oxigênio no cérebro também aumenta o risco de tonturas ou desmaios (síncope).
Inchaço nos membros
A HAP pode causar inchaço ou edema nos tornozelos, pernas e pés. O inchaço ocorre quando os rins não conseguem liberar adequadamente os resíduos do corpo. A retenção de líquidos torna-se cada vez mais provável quanto mais tempo você tem HAP.
Lábios azuis
Seu coração bombeia glóbulos vermelhos ricos em oxigênio por todo o corpo para ajudar a abastecer todas as atividades e funções de que você precisa. Quando a quantidade de oxigênio nos glóbulos vermelhos é inadequada devido à HAP, as partes do corpo não conseguem obter o oxigênio de que precisam. Os baixos níveis de oxigênio na pele e nos lábios podem causar uma cor azulada. Essa condição é chamada de cianose.
Batimento cardíaco irregular e dor no peito
O aumento da pressão no coração faz com que os músculos do coração trabalhem mais do que deveriam. Com o tempo, esses músculos ficam mais fracos. Um coração enfraquecido não consegue bater tão bem ou tão regularmente como antes. Em última análise, isso pode causar batimento cardíaco irregular, pulso acelerado ou palpitações cardíacas.
O aumento da pressão arterial no coração e nas artérias pode causar dor ou pressão no peito. Um coração sobrecarregado também pode causar dor ou pressão torácica incomuns.
Sintomas diferentes para pessoas diferentes
Cada pessoa com HAP experimentará uma variedade diferente de sintomas. A gravidade dos sintomas também varia de pessoa para pessoa. A jornada de uma pessoa para ter e tratar HAP não será necessariamente útil para outra porque o caminho com HAP e as opções de tratamento são muito individualizadas.
No entanto, você pode obter o apoio de outras pessoas que têm HAP, aprender com suas experiências e moldar sua abordagem para tratar a HAP de acordo. Leia mais sobre os medicamentos usados para tratar a HAP.
Converse com seu medico
Seu médico pode ajudá-lo a identificar a causa de seus sintomas.
Seu médico solicitará que você faça uma série de testes para eliminar alguns dos falsos positivos mencionados acima. Você provavelmente começará com um exame físico, radiografia de tórax, exame de sangue, eletrocardiograma (ECG) e ecocardiograma. Se eles suspeitarem de HAP, outra série de testes será feita para diagnosticar com precisão a condição.
Não espere se estiver apresentando sintomas de HAP. Quanto mais você esperar, mais graves esses sintomas podem se tornar. Eventualmente, a PAH pode limitar você de fazer todas as atividades físicas. Sintomas adicionais tornam-se mais prováveis à medida que a doença progride.
Se você estiver apresentando algum desses sintomas ou suspeitar que tem HAP, marque uma consulta com seu médico. Juntos, vocês podem identificar - e tratar - esse tipo raro de pressão alta.