Autor: Morris Wright
Data De Criação: 27 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
5 alongamentos recomendados para aliviar o cóccix dolorido - Bem Estar
5 alongamentos recomendados para aliviar o cóccix dolorido - Bem Estar

Contente

Acalma um cóccix dolorido

As posturas de ioga são maravilhosas para alongar os músculos, ligamentos e tendões ligados ao cóccix de difícil acesso.

Oficialmente chamado de cóccix, o cóccix está localizado na parte inferior da coluna, acima das nádegas. Para aliviar a dor na área, concentre-se em posturas que tanto alongam quanto fortalecem. Esse equilíbrio estimula o alinhamento adequado e permite que os músculos ao redor ofereçam melhor suporte.

Como sempre, ao praticar ioga, proceda lentamente e apenas se mova em um movimento sem dor.

1. Postura de pássaro solar (Chakravasana)

A pose de Sun Bird envolve um movimento simples que é uma maneira poderosa de fortalecer os músculos das costas enquanto estabiliza a coluna e o cóccix.

  1. Fique de quatro, com os pulsos sob os ombros e os joelhos sob os quadris. Se seus joelhos doerem, coloque um cobertor por baixo deles para suporte adicional.
  2. Inspire e levante a perna direita, estendendo-a diretamente para trás. Se for bom, estenda o braço esquerdo também.
  3. Expire, arredonde as costas e dobre o joelho em direção à testa. Conecte o cotovelo ao joelho se estiver incluindo os braços. Inspire de volta à posição inicial e expire, conectando novamente o cotovelo ao joelho.
  4. Continue esse movimento cerca de cinco vezes em conjunto com a respiração, antes de mudar para o outro lado.

2. Postura de ângulo lateral (Parsvakonasana)

Essa postura alonga o lado do corpo enquanto fortalece as pernas. A coluna inteira é ativada, fortalecendo o cóccix e a coluna.


  1. Fique ereto na frente do tapete com os pés no chão.
  2. Envie a perna direita alguns metros para trás, mantendo a borda externa do pé direito paralela à borda posterior do tapete. Alinhe o calcanhar do pé da frente com o arco do pé de trás.
  3. Dobre o joelho da frente, tomando cuidado para não estendê-lo sobre o tornozelo da frente.
  4. Inspire e levante os braços para que fiquem paralelos ao solo. Dobre o cotovelo esquerdo enquanto expira e abaixe o antebraço para descansar na coxa esquerda.
  5. Estenda o braço direito para o céu, permitindo que seu olhar siga apenas até onde você sentir que está bem no pescoço. Uma opção é continuar olhando para o chão.
  6. Aprofunde a postura alongando o braço direito para cima e ao longo da orelha, em direção à parede à sua frente. Mantenha o tronco aberto e as linhas do corpo longas.
  7. Segure por cinco a sete respirações e repita do outro lado.

3. Pose do triângulo (Trikonasana)

A pose do triângulo tem benefícios semelhantes à pose do ângulo lateral. Ele fortalece as pernas, ajuda a estabilizar a coluna e o cóccix e abre os quadris. A postura do triângulo também alonga os isquiotibiais.


  1. Coloque um pé paralelo à borda posterior do tapete e o calcanhar do pé da frente alinhado com o arco do pé de trás.
  2. Mantenha as duas pernas retas e, ao inspirar, levante os braços paralelos ao chão.
  3. Expire, estendendo o braço para a frente antes de inclinar a lateral do corpo e abaixar o braço dianteiro em direção ao chão, mantendo ambas as pernas retas. Mantenha a mão na parte interna da perna da frente. Apenas desça até onde for bom para você, talvez parando na coxa ou no meio da panturrilha.
  4. Mantenha o coração e o tronco abertos, mantendo os braços alinhados, como se pressionasse o corpo contra uma vidraça invisível atrás de você.
  5. Fique por cinco a sete respirações antes de se levantar suavemente e repetir do outro lado.

4. Postura do arco (Danurasana)

Esta suave curva para trás alonga e fortalece os músculos e tendões das costas e cóccix simultaneamente. É uma ótima flexão para trás para iniciantes porque a força necessária reduz o risco de esmagamento da coluna lombar, o que é um erro comum com flexões para trás.


  1. Deite-se de barriga para baixo com os braços apoiados ao lado do corpo e a testa no tapete.
  2. Dobre os joelhos e segure a parte externa dos tornozelos. Se isso não for possível, basta alcançar os tornozelos.
  3. Inspire e levante o torso sobre o tapete. Envie as solas dos pés em direção ao céu. Em seguida, balance o seu caminho mais alto, enviando os pés para cima e permitindo que o impulso levante o peito mais alto. Se você não consegue alcançar seus pés, simplesmente alcance-os, mantendo o formato do arco sem conexão.
  4. Fique por três a cinco respirações antes de abaixar para descansar.
  5. Repita mais três vezes.

5. Postura da Criança (Garbhasasana)

A postura da criança é uma postura de descanso suave que alonga suavemente toda a coluna, com foco na região lombar e no cóccix. É uma postura restauradora que reinicializa o sistema nervoso, proporcionando um lugar seguro para o corpo se rejuvenescer. A pose da criança é uma ótima opção sempre que você precisar de uma redefinição mental ou se o cóccix precisar de atenção extra

  1. Fique de quatro, com os ombros sob os pulsos e os joelhos sob os quadris.
  2. Afaste bem os joelhos, levando-os até a beirada do tapete, mantendo os pés juntos.
  3. Envie a pélvis de volta para os calcanhares enquanto abaixa o torso até o tapete. Deixe sua testa também descansar no tapete, se possível.
  4. Estique os braços à sua frente ou junte as mãos atrás das costas. Se você quiser deixar a postura um pouco mais ativa, alongue os dedos, alcançando a parede à sua frente, sentindo uma liberação nos ombros.
  5. Faça quaisquer ajustes para encontrar mais conforto na postura, talvez aproximando ou afastando os joelhos.
  6. Fique por cinco respirações ou o tempo que desejar.

Nós Aconselhamos Você A Ver

A ligação entre magnésio e síndrome das pernas inquietas

A ligação entre magnésio e síndrome das pernas inquietas

A índrome da perna inquieta (PI) é uma deordem do itema nervoo que caua o deejo avaalador de mover a perna. É frequentemente acompanhada de dor, latejante ou outra enaçõe deag...
Síndromes de saída torácica

Síndromes de saída torácica

A índrome da aída torácica refere-e a um grupo de condiçõe que e deenvolvem quando o vao anguíneo ou nervo na aída torácica ficam comprimido. A aída tor...